Dor no pescoço lado esquerdo
Com o dia a dia tenso, repleto de atividades estressantes, é normal sofrer com dores musculares.
O pescoço é uma das regiões que mais sofrem no dia a dia. É comum ver pessoas esticando o pescoço de um lado para o outro, massageando, em uma vã tentativa de eliminar o desconforto que pode ter raiz em vários problemas.
A dor no pescoço lado esquerdo é uma das mais recorrentes e tem causas variadas, que apresentaremos a partir de agora.
Vamos falar das causas mais comuns, tais como a postura, algo que muita gente ignora mas que tem um impacto extremamente significativo nas dores da coluna de pescoço.
Vamos também falar acerca dos tratamentos adequados para cada caso.
Tabela de conteúdo
Dor no pescoço lado esquerdo – Causas e tratamento
- Postura
- Estresse
- Doença de Forestier
- Dissecação da artéria carótida
Postura
A maioria dos casos de dor no pescoço lado esquerdo decorrem de uma postura inadequada no dia a dia. Por exemplo, deixar as costas encurvadas e os ombros para a frente enquanto se está sentado em frente ao computador. Outro caso que pode levar a dor na região é deitar de bruços com o pescoço virado para algum dos lados.
Quando a cabeça e o pescoço não estão alinhados, isso provoca um estresse tensional, aumentando as dores e o desgaste da região. Manter a rotina de uma má postura pode causar diversos problemas no pescoço e na coluna cervical.
O tratamento de dor no pescoço gerado por má postura pode ser feito em três etapas:
- Analgésico (para acabar com a dor);
- Massagem e fisioterapia (para aliviar os sintomas ao longo do tempo);
- Métodos que corrijam a postura, caso da Reeducação Postural Global (para evitar que volte).
Poderá gostar: Dor no pescoço lado direito. Causas e tratamento EFICAZ
Estresse
Outra causa muito comum de dor no pescoço lado esquerdo é o estresse. Além da tensão normal para segurar a cabeça, o pescoço pode sofrer uma pressão maior do que pode suportar, decorrente do estado emocional da pessoa. Isso acarreta em contrações musculares constantes de fundo nervoso, que levam a dor para a região.
Ao viver situações estressantes de forma frequente (seja no trabalho, na escola, com a família), as contrações vão deixando a região mais dura, provocando cada vez mais dores. E esse incômodo no pescoço pode irradiar para os ombros, braços e até mesmo para a cabeça.
A melhor forma para tratar a dor no pescoço neste caso é diminuir até eliminar o estresse em sua vida.
Isso pode ser feito com as seguintes medidas:
- Pratique exercícios físicos;
- Faça atividades prazerosas e tenha momentos de lazer;
- Analise as causas do estresse e tente diminui-las;
- Procure ajuda psicológica se achar necessário.
Doença de Forestier
A dor no pescoço lado esquerdo pode indicar também algo mais complexo.
Trata-se da Doença de Forestier, ou Hiperostose Esqulética Difusa Idiopática, uma síndrome provocada por uma calcificação anormal dos ligamentos e tendões da coluna, provocando uma rigidez dos tecidos. Esse problema provoca incômodo na região lombar, do tórax e dores intensas no pescoço. Além disso, pode afetar a mobilidade da pessoa.
Não há uma cura para a Doença de Forestier. No entanto, a ação combinada de alguns fatores ajuda a combater os sintomas e a minimizar os problemas. É bastante recomendável a prática de atividades físicas direcionadas, além de muitas sessões de fisioterapia. Essas duas ações vão ajudar na recuperação da mobilidade.
Poderá gostar: Dor abdominal do lado direito
Dissecação da artéria carótida

Dissecação da artéria carótida
A dor no pescoço lado esquerdo também pode indicar o início de algo muito grave.
Trata-se da dissecação da artéria carótida, uma das causas mais recorrentes do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) em jovens. Ela ocorre quando camadas internas da artéria sofrem algum tipo de lesão, fazendo com que o sangue circule para o lugar errado do vaso.
O consequente acúmulo de sangue entre duas camadas da artéria provoca a dissecação da carótida.
O surgimento desse problema pode ser espontâneo, mas também pode estar ligado a várias outras razões, a saber:
- Doenças reumatológica, casos dos lúpus, fibrodisplasia, vasculite;
- Traumas fortes no pescoço motivados por acidente automobilístico ou doméstico;
- Traumas leves provocados durante prática esportiva.
O principal sintoma é a dor intensa na lateral do pescoço, onde a carótida dissecou, podendo irradiar para toda a cabeça.
Em casos de suspeita desse problema, o paciente deve buscar ajuda médica o mais rápido possível, para evitar que se torne um AVCi.
Pode ser necessária a realização de exames (ressonância magnética ou tomografia da cabeça, por exemplo), para fazer o diagnóstico.
Em se confirmando o caso, é recomendado o uso de medicamentos anticoagulantes ou até mesmo a realização de cateterismo, dependendo do caso.
Poderá gostar: Dor no osso da perna. Causas e tratamento 100% eficaz!
INFORMAÇÃO EFICAZ.