Grávida pode comer carne de porco?

Muitas gestantes têm vontade de comer comida forte, mas nem sempre é recomendável. Será que grávida pode comer carne de porco ou faz mal?

Feijoada, costelinha de porco, linguiça, bacon, salame, salsicha… Quem não gosta de algum alimento feito de carne de porco?

Esse alimento presente nas mesas de muitos brasileiros sem dúvidas é muito delicioso. Mas será que todo mundo pode comer carne suína?

Existe alguma restrição para comer esse tipo alimento? Grávidas podem comer carne de porco também? Você irá encontrar essas respostas ao longo do texto.


Carne de porco faz mal pra saúde?

Grávida pode comer carne de porco?

PixBay – Grávida pode comer carne de porco?

Uma das principais controvérsias sobre a carne de porco é o seu histórico de produção.

No passado, esses animais eram criados em condições precárias, como nos famosos chiqueiros, que levavam eles a terem diversas doenças e bactérias que poderiam contaminar aqueles que consumissem alimentos feitos dessa carne.

Nos dias de hoje esse problema sanitário está praticamente resolvido e muitas marcas que fabricam esse tipo carne suína apresentam selos de qualidade.

Portanto, antes de comprar carne de porco, pesquise se a marca desejada possui selo de controle de qualidade.

Além dessa questão, a carne de porco é conhecida por ser rica em gordura, colesterol e calorias. Sim, isso é verdade. Mas, tudo irá depender do corte que você escolher.

Por exemplo: a coxa de frango tem valor calórico maior do que o lombo suíno. Evite consumir carne suína todos os dias, principalmente se você tiver problemas com colesterol alto. O consumo excessivo dessa carne certamente irá te fazer mal.

Mesmo com a melhoria na produção dos porcos, esse tipo de carne ainda pode abrigar parasitas que causam doença sérias, como a cisticercose.

Para evitar problemas com esses vírus e parasitas, a carne deve ser cozida de maneira correta. Nunca ingira a carne de porco crua ou mal passada, pois somente o bom cozimento pode garantir que se existir algum vírus, ele irá morrer durante o preparo correto do alimento.

Mas não se assuste, a carne de porco também tem pontos positivos!

Ela é fonte de vitamina B6, estimula a recuperação e o crescimento do tecido muscular (auxiliando o crescimento de massa magra caso você malhe) e também é rica em zinco.

Então grávida pode comer carne de porco? Veja a explicação logo a seguir!


Grávida pode comer carne de porco?

Manter a boa alimentação é um elemento crucial durante a gravidez. Escolher os alimentos corretos irão garantir uma gravidez tranquila, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Como durante a gravidez a gestante está mais suscetível a contrair doenças transmitidas pelos alimentos, a carne de porco (principalmente se não for cozida de forma adequada) pode transmitir alguns vírus e bactérias à gestante.

A carne de porco pode ser transmissora do toxoplasma, salmonella e listeriose. Essas bactérias, principalmente a listeriose, são muito perigosas na gestação e podem afetar o sistema nervoso da futura mamãe.

Por conta disso, essas bactérias podem provocar situações indesejadas no feto e ocasionar em uma indução de parto prematuro.

Caso a gestante queira comer qualquer alimento derivado de carne de porco, em hipótese alguma ele pode estar cru ou mal passado! Cozinhe bem esse alimento e garanta uma gravidez tranquila.

Então grávida pode comer carne de porco sim, mas tem de ter muito cuidado na forma como ela é cozinhada e na quantidade. O seu consumo deve ser evitado, mas de vez em quando não faz mal.

Está grávida? Então leia também: Grávida pode comer pimenta?


Quais são as recomendações do médico?

As recomendações dos médicos para futuras mamães é: evitem o consumo da carne de porco durante toda a gravidez de forma constante. Já sabemos a necessidade do bom cozimento desse tipo de alimento, mas a carne suína também é rica em gordura saturada.

Durante a gravidez, é muito importante ter uma alimentação balanceada e saudável para o desenvolvimento do feto, e essa carne além de apresentar riscos com bactérias e vírus, também possui um alto teor de gordura que não é recomendado, principalmente se for consumida em excesso.

Está grávida? Então leia também: Corrimento Amarelado na Gravidez – Tudo o que Você Precisa Saber


Conclusão

A carne de porco sem dúvidas é muito saborosa e por isso desperta o desejo de consumo.

Porém, antes de consumi-la se certifique de que você não possui colesterol alto ou se essa carne tem procedência com selo de qualidade.

Além disso, o cozimento é o ponto chave da carne suína: apenas a consuma se ela estiver muito bem cozida.

Carne suína crua ou mal passada pode causar complicações atreladas à bactérias e vírus, principalmente se você estiver grávida!

Durante a gestação evite ao máximo o consumo dessa carne, pois além dela ter muita gordura saturada, ainda pode colocar em risco seu organismo te expondo à algumas bactérias e em consequência causando problemas para seu bebê.

Já sabe se grávida pode comer carne de porco? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas, qualquer coisa basta comentar!

Está grávida? Então leia também: 9 Primeiros Sintomas de Gravidez [Atualizado 2018]


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *