Dor no pé da barriga do lado direito [Tudo o que precisa saber]
A dor no pé da barriga do lado direito é um problema que pode atormentar homens e mulheres.
Esse desconforto pode estar ligado a inúmeras causas, que apresentaremos a seguir neste artigo.
É bom ficar atento, pois na maioria das vezes pode representar algo grave e que deve ser verificado com certa brevidade.
Sem mais demoras vamos passar as causas e a alguns tratamentos para esta dor.
Tabela de conteúdo
Causas da dor no pé da barriga do lado direito
- Apendicite
- Diverticulite
- Hérnia Inguinal
- Cisto no ovário
Apendicite

Apendicite
Uma das maiores preocupações quando a pessoa sente dor no pé da barriga do lado direito é porque pode ser apendicite. Ela ocorre quando o apêndice, pequena bolsa situada no começo do intestino grosso, se inflama.
A dor pode começar de forma leve no centro da barriga. No entanto, com o passar do tempo, ela começa a se direcionar para a parte inferior do lado direito, local onde se encontra o apêndice, e fica cada vez mais aguda e intensa.
As causas para a apendicite não são muito claras ainda dentro da medicina.
Porém, há duas situações que contribuem para a inflamação do apêndice:
- Obstrução ocasionada por gordura ou mesmo fezes;
- Algum tipo de infecção, gerada por vírus.
A apendicite é uma condição que requer rapidez no diagnóstico e tratamento. Isso porque, caso a bolsa estoure, poderá infeccionar outros órgãos.
A única forma de tratar o problema é por meio de cirurgia, em que é retirado o apêndice, sem causar qualquer risco à saúde do paciente.
Poderá gostar: Dor no pé da barriga. O que pode ser?
Diverticulite

Diverticulite
Outro problema que provoca muita dor no pé da barriga do lado direito é a diverticulite, um problema que ocorre na parede interna do intestino grosso ocasionada pela inflamação dos divertículos, quistos ou bolsas que ficam naquela região.
A medicina não detectou ainda o que leva a essa produção dos divertículos e sua consequente inflamação.
Contudo, há fortes indícios de que uma dieta pobre em fibras (e muito rica em arroz branco, pão branco, cereais matinas e bolachas) contribui para o surgimento desse problema.
Isso faz com que seja mais difícil defecar, deixando as fezes mais duras, o que leva a um maior esforço, pressionando o cólon ou os intestinos, facilitando o surgimento desses quistos.
Com isso, pedaços das fezes podem se prender a essas bolsas e provocarem a infecção ou inflamação.
O tratamento da diverticulite depende do quanto o quadro está avançado.
Em geral é indicado repouso, uma dieta baseada em líquidos e antibióticos. Casos mais graves podem requerer cirurgia e, posteriormente, uma dieta rica em fibras para evitar novos problemas.
Hérnia Inguinal

Hérnia Inguinal
Outro problema que ocasiona muita dor na região é a hérnia inguinal.
Trata-se de um processo no qual uma parte do intestino percebe uma fraqueza na área do abdômen e a empurra, causando uma protuberância na região inguinal (virilha). Essa saliência pode ser vista embaixo da pele.
É uma situação comum devido ao não fechamento adequado desse canal, especialmente entre os homens. O lado direito da barriga sofre mais com esse problema, pois o testículo direito costuma ser o que demora mais a descer.
Além da dor é possível ter outros sintomas:
- Febre;
- Interrupção das evacuações e da eliminação de gases;
- Irritação e choro persistente no caso dos bebês;
- Náuseas;
- Vômitos.
A forma de tratamento mais adequada é por meio de cirurgia.
Caso ela não seja retirada, poderá descer para a bolsa escrotal e até mesmo para o joelho. Portanto, ao ter dores no pé da barriga do lado direito e perceber uma protuberância na região próxima à virilha, procure um médico.
Cisto no ovário

Cisto no ovário
O cisto no ovário traz inúmeros incômodos para as mulheres na região inferior da barriga. Os cistos são bolsas com líquidos que surgem sobre o ovário ou mesmo dentro dele.
O cisto mais comum é o funcional, que acontece durante o ciclo menstrual nas mulheres de idade fértil. Todo mês cresce um folículo no ovário. É ali que o óvulo se desenvolve e é liberado.
Quando esse processo não ocorre, forma-se um líquido e surge o cisto.
Além da dor no pé da barriga, é possível sentir os sintomas abaixo:
- Dor ao evacuar;
- Dor durante as relações sexuais;
- Náusea;
- Inchaço no abdômen;
- Vômito.
Em geral espera-se que o cisto desapareça da mesma forma que surgiu. São feitos exames regulares para comprovar o seu desaparecimento. No entanto, caso ele não suma sozinho, pode ser recomendada a cirurgia para a retirada dos cistos. O consumo de anticoncepcionais ajudar a impedir que novos cistos apareçam.
Poderá gostar: Dor no peito do lado esquerdo pode ser algo grave… Causas e tratamento
Tirou algumas dúvidas,pois estou com dor na barriga do lado direito e quando aperto foi muito.vou tomar Buscopan para ver melhora , vcs tem mais alguma opinião obrigado
Assim à distÂncia é difícil avaliar todos os sintomas. Melhorou com o Buscopan?
sinto dores no pé da barriga do lado direito,as vezes vejo tipo caroço que sobe. mais assim que passo a mão some, dizem que é normal aparecer em gente (magras).