9 Primeiros Sintomas de Gravidez [Atualizado 2018]


Neste artigo vamos falar sobre os primeiros sintomas de gravidez que muitas mulheres anseiam e outras nem por isso.

A gravidez assusta muitas mulheres, o pensamento de ter um filho deixa-as sem reação pois um pequeno bebé é uma enorme responsabilidade que nem todas as mulheres estão dispostas a acarretar.

A saúde do seu bebé começa desde. principio em que ele é fecundado, ou seja, a partir do momento que você souber que está grávida deve mudar algumas coisas na sua vida par anão prejudicar seu filhote pois agora está a cuidar de duas vidas e não de apenas uma.

É por esse e por outros motivos que é extremamente importante saber quais são os primeiros sintomas de gravidez.

Você sabia que que mesmo estando menstruada você pode estar grávida? Pois é, existem diversos casos de mulheres que têm menstruação até ao 7º mês de gravidez, por isso não é pelo facto de estar menstruada que não pode estar grávida.

Foi por esse motivo que decidimos criar este artigo com os sinais de que você pode estar grávida, mesmo tendo menstruação todos os meses.


Primeiros sintomas de gravidez – Como prevenir?

Antes de falar sobre os primeiros sintomas de gravidez achamos importante alertar pra você alguns dos meios que pode utilizar para prevenir ficar grávida.

Se pretende engravidar mesmo e quer conferir os sintomas avance esta parte do artigo, mas caso não queira engravidar veja como se prevenir. Prevenir é melhor que remediar.

A verdade é que muita gente fica grávida e acaba abortando e isso é sempre algo mau que acontece por isso vamos mostrar pra você algumas maneiras de prevenir uma gravidez indesejada.

Como prevenir gravidez

Pílula – Para mulher

Para o homem: Sendo homem ou mulher tem de se prevenir. Não fique pensando que a mulher é a responsável pela gravidez por se ter esquecido de tomar a pílula, o homem tem tanta responsabilidade como ela.

Se é homem o método mais indicado para prevenir uma gravidez é utilizando um preservativo de látex. Eles podem ser comprados em qualquer farmácia perto de si e possuem uma eficácia superior a 86%.

Em alguns dos casos existem gravidezes que ocorrem mesmo utilizando preservativo pois eles podem estar furados, rebentar ou sair durante a relação, mas isso é muito raro de acontecer.

Para a mulher: Se o homem estiver prevenido e a mulher também é quase certo que pode ter relações sem que isso origine uma gravidez, não é mesmo?

Em vez de começar já vendo os primeiros sintomas de gravidez veja como se prevenir, assim nem precisa ler a lista abaixo, isto caso não queira ter um bebé claro.

A maneira mais simples e comum da mulher prevenir ficar grávida é tomando um anticoncepcional normalmente chamado de pílula.

A pílula tem uma eficiência comprovada superior a 98%! Basta falar com seu ginecologista que ele recomenda a pílula indicada pra você e depois basta seguir direitinho todas as instruções e tomar todos os dias, excepto nos dias de menstruação e nos dias anteriores a ela.

Outros métodos contraceptivos:

Para além da pílula e do preservativo existem ainda outros métodos contraceptivos eficientes, vamos deixar abaixo alguns deles:

  • Anel vaginal;
  • Espermicida;
  • DIU e SIU;
  • Ligadura de trompas;
  • Vasectomia;
  • Diafrágma;
  • Adesivo.

9 Primeiros sintomas de gravidez

Primeiros sintomas de gravidez

Primeiros sintomas de gravidez

Listaremos os 9 primeiros sintomas de gravidez que todas as mulheres devem ter e que acontecem em geral na segunda semana após a fecundação.

1- Menstruação atrasada

A menstruação atrasada é um dos 7 primeiros sintomas de gravidez mais comuns, mas fique atenta pois nem sempre ela atrasa, tal como escrevemos na alínea anterior!

Nem sempre identificado como um sintoma de gravidez, pois menstruação irregular é bastante comum e pode ser ocasionada por diversos fatores como:

  • Troca de anticoncepcional : ocasionam alterações no ciclo menstrual, pois o corpo precisa se adaptar a uma composição química ou formulação diferente  da habitual. Alguns possuem o hormônio progesterona enquanto outros possuem também o estrogêneo.
  • Estresse : todo o organismo se ressente quando recebe estímulos fortes provenientes do exterior, o desgaste mental causado pelo estresse é muito intenso atingindo o corpo físico e suas funções. A TPM (tensão pré menstrual) acaba sendo mais intensa incluindo sintomas como cólicas, retenção de líquidos e alterações do humor.
  • Infecções: podem causar dor, desconforto e febre dependendo do tipo de micro-organismo que está causando a infecção. Provocam uma desordem no ciclo menstrual assim como alguns medicamentos utilizados para combater a infecção.
  • Cansaço: pode ser proveniente de uma infecção, ou oriunda de problemas hormonais,  poderá ocorrer por uma variação climática ou atividades que consomem muita energia. Influem diretamente no ciclo hormonal pois o organismo não tem energia suficiente para administrar todo o processo.
  • De origem psicológica: combinados com fatores diferentes como traços de personalidade, adaptabilidade ou não a uma situação, suporte social entre outros, podem causar efeitos diversos no organismo. Indivíduos mais ansiosos terão respostas hormonais mais intensas.

Em geral, como os atrasos menstruais são normais, costuma-se esperar até quinze dias para serem considerados como sinal de uma possível gravidez.


2 – Aumento dos seios

Este é um dos primeiros sintomas de gravidez que pode surgir na primeira ou na segunda semana de gravidez.

Os hormônios novamente entram em ação, agora é a vez da gonadotropina coriônica e da somatomamotropina coriônica humana (é uma proteína).

Irão atuar de diferentes maneiras, controlando alterações uterinas,  nas mamas preparando para a produção do leite e no feto regulando o seu desenvolvimento.

Os seios costumam ficar mais sensíveis e doloridos devido ao desenvolvimento do tecido glandular cujas células produzem, armazenam e expelem proteínas e lipídios.

As mamas ficam mais firmes, surgindo estrias causando coceira a medida que a pele estica. Óleo de amêndoa é recomendado para amenizar os sintomas, caso use hidratantes consulte seu médico para saber se não há restrições. Os mamilos costumam ficar  mais escuros e rijos.


3 – Enjoos

Os enjoos fazem parte dos primeiros sintomas de gravidez e é um dos sintomas mais comuns.

Alguns tipos de alimento podem provocar enjoos assim como alguns cheiros mesmo que agradáveis.

Os cheiros costumam ficar mais intensos devido às alterações hormonais, provocando uma reação imediata do organismo causando as náuseas.

Algumas gestantes padecem com enjoos violentos e frequentes, são chamados de hiperemese gravídica, mais comum nos três primeiros meses de gestação, provocando boca seca, sensação de fraqueza e mal-estar.

Procure imediatamente a orientação do seu médico.

Para evitar os enjoos seguem algumas dicas:

  • Procure comer menos, mas com uma frequência maior.
  • Tome bastante água é importante manter-se hidratada, caso a água também provoque enjoos, faça uma aromatizada com limão, erva-doce ou hortelã. Chás e sucos naturais também são indicados.
  • Durma o mais que puder, isso vai relaxar o seu corpo.
  • Fuja dos alimentos gordurosos e pesados.

4 – Dor de cabeça, tonturas e variação de humor

Estes sintomas de que está grávida acontecem no primeiro trimestre de gravidez, ou seja, nos primeiros 3 meses.

Sabia que o modo como você age pode interferir diretamente com o seu estado de saúde? Os primeiros sintomas de gravidez podem se identificar através da maneira que você está agindo.

Seu corpo reage de forma diferente às diferentes doenças e alterações que sofre e para conseguir lidar com a gravidez por vezes você sente dores de cabeça, tonturas e variações de humor repentinas.

Se começar a sentir dores de cabeça repentinas, tonturas e variações de humor sem motivo algum poderá bem estar grávida! Outra coisa importante a referir é que se estes sintomas se intercalarem com outros aqui da lista é mesmo muito provável que seu teste de gravidez dê positivo!


5 – Vontade frequente de urinar

A vontade frequente de urinar é um dos sintomas mais frequentes de gravidez. Se você não tem por hábito ir no banheiro várias vezes ao dia e está a começar a sentir necessidade de o fazer é bem provável que esteja a lidar com um dos primeiros sintomas de gravidez.

Neste caso é recomendado que faça um teste de urina para saber se está grávida, vai ter os resultados do exame de imediato, basta ir numa farmácia e comprar um.


6 – Desejos que não consegue controlar

Praticamente toda a gestante passa por esta fase complicada.

Nunca ouviu falar naquelas histórias da senhora ficar com uns desejos de sardinhas (por exemplo) e o marido ter de ir pegar às 2 da manhã para fazer pra ela? Pois, isso é bem comum e pode acontecer com você!

Os desejos por algo, como por exemplo comida, é um dos sintomas de que está mesmo grávida.

Se começou tendo alguns desejos que têm de ser satisfeitos recomendamos que faça um teste de gravidez de imediato pois pode muito bem estar à espera de um bebezinho!


7 – Flatulência

Você sabe o que é a flatulência? É a vontade de dar gases maior que o normal.

Este é também um dos primeiros sintomas de gravidez que aparecem logo no primeiro trimestre e afeta praticamente todas as gestantes.

Com a progressão do feto na sua barriga é normal começar a ter gases inconsoláveis que tem de dar, esteja onde estiver.

Este sintoma é muito comum e deve ser levado a sério. Se está com uma flatulência mais regular do que o normal é importante estar de olho bem aberto!


8 – Sangramento vaginal

Este sintoma de gravidez acontece na 4ª e 5ª semana e é muito comum.

Por vezes muitas mulheres têm o sangramento vaginal numa data próxima do período menstrual e o que acontece é que elas pensam que o sangramento proveniente dos primeiros sintomas de gravidez é a menstruação e isso pode gerar um enorme engano e uma bela surpresa depois de algum tempo!

Esta sangramento ocorre sempre na data próxima da menstruação o que pode induzir ainda mais em erro.

Confirme sempre a data de sua menstruação e desconfie caso a sua menstruação seja diferente de todas as outras vezes pois pode estar muito bem a lidar com um sangramento vaginal diferente.


9 – Barruiginha crescendo!

Pode parecer estranho mas por vezes muitas mulheres apenas descobrem que estão grávida quando sua barriga começa crescendo!

Os sintomas não aparecem em todas as gestantes por isso torna-se difícil descobrir que se está grávida se seu corpo não apresentar sinais para tal.

Imagine que você continua com a menstruação (pode acontecer sim!), não sente enjoos nem tonturas e nenhum dos outros sintomas, como você desconfia que está grávida? Pois, não sabe!

Em casos raros muitas mulheres apenas sabem da gravidez quando sua barriga começa a aumentar. Isso acontece após as 20 semanas de gravidez, mas pode variar de mulher para mulher.


Como saber se estou grávida? Testes de gravidez

É importante avaliar todos os primeiros sintomas de gravidez, mas eles não são 100% certos por isso após avaliar os sintomas é importante saber se está mesmo grávida.

Recomendamos que veja toda a lista e de seguida faça algum dos exames que vamos recomendar abaixo, assim ficará com certezas a 100% se está à espera de um bebé ou não.

A maneira mais indicada para isso é recorrer a um médico ou ir numa farmácia comprar um teste de gravidez, existem 2 que você pode fazer:

Teste de Urina: Este teste é utilizado em casos de menstruação atrasada. Se sentir que tem a menstruação atrasada e suspeitar que pode estar grávida recomendamos que compre um teste de urina para gravidez numa farmácia. Caso dê negativo e sua menstruação esteja atrasada recomendamos que deixe passar um período de 6 dias e realize o exame novamente.

Teste de Sangue: O teste de sangue é mais certeiro, mas também é bem mais complexo de fazer. Para fazer o teste de sangue para gravidez tem de ir a um laboratório fazer análises. Após recolherem seu sangue vão verificar se existe o hormônio HGC nele, se existir é porque está grávida.


Sentiu os primeiros sintomas de gravidez? Veja cuidados durante a gravidez

Pode ter tido uma gravidez planeada ou não, mas a verdade é que tem de ter cuidado, independentemente do cenário que for.

A partir do momento que tem um bebé se desenvolvendo dentro de si é importante mudar alguns hábitos que normalmente tem, mas que agora podem prejudicar a saúde de seu bebé.

Vamos enumerar 5 cuidados que deve ter caso comece a sentir os primeiros sintomas de gravidez mostrados acima.

1º – Alimentação

A sua alimentação define muito como você e como seu corpo está e se comporta. É extremamente importante passar a ter uma alimentação mais equilibrada e mais cuidada.

Como você deve imaginar o feto que tem a criar dentro de você é extremamente sensível por isso é importante não ingerir comidas e/ou bebidas fortes, como o exemplo de bebidas alcoólicas.

Corte no alcool, nas comidas com muito sal, com muito açúcar, nos cafés e refrigerantes. Para além disso deve também parar de tomar leites e queijos, adoçantes, frutos do mar e canela.

Para além disso pode ver uma série de artigo do nosso blog sobre o que grávida pode e não pode comer:

2º – Medicação

Existem diversos medicamentos que não gestantes podem tomar mas que as gestantes não podem.

A partir do momento que começa a sentir os primeiros sintomas de gravidez é importante ter cuidado nos medicamentos que toma. Existem diversos medicamentos que não são recomendados para gestantes, se toma algum medicamento diariamente é importante consultar o seu médico para que ele lhe diga se pode ou não continuar e lhe arranjar alternativas.

Alguns dos medicamentos que as grávidas não podem tomar são:

  • Benzatron,
  • Gamax,
  • Keforal,
  • Sinvastatina,
  • Busonid.

3º – Fumar

Deixar de fumar vai exigir muito de si. A nicotina é altamente viciaste e são poucas as pessoas que a conseguem deixar do dia para a noite.

Se fuma e apresenta sintomas de gravidez é extremamente importante tentar parar.

Para muitas pessoas é praticamente impossível deixar de fumar, mas tente pelo menos reduzir no número de cigarros que fuma diariamente, diminuindo na dose dia após dia até deixar por completo.

Pode consultar seu medico para que ele lhe receite alguns medicamentos que ajudam a deixar de fumar.

Lembre-se que a saúde de seu filho/a está em primeiro lugar, faça este sacrifício que ele agradece.

4º – Exercício físico

Fazer exercício físico é importante para a sua saúde e para a saude de seu bebé.

Quando falamos em fazer exercício físico durante a gravidez não estamos falando de academia pesada. Recomendamos que faça uma pequena caminhada todos os dias de no máximo 30 minutos e terreno plano.

Tente não caminhar em terrenos com inclinações muito íngremes para não fazer esforço em demasia.

Essa caminhada é o suficiente para melhorar a sua saúde e a saúde de seu bebé.

5º – Hidrate-se

Pode parecer estranho e você até deve estar perguntando sobre o que tem a ver os primeiros sintomas de gravidez com a hidratação da pele… Mas a verdade é que está diretamente relacionado!

A sua barriga vai crescer por isso é importante manter-se hidratada pois uma pele hidratada “sofre” menos quando começa esticando.

Pode comprar cremes hidratantes para todo o corpo e esfregar um pouquinho todos os dias. Vai ajuda imenso durante o período de gravidez!


Vídeo extra: 10 Primeiros Sintomas de Gravidez

Gostamos sempre de incluir um vídeo em todos os nossos artigos, neste caso é um curto vídeo de apenas 2 minutos que resume (e muito bem!) os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Se está em dúvida se está grávida ou não este pode ser um vídeo muito importante para ti, para ver se realmente está a sentir os sintomas adequados de uma gravidez, ou não.

Não faça uso de medicamentos sem a orientação de seu médico.

Esperamos que tenha gostado do artigo com os 9 primeiros sintomas de gravidez. Aproveite bem este momento mágico de sua vida, parabéns mamãe!

<<< voltar para a homepage


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, media: 4,73 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *