O que são neutrófilos? Tem altos ou baixos?
Neutrófilos é um tipo de glóbulos branco do sangue, eles defendem o corpo das infecções que ocorrem por fungos ou bactérias, os glóbulos brancos são células imunes que trata diretamente o local da infecção.
Os glóbulos brancos são produzidos através das medula óssea, que é liberado através da corrente sanguínea, sendo assim, os neutrófilo tem uma vida útil, dura todo o processo cerca de 3 dias, podem ser dividido em neutrófilos.
Tabela de conteúdo
Conheça os valores normais de neutrófilos…
Os neutrófilos sãos os glóbulos brancos mais abundantes, em pessoas saudáveis representam aproximadamente cerca de 60 a 70% de todo os glóbulos brancos do sangue.
A contagem normal dos neutrófilos é de 2500 a 7500 uL, em adultos e entre 9000 e 3000 para recém nascidos.
Poderá gostar: Tem monócitos altos? Veja os valores de referência. Altos, baixos e normais
Neutrófilos Segmentados Baixos…
A neutropenia nada mais é do que a diminuição dos neutrófilos, sendo assim, pode haver alterações na imunidade, fazendo com que a pessoa fique vulneráveis a infecções.
A redução dos neutrófilos pode acontece através do uso de quimioterapias, antipsicóticos, antidepressivos, drogas, como também outras doenças virais. A causa mais comum de neutropenia é causada por uma grande inflamação ou infecção do tecido por parte da medula óssea.
A neutropenia pode ocorre através da utilização de medicamento ou infecções que surgem a partir da medula óssea. Certas doenças e distúrbios mostram uma combinação de linfocitose e neutropenia.
Algumas causas:
- Infecções virais;
- Linfomas;
- Leucemia;
- Doenças autoimunes;
- Neutropenia cíclica.
A quantidade de linfócitos e neutrófilos é importante para o correto funcionamento de todo o sistema imunológico, além disso é importante o equilíbrio dos neutrófilos e linfócitos no organismo, por isso ambos ainda vem sendo amplamente estudado.
Os neutrófilos também liberam uma variedade de proteínas em grânulos por um processo chamado de degranulação. Os conteúdos destes grânulos têm propriedades antimicrobianas, e ajudam a combater a infecção.
Conheça as armadilhas extracelulares dos neutrófilos…
O neutrófilos provoca a liberação de estruturas em forma de banda de DNA. Estas armadilhas extracelulares dos neutrófilos compreendem uma banda fibras que prendem e matam os micróbios extracelulares.
Sugere-se que as redes proporcionam uma alta concentração de componentes antimicrobianos e se unem, desarmam e matam os micróbios. Em adição às suas possíveis propriedades antimicrobianas, as redes podem servir como uma barreira física que impede a propagação de patógenos.
Poderá gostar: Cardápio para Emagrecer que Funciona a 100%!
Tem baixos ou altos?
Os neutrófilos altos, podem ser causados por estresse, exercícios físicos praticados de maneira exagerada, uso de medicamente entre outros confira a seguir:
- Infecções;
- Desordens inflamatórias;
- Diabetes;
- Uremia;
- Eclâmpsia na gravidez;
- Necrose hepática;
- Leucemia mielóide crônica;
- Policitemia, pós-esplenectomia;
- Anemia hemolítica;
- Hemorragia;
- Queimadura;
- Choque elétrico;
- Câncer.
Ser for diagnosticado a elevação dos neutrófilos o médico vai solicitar outros exames para verificar de maneira mais acentuada os níveis de neutrófilos e as possíveis causas desse aumento.
Já os neutrófilos baixos ocorrem nas seguintes situações:
- Anemia aplástica, megaloblástica ou ferropriva;
- Leucemia;
- Hipotiroidismo;
- Cirrose.
Já os bebes com menos de 3 meses de idade tem poucos neutrófilos no sangue, por isso, em caso de graves é possível verificar a baixar de neutrófilos, ao invés de nível