Dor no peito do lado esquerdo pode ser algo grave… Causas e tratamento
A dor no peito do lado esquerdo pode indicar algo grave e que precisa de tratamento urgente.
Em geral, a dor no peito está ligada à problemas cardíacos sérios.
No entanto, há situações em que esses incômodos podem apontar outras razões, como problemas respiratórios e até mesmo ansiedade.
Sem mais demoras vamos avançar para os sintomas, causas e o tratamento adequado para todos os casos.
Continue a ler abaixo…
Tabela de conteúdo
Principais causas da dor no peito do lado esquerdo

Principais causas da dor no peito do lado esquerdo
Infarto
A dor no peito do lado esquerdo pode ser sinal de infarto. Para isso, ela deve ser um aperto constante no peito que irradia para o braço esquerdo, pescoço e mandíbula por mais de 20 minutos. É comum que seja acompanhada por uma dormência do lado esquerdo, além de sudorese, enjoo, falta de ar e vômito.
Ao perceber esses sinais, é recomendável que o paciente seja levado o mais rápido possível a um pronto-socorro para confirmar ou não o infarto e iniciar o tratamento.
Poderá gostar: Dor no pescoço lado direito. Causas e tratamento EFICAZ
Costocondrite
Outra possível causa para essa dor localizada pode estar na costocondrite, uma inflamação na cartilagem que liga o osso esterno à costela. A região inflamada pode inchar e aumentar de intensidade ao se deitar, respirar profundamente ou mesmo tossir. As dores são semelhantes as de um ataque cardíaco.
A melhor forma de tratar a costocondrite é por meio da ingestão de remédios anti-inflamatórios, que vão ajudar a desinchar o local, fazendo-o voltar ao normal.
Dependendo da intensidade e persistência da dor, até mesmo antidepressivos e codeína poderão ser ministrados pelo médico, que irá avaliar a melhor opção.
É recomendável também:
- Sessões de alongamento;
- Fisioterapia;
- Aplicar compressas de água quente e fria;
- Evitar atividades que aumentam a dor.
Angina
A angina é uma dor que fica mais centralizada, mas pode irradiar para o lado esquerdo e também direito do peito.
Trata-se de um problema causado pela redução do sangue no coração, o que faz com que o organismo funcione de forma inadequada, já que não possui oxigênio suficiente.
A dor da angina se assemelha a uma pressão, um aperto ou mesmo um endurecimento do peso e pode indicar uma doença arterial coronariana.
O tratamento da angina depende da gravidade da situação.
Em uma situação inicial poderão ser receitados anticoagulantes, além de medicamentos para reduzir o colesterol, controlar a pressão alta, diminuir a ansiedade. Em casos mais graves pode ser necessária a realização de uma angioplastia, para manter a artéria aberta.
O paciente poderá seguir outras recomendações médicas, entre eles:
- Fazer exercícios físicos;
- Perder peso;
- Deixar de fumar, se for fumante.
Poderá gostar: Dor no osso da perna. Causas e tratamento 100% eficaz!
Arritmia cardíaca
Outra causa de dor no peito do lado esquerdo e que pode ser algo grave é a arritmia cardíaca corresponde à frequência insuficiente do ritmo de batidas do coração. Ela pode ser muito rápida, muito devagar ou ainda irregular.
Esse problema pode fazer com que o coração não bombeie sangue para todo o corpo, danificando o próprio coração ou o cérebro. Além de uma forte dor no peito, o problema pode vir acompanhado de:
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Tontura;
- Mal-estar;
- Desmaios;
- Falta de ar;
- Palidez;
- Suor frio.
O tratamento deve ser feito dependendo da gravidade do problema. Em princípio, medicamentos indicados pelo cardiologista amenizam a situação.
Porém, se for mais grave, poderá exigir cirurgia, inserção de marca-passo e até mesmo o uso de desfibrilador para controlar o batimento.
Problema nos pulmões
É muito comum que a dor no peito do lado esquerdo indique problema na região dos pulmões. Isso porque, uma parte do pulmão fica no tórax, atrás do coração, fazendo com que a dor se pareça com um problema cardíaco. A dor pode aparecer no lado esquerdo ou direito e piora quando a pessoa inspira mais profundamente, afetando a respiração.
Pode acompanhar os seguintes sintomas:
- Falta de ar;
- Chiado;
- Tosse.
Essa dor pode indicar que a pessoa tenha asma, bronquite ou alguma infecção pulmonar. O tratamento adequado dependerá da causa principal, mas, em geral, requer um medicamento que deve ser ministrado por um pneumologista. Não se automedique.
Ansiedade
Ansiedade e estresse em excesso podem provocar dores fortes no peito, causadas pelo aumento dos batimentos cardíacos e por uma maior tensão muscular nas costelas. Normalmente esse aperto no peito é acompanhado de respiração rápida, batimentos cardíacos acelerados e sudorese.
O ideal é evitar situações estressantes e procurar um médico ou um psicólogo para detectar a raiz desta ansiedade e estresse. Abaixo listamos algumas ações que poderão ajudar a relaxar:
- Tome um chá natural com propriedade calmante;
- Descanse em um local tranquilo;
- Faça exercícios físicos;
- Tenha alguma atividade de lazer (veja um filme, leia um livro etc.).
Poderá gostar: Dor embaixo da costela direita. O que pode ser?