Grávida pode comer abacaxi?

Será que grávida pode comer abacaxi ou faz mal para a saúde? Quando pensamos em frutas, projetamos automaticamente a imagem de saúde e bem estar associadas a elas.

As frutas geralmente são sinônimos de poucas calorias, muitos nutrientes e boa alimentação.

Mas será que isso é uma regra?  Será que as frutas são sempre bem vindas para todos os organismos e todas as pessoas?

O abacaxi é uma fruta tropical e é bastante conhecido por seu sabor cítrico, ácido e de fundo adocicado.

Uma fruta usada tanto em pratos doces como salgados, certamente é adorada pelo paladar de muitas pessoas ao redor de todo o mundo.

Mas afinal, será que mulheres grávidas podem comer abacaxi? Iremos responder a essa e outras questões durante a leitura desse artigo.

Abacaxi faz mal para a saúde? 

Grávida pode comer abacaxi

Grávida pode comer abacaxi

O abacaxi contém vitaminas que são essenciais para o organismo, como por exemplo: a vitamina C (fundamental para que o organismo se defenda de vários tipos de doenças como gripes e resfriados), vitamina A e vitamina B6.

O abacaxi é rico em vitamina B, o que é ótimo pois a falta dessa vitamina faz com que as pessoas fiquem com dificuldade de locomoção ou até mesmo apresentem problemas neurológicos (inclusive as crianças).

Por possuir vitamina A, o abacaxi auxilia na visão e tem ação antioxidante, combatendo radicais livres que são os responsáveis por acelerarem o processo de envelhecimento dentro do nosso corpo.

Outro benefício do abacaxi é que ele possui um elemento chamado bromelina que ajuda na digestão. Ele é ótimo para ser consumido após uma refeição pesada. Ele também possui fibras solúveis que ajudam no controle do colesterol, prevenindo assim possíveis doenças cardíacas.

Como podemos ver, o abacaxi traz muitos benefícios para o nosso organismo, mas existem algumas contra indicações em relação a ele.

Existem alguns componentes no abacaxi que podem sensibilizar algumas pessoas, principalmente se estas já são alérgicas a outros alimentos ou ao pólen. Além disso, o abacaxi é ácido e não é indicado para pessoas que sofrem de refluxo gástrico e úlceras pépticas.

Outro ponto negativo do abacaxi é que ele contém compostos que podem fazer com que certas substâncias químicas (o antibiótico, por exemplo) causem alguns efeitos secundários em nosso organismo. Caso você esteja tomando medicamentos, consulte com seu médico se é possível fazer a ingestão de abacaxi durante o tratamento.

Essa fruta também pode causar hipersensibilidade nos dentes, pois contém uma quantidade significativa de ácidos. Se ao ingerir abacaxi você apresentar sintomas de hipersensibilidade nos dentes, converse com seu dentista para tratar esse problema.

Veja logo abaixo se uma grávida pode comer abacaxi.

Grávida pode comer abacaxi?

As frutas em geral servem como poderosas fontes de nutrientes para a mãe e o bebê. O abacaxi, por ser rico em vitamina C, aumenta a imunidade e fortalece os ossos.

Por possuir vitaminas B, ele se torna útil no funcionamento muscular do coração e sistema nervoso, além de trabalhar na formação de glóbulos vermelhos, o que traz benefícios para a formação do coração do bebê.

Também atua na prevenção de má formação do feto.

O risco do consumo de abacaxi acontece apenas se for em excesso.

Além de poder causar azia e má digestão, algo que é muito comum com ácidos potentes na gravidez, o abacaxi em excesso também pode causar parto prematuro ou cólicas. Também, poderá provocar aborto espontâneo, pois o abacaxi aumenta significantemente a quantidade de bromelina no organismo, o que afeta o colo do útero.

Por isso, se você estiver grávida você pode consumir abacaxi, mas sempre com moderação. Em  caso de dúvidas é sempre recomendado consultar um médico que irá te passar a quantidade exata de abacaxi que você poderá consumir durante sua gestação.

Como descobrir se você é alérgico à abacaxi

As alergias alimentares são muito mais comuns do que você pensa. Para pessoas que são alérgicas ao abacaxi, os sintomas podem aparecer imediatamente ou até após cinco dias depois de ingerido.

Alguns dos sintomas de quem é alérgico à abacaxis são: erupções cutâneas, vômito e diarréia, dificuldades em respirar, cólicas intestinais e reação alérgica em todo o corpo. Se você consumir abacaxi e notar algum desses sintomas em sequência, procure um médico.

Neste caso se não for alérgica grávida pode comer abacaxi sim!

Conclusão

O abacaxi é uma fruta não apenas deliciosa, mas fonte de diversas vitaminas. Consumindo essa fruta você estará fortalecendo o seu sistema imunológico e prevenindo possíveis doenças.

Porém, lembre-se, o abacaxi é uma fruta cítrica e ácida e poderá causar problemas se consumido em excesso.

Se você for gestante, tome cuidado e só consuma abacaxi com a autorização de seu médico. Do mais, aproveite essa fruta em doces, saladas, sucos e chás!

E então, já sabe se grávida pode comer abacaxi ou não? Se tiver mais alguma dúvida relacionada a gestantes e bebés basta comentar!

Grávida pode comer:


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *