Dor na virilha lado esquerdo. Causas e tratamento
Normalmente a dor na virilha, dobra ou cavidade entre a parte interna da coxa e o tronco, atinge maioritariamente as grávidas ou atletas que praticam desporto de alto impacto como o andebol, futebol ou até mesmo corrida.
Na maioria dos casos não significa nada grave mas é bastante incomodativa, e pode surgir quer na virilha direita ou na esquerda. Pode ser causada por artrite nas articulações da bacia, distensões musculares entre outros fatores. Veja ao longo do artigo as causas e os melhores tratamentos.
Tabela de conteúdo
Dor na virilha na gravidez
A dor na virilha pode não atingir todas as grávidas, e por vezes um atividade física leve pode até resolver o problema.
Esta dor costuma afetar mais as mulheres que estão no último semestre da gestação, devido ao tamanho do bebé e ao peso que a mulher aumenta durante a gravidez, que no mínimo pode ser de 8 a 10 quilos.
Esta dor quando muito intensa pode atingir outras zonas à volta da virilha, como a vagina e até mesmo o ânus.
Esta dor também deve-se porque o corpo precisa de ajustar toda a região pélvica para que o bebé possa se sentir confortável quer durante a gravidez, quer também durante o parto. Por vezes, só o simples facto de o bebé se mexer para se encaixar melhor, já traz desconforto e dores na região pélvica.
Poderá gostar: Dor no pé da barriga. O que pode ser?
Esta situação é normal, mas convém sempre avisar o seu médico ou obstetra das dores, para que assim a aconselhe da melhor maneira possível, e poderá mesmo receitar algum analgésico ou relaxante muscular.
Porque me dói a virilha do lado esquerdo?
Se está grávida, a causa é, como já foi mencionado anteriormente, o ajustamento do corpo para o crescimento do feto durante a gravidez, bem como a sua passagem na hora do parto. O peso também ajuda a intensificar as dores, pois a região irá sentir mais pressão.
A dor da virilha também pode ser uma consequência da prática de algum desporto ou atividade física de alto impacto, provocando lesões e distensões musculares.
A dor de virilha também poderá ser um sintoma de outros problemas, veja alguns na lista abaixo:
- Artrose
- Apendicite
- Prostatite (inflamação da próstata)
- Litíase renal (Pedras nos rins)
- Gânglios linfáticos aumentados (ínguas)
- Inflamação ou tumores no testículo
- Inflamação nos intestinos
- Diferença no comprimento dos membros inferiores
- Infeção urinária
- Hérnia inguinal
Tratamento para a dor nas virilhas – Lado esquerdo e direito
O tratamento depende da causa, por isso aconselha-se que procure o seu médico para saber um diagnóstico correto, para assim começar logo um tratamento.
Se a dor nas virilhas for causada pelo desporto ou atividade física, artrose e gravidez, normalmente o tratamento passa por anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Mais uma vez, deverão ser prescritos por um médico, não é aconselhada a automedicação.
Se a dor for provocada por um apendicite, ou uma inflamação nos intestinos, deverá recorrer a um médico urgentemente pois poderá ser necessário uma cirurgia.
Os antibióticos também poderão ser necessários para o tratamento da dor na virilha, se esta for causa por infeções como a prostatite, infeção urinária e infeção das ínguas.
Deverá também procurar o aconselhamento de um ortopedista, se a dor for uma consequência da diferença de comprimento dos membros inferiores.
Conclusão
A dor da virilha é comum em atletas de desportos de alto impacto e grávidas, devido ao esforço feito na região pélvica.
O tratamento mais comum tem como base relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Normalmente esta dor não é grave, mas também pode ser um sintoma de algo mais grave, por isso é aconselhado uma ida ao médico para assim conseguir um diagnóstico correto e partir para o tratamento.