Grávida pode tomar sal de fruta?


Uma das dúvidas de muitas grávidas é no que podem ou não podem consumir. Será que grávida pode tomar sal de fruta?

A gravidez é um momento mágico e de muita alegria, mas existem algumas prevenções a serem tomadas para a saúde da mãe e do bebê.

Todo alimento e medicamento que a grávida ingerir, irá afetar a nova vida que está crescendo dentro dela, portanto é muito importante que certas atenções sejam tomadas.

É comum que na gravidez a gestante sinta azia e queimação no estômago, o que causa muito desconforto.

Um dos remédios mais conhecidos para tratar a queimação no estômago é o sal de fruta, mas, é permitido para as grávidas tomarem sal de fruta?


O que é sal de fruta?

O sal de fruta, também conhecido como ENO, é um medicamento antiácido estomacal. Esse medicamento age eficazmente contra azias e desconfortos no estômago.

Ele é feito de combinações de diversas frutas que possuem o bicarbonato ou carbonato de sódio em sua composição (como a laranja e o limão, por exemplo).

É um medicamento que pode ser encontrado facilmente em farmácias e supermercados e para ser consumido precisa ser dissolvido em água.


Grávida pode tomar sal de fruta?

Grávida pode tomar sal de fruta?

A azia é um sintoma muito comum na gravidez e costuma aparecer a partir do segundo ou terceiro trimestre da gestação.

Esse sintoma é comum na gestação porque a progesterona (o principal hormônio da gravidez) relaxa a musculatura do útero da gestante para permitir que ele cresça e consiga comportar o bebê.

Tudo isso combinado com a pressão que o bebê faz ao se desenvolver e crescer, também pode relaxar o esfíncter, permitindo que o ácido estomacal suba para o esôfago.

Pela esôfago não estar preparado para receber esse tipo de ácido, então ocorre a queimação na garganta ou na parte superior do tórax.

Por conta de toda essa queimação estomacal é normal entender que muitas mulheres grávidas gostariam de se medicar com sal de fruta, para aliviar esse sintoma incômodo.

Porém, sal de fruta não pode ser ingerido por mulheres grávidas. O motivo para isso é que ele reduz a acidez do estômago e pode interferir na absorção de outros medicamentos que devem ser ingeridos em horários diferentes.

Portanto grávida pode tomar sal de fruta? A resposta é simples: Não!


Quais as recomendações do médico?

O que o médico recomenda quando lhe pergunta se grávida pode tomar sal de fruta? Veja abaixo!

O uso de sal de fruta ou qualquer outro antiácido na gravidez só pode ser feito através de recomendação médica.

O seu médico que está acompanhando a sua gravidez pode te orientar de quais medicamentos é possível ou não ingerir no seu caso.  Antiácidos são bons para azias e queimações estomacais, mas possuem alguns contras também.

O uso excessivo e prolongado dele pode levar ao inchaço na gestação ou hipertensão.

Caso tenha alguma dúvida sobre o que pode ou não pode ingerir fale sempre com seu médico primeiro.

Outra das recomendações que fazemos em todos os nossos artigos é fazer testes de alergias pois é bastante perigoso comer algum alimento a que seja alérgica, tanto para si como para seu bebé.


Conclusão

Qualquer medicamento que for ingerido durante a gravidez precisa de uma prévia aprovação do médico.

Já que o sal de fruta não é recomendado para gestantes, algumas prevenções podem ser feitas para evitar azias e queimações, como por exemplo: evitar alimentos gordurosos, ácidos ou picantes (especialmente perto da hora de dormir), comer devagar e mastigar bem os alimentos, fazer exercícios e caminhadas para ajudar na digestão.

No nosso blog possuímos vários artigos sobre o que as grávidas podem ou não comer. Já sabe se grávida pode tomar sal de fruta, mas caso tenha mais duvidas sobre o que pode ou não ingerir vamos deixar abaixo uma lista com alguns dos nossos artigos:


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *