Picada de Aranha Marrom

Neste artigo vamos falar sobre a Picada de Aranha Marrom.

Existem alguns aracnídeos impotentes, incapazes de fazer qualquer tipo de impacto negativo no corpo humano, normalmente são as aranhas que vimos nas nossas casos, as que fazem teias nas paredes, mas existem também algumas aranhas venenosas com que temos de ter especial atenção para não sermos picados, e caso tenha-mos esse azar temos de ter especial atenção para começar um tratamento o mais depressa possível.

Aranha Marrom é uma ranha venenosa que pode atingir comprimentos entre 3 a 4 centímetros. Ela tem um terço do seu corpo acastanhada, daí a designação do seu nome.

Loxosceles (nome da aranha) é extremamente conhecida devido à sua picada que afeta milhares de pessoas todos os dias por todo o mundo por isso hoje vamos abordar um pouco acerca dos sintomas da picada, como evitar e possível tratamento.

Informações acerca da Aranha Marrom

Loxosceles Heineken & Lowe, 1832 é um género de aracnídeos venenosos pertencentes à família Sicariidae, conhecidos pela sua picada necrosante.[1] Os membros destes géneros são conhecidos pelos nomes comuns de aranhas-marrom (Brasil) ou aranhas-violino (Portugal). Wikipedia

São umas das aranhas ais pequenas do mundo, algumas delas medem apenas 12mm o que é simplesmente surreal.

Eles destinguem-se pela sua reprodução super rápida, podendo por até 130 ovos de cada vez. A partir de 1 ano de idade elas ficam maduras e podem começar a reproduzir continuamente.

A sua picada é dolorosa, e normalmente acontece por acidente. Elas misturam-se nas nossas roupas de cama, calças, camisolas e até mesmo toalhas. Elas atacam como mecanismo de defesa, mas a verdade é que elas se sentem ameaçadas muito facilmente.

Sintomas da picada de Aranha Marrom

Uma das coisas mais impressionantes e perigosas da picada desta aranha é que ela é indolor, isto no primeiro dia, ou seja, não sente a picada nem sente nenhum tipo de sintoma no primeiro dia, mas após o segundo dia os sintomas começam a manifestar-se.

Alguns dos sintomas são:

  • Inchaço rápido;
  • Tom de pele avermelhada;
  • Após algum tempo a pele começa a ficar com cor rocha;
  • Morte das células afetadas pela picada;
  • Dores intensas no local;
  • Boca seca;
  • Urina escura.

O segredo pra não deixar avançar a picada para fases mais avançadas e dolorosas é aplicar o antídoto o mais rapidamente possível por isso caso seja picado/a vá ao médico o mais rapidamente possível e descreva a aranha que o/a picou.

Complicações do veneno da Aranha Marrom

Abaixo fica um vídeo com algumas das complicações do veneno da Aranha Marrom. Pode assistir ou avançar para o próximo ponto onde vamos falar acerca do tratamento com remédios caseiros e/ou naturais.

Tratamento para Picada de Aranha Marrom

Abaixo vamos colocar alguns tratamentos para a picada venenosa, alguns tratamentos caseiros também.

Lavar bem o local com sabão e água

Antes de mais terá de lavar bem o local com sabão e água, este é o primeiro passo a tomar após a picada da aranha. Ao lavar está a remover resíduos “tóxicos” e a impedir que a picada se expanda ainda mais.

Terá de utilizar agua morna para isso e limpar em forma circular para que os efeitos sejam satisfatórios.

Utilize gelo

O gelo é extremamente eficiente para diminuir o inchaço por isso também não pode faltar. Após lavar o local com água e sabão utilize uma compensa com gelo e coloque-a no local por cerca de 10 minutos.

Terá de comprimir o local picado durante 10 minutos e após isso retire durante outros 10 minutos.

Realize este processo repetidamente até verificar que o inchaço está a diminuir.

Tome analgésicos

Existem alguns analgésicos que todos temos em casa que ajudam de forma extremamente eficaz no tratamento da picada da aranha marrom, que nem precisam de prescrição para serem comprados, tais como:

  • Paracetamol (Tylenol);
  • Ibuprofeno;
  • Aproxeno.

Tratamento caseiro para Picada de Loxosceles

Existem alguns tratamentos caseiros eficazes. Abaixo ficam alguns deles.

  • Aloe vera;
  • Aspirinas;
  • Casca de banana;
  • Açarão

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.