Gosto de sangue na boca. O que pode ser?

O gosto de sangue na boca é provavelmente o sabor mais incómodo que podemos ter. Este sabor altera completamente o sentido do palato, para além de agravar o mau hálito. Veja ao longo do artigo e que pode causar o gosto de sangue na sua boca e quais os seus efeitos.

Causas do gosto de sangue na boca

Ocasionalmente é normal sentirmos o sabor a sangue na boca, seja por termos mordido a mucosa da boca ou até mesmo a língua. O sabor torna-se incómodo, devido ao ferro presente na hemoglobina que faz com que seja um gosto um pouco “metálico”.

Quando o paciente sente este sabor durante um longo período de tempo, irá afetar a qualidade de vida da pessoa, pois irá fazer com que não consiga saborear os alimentos, o que levará também à perda de apetite. Também quando o sabor não desaparece, é um indicador que podemos estar sob a presença de alguma doença, e o gosto de sangue na boca seja um sintoma.

As causas podem ser várias, sendo algumas mais séria que outras, confira:

Boca seca

Quando a boca está seca existe a perda de sensação de sabor, porque a saliva permite que a sensação de sabor exista.

Normalmente a desidratação é a principal causa da falta de saliva na boca e sua secura, bem como a respiração feita pela boca, fazendo assim com que a boca fique com um sabor peculiar. Pacientes que sofram de asma normalmente podem sentir o gosto de sangue na boca exatamente por este motivo.

Congestão nasal

O paladar e o olfato são dois sentidos que estão sempre interligados. O paciente nunca irá ficar com um bom sabor dos alimentos se o olfato não estiver a funcionar corretamente.

Estas situações normalmente acontecem quando estamos na presença de constipações e gripes que fazem com que o nariz fique entupido, impedindo assim de sentir o cheiro das coisas e deixando um sabor estranho na boca. Outras condições clinicas como inflamação da garganta, sinusite e pólipos nasais também podem dar a sensação de gosto de sangue na boca.

Sangramento das gengivas

Quando a higiene bocal é escassa, inadequada ou nula, é normal que as gengivas sangrem, principalmente durante a escovagem dos dentes. Devido à falta de higiene, as bactérias já existentes na boca começam a se reproduzir de uma forma descontrolada fazendo com as gengivas fiquem irritadas.

O sangramento das gengivas ou gengivas inflamadas também é conhecido como gengivite. Também infeções nos dentes originam sangramentos e consequentemente o sabor de sangue na boca.

Medicamentos

Existem alguns suplementos alimentares e medicamentos que podem dar a sensação de sabor de sangue na boca, nomeadamente aqueles que contém ferro na sua composição, pois o ferro também é um componente do nosso sangue.

Também a anestesia pode dar esta sensação de sabor, por isso é normal que depois de uma intervenção cirúrgica sinta o gosto a sangue na boca.

Causas do gosto de sangue na boca

Efeitos colaterais

O principal efeito colateral da existência do gosto a sangue na boca é mesmo o desconforto. Todas as pessoas gostam de ter um hálito fresco, e o gosto do sangue é bastante incómodo devido à sua composição, neste caso o ferro, que lhe dá um sabor metálico. A autoestima também poderá estar aqui em causa, visto que o paciente não se sentirá bem consigo mesmo quando tiver uma conversa com outra pessoa, pensando no hálito que tem e com medo que o possam sentir.

Existem no entanto alguns métodos que pode usar para se livrar do sabor a sangue na boca, confira alguns:

  • Higiene Oral – Escova os seus dentes pelo menos 2 vezes por dia, para manter o seu hálito fresco e principalmente a sua boca limpa. Se possível inclua na sua higiene oral um elixir de limpeza bem como fio dental.
  • Vá ao dentista – Provavelmente a causa da presença do gosto a sangue na boca está diretamente ligado com os dentes, quer seja devido a infeção quer pelas gengivas inflamadas como já mencionada anteriormente.
  • Beba água – A desidratação é a principal causa de falta de saliva na nossa boca. Se não existir saliva, os sabores irão ficar diferentes e poderá ter a sensação de sabor de sangue e não ser.

Poderá gostar: Tem o céu da boca machucado? Veja como curar as feridas rapidamente!

<<< voltar para a homepage


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *