Dor no Bico da Mama
A dor no bico da mama pode ser bastante comum de ocorrer nas mulheres.
No entanto, as causas são bastante variadas e precisam ser investigadas, pois pode ser algo simples como o uso de um sutiã inadequado ao tamanho e estrutura dos seios que acabe por incomodar você, mas também é possível que esteja ligado a outros problemas, o mais grave deles, o câncer de mama.
Desta forma, é fundamental procurar um médico caso a dor não passe. Neste artigo vamos nos aprofundar sobre as causas que geram esse incômodo e também indicar os tratamentos mais adequados para cada caso.
Tabela de conteúdo
As principais causas da dor no bico da mama

Imagem: PixBay
A causa mais comum da dor no bico da mama é a partir da fricção do tecido junto aos seios. Isso pode ocorrer tanto no mamilo esquerdo como no direito.
Normalmente é ocasionado por um sutiã muito grande ou por uma camisola apertada demais, que esfregue contra os mamilos e gere essa irritação. Mas há outras formas, que podem indicar problemas mais complexos.
Menstruação
É possível que algumas mulheres sintam dor no bico da mama durante o ciclo menstrual, mas antes da menstruação em si.
A dor neste caso surge por conta do aumento do estrogênio e da progesterona no organismo, o que faz com que os seios se encham de fluidos e aumentem de tamanho.
Esse problema desaparece após o fim do período menstrual.
Dermatite
A dermatite pode gerar incômodos na região dos seios. É o caso da descamação da pele, do surgimento de crostas e de bolhas ou manchas vermelhas (eczema) em torno do mamilo.
A dermatite nada mais é do que uma reação alérgica da pele após contato com alguma substância. É provável que sabões ou detergentes diversos possam causar a dermatite.
Câncer de mama
O pior cenário de quando uma mulher tem dor no bico da mama é quando se trata de um câncer na região. No entanto, somente a dor não aponta com precisão que a pessoa esteja com esse problema.
É o caso de estar acompanhado de outros sintomas, tais como:
- Caroço na mama;
- Mamilo produzir líquidos que não sejam leite mamário;
- Alterações no formato ou tamanho de um dos seios;
- Mudanças na forma ou na cor do bico da mama.
Caso você perceba que a dor no bico da mama está acompanhada de outros sintomas como esses mencionados acima, procure imediatamente um médico, que irá investigar e detectar se há um câncer de mama ou se é outra enfermidade.
Amamentação
Uma dor no bico da mama bastante comum é aquela provocada após a amamentação.
Isso porque, o bebê faz muita força durante o processo de sucção do leite materno, logo, é plenamente normal que a mamãe sinta dores na região ao término da alimentação.
Mastite
A mastite é uma infecção que deixa as mamas inchadas, doloridas e com uma cor avermelhada. Pode incluir ainda febre e calafrios.
Trata-se de um problema que surge quando o leite se prende em um dos dutos mamários e as bactérias se desenvolvem na região. Caso não haja tratamento, a mastite pode levar à criação de pus e abcessos na região.
Candidíase mamária
Esta infecção também pode aparecer durante a amamentação. Trata-se de um fungo que faz com que os mamilos sequem e se rachem por causa da amamentação.
A candidíase faz com que a mulher tenha uma forte dor no bico da mama após o término da alimentação do bebê. A criança, inclusive, pode ser infectada, ficando com manchas brancas na boca.
Gravidez
Dor no bico da mama pode indicar que a mulher esteja grávida.
É normal que nesse processo o corpo passe por inúmeras mudanças, como dor no peito, inchaço nos tornozelos e outras mais, todas causadas pelas mudanças dos hormônios dentro do organismo, que se alteram para dar conta de uma vida que será gerada ali.
É normal ocorrer também: náuseas e vômitos, mais idas ao banheiro para urinar, cansaço e indisposição matinal. A dor na região passa, mas certamente os seios passarão por um processo de crescimento ao longo da gravidez.
Tratamento para dor no bico da mama
O tratamento para este problema dependerá da causa que o originou. Por exemplo, se a dor é provocada por algum tecido, procurar sutiãs e camisolas mais confortáveis podem resolver a questão.
Já a dermatite é tratada por meio de cremes e loções que diminuem a inflamação. No caso da candidíase, um creme antifúngico deve ser aplicado no local. Para curar a mastite, o médico deverá prescrever um antibiótico que combata a infecção.
As dores provocadas exclusivamente pela amamentação podem ser tratadas com analgésicos, mas também de forma natural. Por exemplo, aplique nos seios uma compressão quente e úmida. Pomada de lanolina ajuda a evitar que o mamilo fissure.
No caso do câncer de mama, após o diagnóstico médico, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para a retirada do nódulo do seio, além de sessões de radioterapia e quimioterapia.
E então, já sabe as causas e os tratamentos para as dores nos bicos das mamas? Qualquer dúvida é só perguntar!