Tem monócitos altos? Veja os valores de referência. Altos, baixos e normais
Os monócitos são células do sistema imunológico que tem a função de ativar a defesa do organismo a corpos estranhos, tais como vírus e bactérias, os monócitos podem ser contabilizado através de um simples exame de sangue.
Tabela de conteúdo
O que são monócitos altos?
Quando o valor de monócitos ficam altos, condição também nomeada de monócitos, pode significa uma infecção crônica, tal como tuberculose ou colite ulcerativa, é um problema que surge no sangue como a falta monocítica aguda.
Além disso, esse valor pode aumentar por doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, doenças como o câncer ou doença de Hodgkin.
O que são monócitos baixos?
Quando os monócitos estão baixos significa dizer que o sistema imunológico está fraco, isso acontece por conta de infecção no sangue, tratamentos muitos fortes de quimioterapia, problemas de medula óssea, como leucemia e anemia profunda.
Além disso, infecções de pele, uso de medicamente com corticoide e infeções pelo o vírus HPV também diminuem a contagem de monócitos. Neste caso é raro valores igual a 0 de monócitos no sangue, quando isso ocorre significa a presença de Síndrome de MonoMac, que é causado pela a presença de infecção.
Neste caso o tratamento é realizado através do uso de medicamento para combater a infecção, como antibióticos, podendo ser necessário em alguns caso realizar o transplante de medula para curar o problema que é genético.
Poderá gostar: O que significa ter uma bolha na boca? Damos a resposta!
Valores de Referência…
Os valores de referência dos monócitos são de 2 a 10% ou de 300 a 900 mm3, o que pode ser verificado através de um simples exame de sangue. Em geral a alteração dessas células não causam sintomas nos pacientes, a doença sofre apenas o aumento ou diminuição dos monócitos, ao fazer o exame de sangue é possível verificar a alteração e mudar a rotina para aumentar os monócitos.
Entenda um hemograma…
O que é hemograma?
O hemograma completo é um exame de sangue que serve para avaliar os glóbulos brancos de glóbulos vermelhos do sangue, através do hemograma é possível identificar uma série de doenças, e necessariamente não precisa de jejum para realizar o hemograma, recomenda-se que não realize atividade física pelo menos 24 horas antes do exame, e não consuma nenhuma bebida alcoólica pelo menos 48h antes da realização do mesmo, pois pode ter alteração no resultado do exame.
Para que serve o hemograma?
O hemograma serve para diagnostica possíveis doenças como anemia, vírus, infecções virais, inflamações, leucemias e possíveis avanço de doença.
Como interpretar o hemograma?
Para interpretar um hemograma é preciso verificar os resultados, verificar ser os valores estão normais, altos ou baixos, os glóbulos brancos servem para avaliar a imunidade do indivíduo.
Através do hemograma RDW é possível verificar a variação é o tamanho das hemácias.
Poderá gostar: 9 Primeiros Sintomas de Gravidez [Atualizado 2018]
Monócitos altos / monócitos baixos / monócitos normais
Através dos monócitos é possível verificar como andar o sistema imunológico, com o enfraquecimento do mesmo, nosso organismo fica exposto a doenças, bactérias, vírus que se aproveitam desse sistema extremamente fraco, por isso, é importante procurar um médico e estar sempre com o hemograma em dia.
Ao decorrer desse processo seu sistema pode sofrer possíveis variações, por isso é extremamente importante realizar o exame de sangue pois caso seja diagnostico ao decorrer desse processo alguma alteração ou até mesmo problema no sangue é possível ser tratado.
Recomenda-se que faça um check-up pelo menos de 6 em 6 meses, esse tempo é o suficiente para possíveis alterações no organismo.
Poderá gostar: A dieta da mente. Como funciona? Veja todos os detalhes!