Nódulo no estômago. O que é e como curar

Caso tenha a sensação que tem um nódulo no estômago tem de ter muita atenção e não pode ignorar, pois ele pode ser sinônimo de alguma doença grave que deve ser analisada o mais depressa possível para que o tratamento seja o mais eficiente possível.

Este tipo de nódulo é uma condição anormal que pode ter diferentes causas.

Nódulo no estômago pode ser câncer?

Nódulo no estômago pode ser câncer?

Este é o maior medo da maioria das pessoas quando se fala na formação de nódulos no corpo.

Então nodulo no estomago pode mesmo ser câncer? A verdade é que pode sim, mas as probabilidades de isso acontecer é muito reduzida.

Não entre em pânico, pois tal como falado acima o nódulo no estômago nem sempre significa que está algum tipo de câncer a desenvolver-se dentro de si, existem dezenas de outras potências doenças que dão a sua origem.

Pode ser cancer, mas é muito improvável.

Qual a maior causa?

Normalmente os nódulos do estômago estão relacionados com hérnias.

Hérnia inguinal causa nódulo no abdômen inferior  enquanto hérnia umbilical provoca inchaço ao redor do umbigo.

Qual a maior causa?

Hérnia abdominal

A hérnia abdominal é a causa mais comum para o aparecimento de protuberância no estômago. O que causa o seu aparecimento é o rompimento no revestimento interno da parede do abdómen, o que causa o seu inchaço de imediato.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode desenvolver este tipo de hérnia, e estima-se que cerca de 10% das pessoas desenvolvem algum tipo de hérnia ao longo da sua vida.

Por norma a probabilidade de ganhar uma aumenta com a idade.

As suas principais causas são:

  • Esforços exagerados,
  • Gravidez,
  • Levantamento de pesos,
  • Tosse crônica.

Como ela se manifesta?

Normalmente elas manifesta-se através de um pequeno inchaço na saliência da pele, isso pode causa dores intensas no caso da realização de alguma atividade que seja necessária a aplicação de uma força excessiva.

Felizmente ela pode desaparecer ou atenuar sozinha, não sendo preciso qualquer tipo de tratamento em especifico, mas isso apenas acontece em alguns casos.

ITU – Infecção do trato urinário

Encontramos uma excelente explicação para o que é a infecção do trato urinário no wikipedia, vamos passar a citar abaixo.

Infecção do trato urinário (português brasileiro) ou infeção do trato urinário (português europeu) (ITU) é a infecção ou colonização do trato urinário (uretra, bexiga, ureter e rins) por micro-organismos. A infecção pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria dos casos a infecção é causada por bactérias, principalmente as Gram negativas. Embora a urina contenha uma variedade de fluidos, sais e produtos que o metabolismo excreta, ela geralmente não possui bactérias.
DE: Wikipedia – ITU

Este tipo de infecção pode ocorrer nos rins, na uretra e na bexiga urinária.

Cancro do estômago

Tal como referido acima o cancro do estômago raramente está relacionado com o aparecimento de nódulos, mas a verdade é que não é impossível.

Esta é uma das causas mais graves para o seu aparecimento. Ele aparece quando um tumor maligno cresce de forma descontrolada no revestimento interior do estômago.

Infelizmente, até agora, ainda não é possível indicar a sua causa, mas os médicos acreditam que as principais causas são um estilo de vida com muitos abusos nos açucares, álcool, alimentos muito salgados e gordurosos e defumados.

Tratamento para nódulo no estômago

Em primeiro lugar queremos referir que para proceder ao tratamento de algum tipo de nódulo no estômago deve se dirigir o mais rapidamente possível ao seu médico.

Não existe nenhum remédio caseiro para a sua cura, por isso a sua única alternativa é ir ao médico fazer um diagnóstico para que ele lhe recomende o melhor tratamento.

Na maioria dos casos a cirurgia é o método mais utilizado para a remoção do tumor por completo, ela pode complicar de acordo com vários factores, no entanto o fator mais importante que decide a dificuldade da cirurgia é o tamanho do nódulo.

As causas de nódulo no abdômen não devem ser ignoradas de modo algum, deverá se dirigir ao seu médico o mais rapidamente possível para que ele lhe faça o diagnóstico.

Não perca tempo a procurar remédios e tratamentos caseiros para esse problema, pois não existe nada conhecido que acabe com o problema

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas, qualquer sugestão ou questão poderá deixar o seu comentário abaixo, iremos responder o mais rapidamente possível.

Abraço e boa sorte!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.