O que é Venlafaxina. Ela engorda ou emagrece? Veja a verdade
Se chegou até a este artigo é porque já ouviu falar do medicamento Velafaxina ou então o seu médico aconselhou a tomar. Será que Venlafaxina emagrece, ou engorda? Saiba ao longo do artigo.
Tabela de conteúdo
O que é Venlafaxina?
Também chamado de cloridrato de Venlafaxina, é um antidepressivo indicado para o tratamento da depressão nervosa, estados de ansiedade, bem como a prevenção de recaídas destas doenças e outras associadas.
Também é recomendado em alguns transtornos psíquicos, como por exemplo:
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como fobia social
- Transtorno de pânico com ou sem Agirofobia (fobia de ruas e cruzamentos de rua)
Existem alguns efeitos secundários no começo da toma. Os mais comuns, encontrados em mais de 1% dos pacientes, são: cansaço, suor, boca seca, insónias, nervosismo, alteração do tempo para ejacular ou atingir o orgasmo, distúrbios gastrintestinais e sonolência. Estes efeitos colaterais vão diminuindo a cada mês de tratamento.
Poderá gostar: Ritalina precisa de receita médica?
Venlafaxina engorda?
Existem boatos que a Venlafaxina faz aumentar o peso do paciente, mas não passam apenas disso, de boatos pois o paciente pode engordar ou emagrecer. Um estudo clinico revelou que cerca de 3% dos participantes registaram alteração do peso, uns emagreceram outros aumentaram o peso, cerca de 1%.
O ganho de peso pode não dever-se à toma do medicamento, mas sim devido à depressão que o paciente poderia estar a tratar, que antes o poderia tirar a vontade de se alimentar.
Outro fator que contribui para o aumento do boato, deve-se ao facto de 70% dos consumidores de antidepressivos são mulheres, e como estas têm tendência para engordar, associam o aumento de peso à toma deste tipo de medicação.
Venlafaxina emagrece?
Aqui já se pode afirmar que emagrece.
Mas cuidado, este emagrecer não quer dizer que o medicamento atua na perda de peso. O emagrecimento só acontece nos casos de altos níveis ansiedade, em que o paciente sofre de uma vontade irresistível de comer, como se esse alimento, (e nestes casos pode ser qualquer um que apareça na sua frente mas existe a tendência para os alimentos doces e com gordura/sal), o confortasse de alguma forma e assim diminuindo o seu sofrimento.
Normalmente o paciente irá sentir culpa logo após ingerir os alimentos, tornando assim a situação num ciclo vicioso que irá ajudar a aumentar o peso.
Com a Venlafaxina, o paciente estará a ser tratando e não terá mais a compulsão por comida. Atenção que compulsão é diferente de fome, este medicamento não inibe a fome, ajuda sim na tal compulsão por comer, tão característica de uma pessoa com ansiedade.
Como é também um antidepressivo, o paciente irá começar a sentir mais autoestima, devido à restauração do equilíbrio dos níveis de serotonina que os antidepressivos promovem, e irá
desejar cuidar mais de si, quer na sua alimentação, como até mesmo a praticar exercício, visto que uma pessoa em estado de depressão não tem vontade de fazer nada, não tem vontade de viver, e apenas sobrevive.
Conclusão
A Venlafaxina deverá ser usada como um antidepressivo e para tratar problemas com ansiedade e pânico.
Deverá também ser recomendado pelo seu médico. Apesar de a perda de peso ser visível em alguns dos pacientes que estão medicados com este antidepressivo, ele não deve ser tomado para ajudar unicamente para a perda de peso, porque afinal, o emagrecimento só acontece nos pacientes que têm compulsão alimentar devido a ansiedade.
Outro ponto importante é destingir o que é compulsão alimentar e fome.
Fome é um sinal natural que indica que o corpo precisa de se alimentar, a compulsão por comida acontece quando estamos a sofrer devido a alguma ocasião e ajudamos a comida, normalmente doces, para compensar e dar uma sensação de calma.