Veja os sintomas de infeção no sangue

Mesmo antes de falarmos dos sintomas de infeção é importante saber com é que elas se apanham e qual a melhor maneira para as prevenir de forma simples e eficaz.

As infecções do sangue são bastante perigosas, isto porque ela em poucos segundos é capaz de se espalhar por todo o corpo através da corrente sanguínea.

Normalmente a infecção no sangue é causada por outras complicações, que depois se relacionam diretamente a essa complicação.

Não entendeu? Então, é bem simples! Imagine que faz uma cicatriz e que ganha infeção, essa infeção vai atingir o local da cicatriz e também se espalhar por todo o corpo, causando (possivelmente) febre, enjoos, fraqueza e dores fortes.

O que é infecção no sangue

O que é infecção no sangue

Basicamente uma infeção no sangue é quando uma bactéria ataca qualquer parte do seu corpo que está sujeito a ela, tal como o exemplo da cicatriz.

Essas bactérias conseguem entrar para o nosso corpo através de alguma “abertura” que nós próprios abrimos, quando nos magoamos, e rapidamente se expandem para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.

Vamos deixar abaixo a explicação do Wikipedia para deixar o artigo ainda mais completo, e para o/a deixar ainda mais esclarecido/a.

Infecção (português brasileiro) ou infeção (português europeu) é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas.[1] Uma doença infecciosa corresponde a qualquer doença clinicamente evidente que seja o resultado de uma infeção, presença e multiplicação de agentes biológicos patogénicos no organismo hospedeiro.
DE: WIKIPEDIA – Infeção

A bactéria está no sangue… É isso a causa da infecção?

Exatamente! A infecção é mesmo cansada pelas bactérias, e como temos tido muitos emails para responder a esta pergunta decidimos incluí-la no artigo.

A bactéria no sangue espalha-se rapidamente por todo o corpo, tornando assim  infeção muito mais perigosa.

Sintomas de infeção no sangue

Normalmente os sintomas de infeção no sangue são muito parecidos com o das pessoas que sofrem de pneumonia ou infecção do trato urinário.

Normalmente, os sintomas mais comuns são:

  • Febres;
  • Calafrios;
  • Palpitações;
  • Respiração muito irregular;
  • Fraqueza, que lhe tira toda a força do seu corpo.

Fora esses sintomas podemos ainda falar de mais alguns bem visíveis, alguns até mesmo a olho nu.

As MRSA são as mais comum, são caracterizadas por aparecerem na pele na forma de pintas vermelhas no local da inflamação. Normalmente as pessoas com MRSA vão sentir dores ao tocar no local, uma dor parecida com queimaduras fortes, isto porque a inflamação queimou a parte inferir da sua pele.

Pode ocorrer também a acumulação de pus no local, e essa acumulação tem o nome de Abcesso. A pele fica ligeiramente sensível, mas nem sempre é algo doloroso. Poderá sentir um ligeiro inchaço no abcesso, mas não se preocupe porque é normal, é apenas um dos sintomas.

Pessoas com infeção no sangue tendem a sentir tonturas fortes e por vezes perdem o equilíbrio, mas isto são sintomas normais de quem sofre desta doença.

Poderá sentir dificuldades a andar devido à desorientação da sua cabeça e à perda de força.

Todos estes sintomas juntos fazem qualquer pessoa estar sujeita a cair para o chão a qualquer momento, sem aviso prévio.

Infecção generalizada tem cura?

Infecção generalizada tem cura?

Antes de mais terá de avaliar a gravidade da sepse (infeção generalizada) e apenas após isso poderá ver qual o melhor tratamento para o seu caso em específico.

Adiantamos que de maneira geral não existe tratamento para a infecção generalizada, apenas alguns remédios e comprimidos que ajudam a controlar o problema de forma mais ou menos eficaz.

Cada veza so desenvolvidos medicamentos mais eficazes para a sepse, e acreditamos que dentro de pouco tempo vai estar disponível um tratamento mais eficaz para este problema.

Mas mesmo não existindo uma cura definitiva para o problema existem já alguns tratamentos para ajudar a atenuar a doença de forma quase 100% eficaz, se seguir algum deles poderá ver o seu problema controlado, desde que siga todos os passos recomendados pelo seu médico responsável pelo caso.

Alguns métodos de cura atuais:

  • Reposição volêmica;
  • Uso de esteróides;
  • Vasopressores;
  • Suporte renal e respiratório;

Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida ou sugestão acerca deste assunto não hesite em comentar abaixo, vamos responder o mais depressa possível a todas as suas dúvidas e/ou preocupações com a sua saúde.

Abraço e boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.