Queimação no estomago

A queimação no estomago é uma condição que afeta cerca de 15% da população mundial. Essa queimação e caracterizada por um ardimento constante e intenso na zona da barriga, nomeadamente no estômago, como é obvio.

Ela é também chamada de azia e ardor.

Quando o seu estômago começa a queimar é sinal que algo de errado se está a passar com ele, normalmente relacionado com a nossa alimentação.

Abaixo vamos dar todas as informações relativas a esta “doença”, assim como as causas e sintomas da queimação no estômago e o devido tratamento. Vamos também apresentar uma cura simples para queimação no estômago.

Poderá gostar: Nódulo no estômago. O que é e como curar

Causas da queimação no estomago

Causas da queimação no estomago

Abaixo ficam algumas das causas mais comuns para esta condição. Avalie cada uma delas e identifique qual a sua. Continue a ler o artigo abaixo…

Alimentos processados

A cada dia que passa a comida processada tem mais e mais poder no mundo. A nossa alimentação afeta diretamente a saúde do nosso estômago, e quantas mais “porcarias” comemos mais afetamos o nosso estômago, negativamente como é obvio.

Comidas processada são batatas fritas, chocolates, gelados, salgadinhos e muito mais.

Todas as comidas que precisaram passar por algum tipo de processo para chegar à sua mesa podem afetar o seu estômago.

Recomendamos que evite comida processada e demasiado forte. Recomendamos ainda que lave toda a fruta que compra no mercado, isto porque a maioria delas vem coberta com produtos para as colocarem mais brilhantes que são extremamente perigosos para a nossa saúde.

Estresse

Sabia que o sistema digestivo apresenta mais células nervosas que o cérebro?

Embora não tão frequente, o estresse pode estar diretamente relacionado com as queimações no estômago durante o dia e durante a noite.

Um organismos estressado é um organismo acelerado, e como se sabe depressa e bem não há quem, nem sequer o nosso organismo.

Temos de ter muita atenção com o nosso sistema digestivo, tomar bem conta dele e evitar ao máximo o estresse.

Medicação

A sua medicação pode estar a afetar o seu estômago, pode estar a causar azia e ardor.

Alguns comprimidos são demasiado fortes, tais como:

  • Ácido acetilsalicílico,
  • Ibuprofeno,
  • Diclofenac.

Esses 3 são apenas alguns dos exemplos. Recomendamos que leia sempre o folheto informativo de todos os medicamentos e esteja tento/a aos sintomas secundários, um deles pode ser a queimação e ardor na zona do estômago.

Gravidez e excesso de peso

Agora você pensa… Como é que a gravidez e o excesso de peso afetam o meu estômago? É bastante simples! É devido à pressão a que ele esta sujeito durante essas duas condições!

Se está grávida resta-lhe mesmo aguentar pois não existe muito a fazer a não ser tomar alguns medicamentos para proteção do estômago, e caso esteja com excesso de peso o melhor é começar uma dieta para arrumar com o problema o mais depressa possível.

O excesso de peso (obesidade) é um problema que afeta milhões de pessoas por todo o mundo. Esta condição não afeta apenas o estômago, mas sim praticamente todo o nosso corpo, por isso é muito importante manter o peso dentro dos limites.

Poderá gostar: Dor na perna esquerda pode ser infarto?

Tratamento para queimação no estômago

Tratamento para queimação no estômago

Antes de mais queremos avisar que o tratamento depende da sua casa, por isso veja abaixo mais algumas causas e os devidos tratamentos para este problema.

Bacteriana: Quando a queimação está diretamente relacionada com a presença de uma bactéria no seu estômago, normalmente designada de Helicobacter pylori.

O tratamento é a medicação para acabar com a bactéria e também para prevenir a formação excessiva de ácido no estômago.

Estresse: Tal como falamos acima o estresse é um dos causadores da azia e ardor no estômago. O tratamento é mudar a sua alimentação e tentar aliviar o estresse. Pode começar por comer alimentos mais saudáveis, comer menos quantidade mas mais vezes ao dia, praticar exercício fisico e alguns exercícios de relaxamento.

Medicação: Quando está a ser afetado/a pela medicação pouco pode fazer. O mais correto a fazer é falar de imediato com o médico que lhe receitou os medicamentos e tentar encontrar medicação alternativa que  não tenha estes efeitos secundários.

Tenha também muita atenção ao álcool, ele é terrível para o estômago, pode ser o principal causador da queimação forte durante o dia e durante a noite.

Cura simples para queimação no estômago

Chá de tomilho para queimação no estômago

A cura mais simples para queimação no estômago que encontramos foi o chá de tomilho.

Chá de tomilho para o estômago

Ingredientes para uma xícara de chá:

  • Duas colheres de café de tomilho seco;
  • 200ML de água.

Ingredientes para 1 Litro de chá:

  • Um ramo pequeno de erva seca;
  • 1 Litro de água.

Preparação:

A preparação é bastante simples, basta ferver a água e deitar o tomilho e deixar ferver por cerca de 2 minutos. Após isso basta deixar repousar cerca de 5 a 10 minutos e pode tomar!

Pode adoçar utilizando um pouco de mel.

Não se recomenda a utilização deste chá a: grávidas, com com insuficiência cardíaca e úlceras.

Poderá gostar: Chá para perder gordura abdominal

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.