Tem a garganta com pus? Veja como tirar todos eles!

A garganta com pus, também uma das mais incomodativas, é caracterizada por dor ao engolir e acompanhada por tosse. As suas causas podem ser variadas, bem como o tratamento a aplicar, que depende sempre da causa.

Causas da garganta inflamada com pus

Normalmente, a garganta inflamada surge devido a variados fatores, e é considerada também ela um sintoma de outra doença ou inflamação.

Causas da garganta inflamada com pus:

  • Gripe
  • Faringite
  • Amigdalite
  • Laringite
  • Alergias
  • Mononucleose
  • Refluxo gastroesofágico
  • Parotidite infecciosa (papeira)
  • Sarampo
  • Varicela
  • Tosse excessiva

As causas mais comuns são sem duvida a Faringite e a Amigdalite. Enquanto a faringite atinge a faringe, a amigdalite é provocada pela inflamação das amígdalas.

Causas da garganta inflamada com pus

Como estão muito próximas uma da outra é normal que a pessoa tenha as duas ao mesmo tempo, denominando-se assim por faringoamigdalite, apesar que existe quem sofra mais pela faringite ou pela amigdalite.

Ambas podem surgir de forma viral ou bacteriana. A forma bacteriana é a mais grave e que exige mais cuidados.

Quando as amigdalites são frequentes, normalmente é aconselhado por um especialista, um otorrinolaringologista, a remoção das amigdalas.

Outra causa comum é a inflamação causa pelo processo viral.

O vírus entra na garganta e infeta as células da zona, e a reacção do nosso organismo para combater é causando uma inflamação, e são as substâncias libertadas durante este processo que provocam as dores, e rapidamente a garganta fica inflamada.

Sintomas da garganta inflamada

Sintomas da garganta inflamada

A garganta inflamada surge por vezes do nada, causada por um processo bacteriado ou viral e nunca vem só por isso veja alguns sintomas que a acompanham.

Sintomas da garganta inflamada:

  • Febre
  • Dificuldade ao engolir
  • Ardor
  • Dor enquanto fala
  • Voz rouca
  • Tosse
  • Garganta seca
  • Mau hálito
  • Recusa para comer (no caso dos bebés, crianças ou idosos incapacitados)

É importante que seja acompanhado por uma médico de forma a fazer um diagnóstico garantido e avançar logo para o tratamento.

Por vezes uma simples dor de garganta pode curar em poucos dias, mas quando os sintomas e dores duram mais de uma semana, é urgente uma ida ao médico.

Garganta inflamada com pus, como tratar?

Um médico saberá o tratamento adequado consoante seja o seu caso.

É frequente a toma de anti-inflamatórios e antibióticos para tratar a dor de garganta, mas atenção nunca tome este tipo de medicação por sua conta, eles devem ser sempre receitados por um médico.

Apesar da dificuldade em engolir, a ingestão de liquidos é fundamental para a cura da inflamação da garganta, pois o muco resultante da infecção é constituido por 95% de água, e quando não estamos hidratados o suficiente, ele se torna mais espesso.

Atenção que não devem nem ingerir liquidos muito frios, nem muito quentes, para não causar mais incómodo à irritação.

Uma das dicas caseiras mais mencionada para tratar a garganta inflamada é o garguejo com água mornal e sal e por vezes com vinagre.

Contudo mistura não é aconselhada pelos especialista, pois altera o PH da garganta, e como ela é sensivel à acidez, ainda pode ficar mais irritada.

Mas existem outros tratamentos caseiros que são mais aconselhados, sem causar mais desconforto.

Abaixo ficam algumas sugestões que pode utilizar sem qualquer problema, vai ajudar de forma eficaz no seu problema.

Utilize aquele que for mais indicado de acordo com o seu tipo de inflamação.

Maçã com mel – A fruta reduz a inflamação da zona, enquanto que o mel tem acção calmante e lubrificante. Corte uma maçã em fatias e cubra de mel, deixe absorver por 3 minutos e depois coma. É aconselhável ingerir duas unidades por dia.

Limão – Ao longo do dia, aconselhável fazer várias vezes, garguejos com água morna, limão e uma pitada de sal.

Morango – Conhecido pelas sus propriedades antioxidantes, o sumo deste fruto é aconselhado para a garganta inflamada. Misture numa liquidificadora meia chávena de morangos, meio copo de água e uma colher de mel. Tome o sumo de 3 a 4 vezes por dia.

Canela – Use mais a canela, seja a comer fruta, ou numa sobremesa e pequeno-almoço. A canela é rica em antioxidantes e o seu aroma ajuda a abrir as cavidade, diminuindo assim a produção de muco.

Chá para garganta inflamada

Chá para garganta inflamada

O chá mais poderoso e eficaz para garganta inflamada é o de gengibre. O gengibre é indicado, por exemplo, para o tratamento da gripe, alivio de dores e má digestão.

Deve ser tomado através de chá por infusão, e ingerido de manhã e à noite. Atenção que não é aconselhado a grávidas com menos de 3 meses de gestação.

Se tiver qualquer tipo de dúvida relacionada com este artigo poderá deixar um comentário abaixo.

Se tiver um dúvida privada que não queira expôr para os outros leitores poderá também utilizar o formulário de contacto do Saúde Vital.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.