Dor na perna esquerda pode ser infarto?
O Saúde Vital tenta procurar pela Internet algumas das dúvidas mais perguntadas pelas pessoas em fóruns e websites e responde-as da melhor forma possível. A dúvida que nos surgiu hoje foi: será que a dor na perna esquerda pode ser infarto?
Antes de mais vamos esclarecer o que é um infarto e como ele pode ter origem no corpo de qualquer pessoa.
O infarto ou enfarte é a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele. Quando existe uma lesão arterial que diminua a irrigação de um órgão este órgão passa a sofrer de isquémia. Se o problema arterial não for resolvido rapidamente então dá-se o que se chama de “enfarte” – as células morrem. Assim, enfarte é sinónimo de necrose.
Um infarto, ou ataque cardíaco, chega muito rapidamente, por isso é necessário reconhecer todos os sintomas e verificar se realmente coincidem com eles.
Tabela de conteúdo
Dor na perna esquerda pode ser infarto?
Infelizmente pode sim.
A dor na perna esquerda, ou dor nas pernas, pode estar relacionada com a má circulação do sangue.
Quando ocorre uma má circulação do sangue nas pernas a probabilidade de vir a sofrer de um ataque cardíaco aumenta para 5 vezes, o que significa isto?
Quando sente dor nas pernas ao realizar exercício físico, a caminhas ou tem manchas castanhas na pele ou frio de forma muito excessiva nos pés poderá estar a lidar com uma doença que aumenta em até cinco vezes os riscos de infarto.
Muitas das vezes esses sintomas são ignorados pela maioria das pessoas, mas fique a saber que devem ser levados muito a serio.
Para resumir, sintomas do infarto “através das pernas” são:
- Dor nas pernas a fazer exercício físico;
- Dor ao realizar caminhadas;
- Aparecimento de manchas castanhas na pele;
- Frio excessivo nos pés.
As varizes não têm qualquer relação com o aparecimento de um infarto.
Sintomas de infarto silencioso
Existem vários sintomas de infarto silencioso, aliás, o infarto é por si só uma doença que não trás sintomas muito visíveis nem que dê nas vistas, por isso é muito importante andar sempre atento a alguns dos sintomas mais comuns do infarto.
Tosse
A tosse ocorre quando existe a acumulação de fluídos nos pulmões e pode muito bem ser o aviso de um ataque cardíaco em iminência.
Tenha muito cuidado com este sintoma, pois por vezes apenas o associamos a constipações e outras doenças e nunca nos lembramos que pode ser um dos sintomas do ataque cardíaco.
Pessoas que fumam muito têm mais probabilidade de ter este sintoma, aliás, é frequente ver pessoas que fumam a tossir, e é mesmo por causa disso, devido a acumulação de fluídos nos pulmões por causa do fumo do tabaco.
Não confunda a tosse por constipação e/ou de outras doenças com a tosse de aviso do ataque cardiovascular, é muito importante ficar atento/a!
Dores nos braços
As dores nas pernas podem ser infarto e as dores nos braços também!
Na maioria dos casos, mais relacionados com os homens, as dores no peito passam também para os braços, ombros, cotovelos e as vezes até mesmo para o pescoço.
A dor nesses locais pode ser contínua ou intermitente, por isso esteja atento/a a cada uma delas.
Batimentos cardíacos rápidos
Normalmente o nosso ritmo cardíaco aumenta quando realizamos exercício físico. Isso faz aumentar o número de batidas por minuto do coração.
Porém, em algumas pessoas, o batimento cardíaco está constantemente elevado e isso pode ser um aviso de um infarto silencioso quando acompanhado pelos sintomas:
- Fraqueza;
- Tonturas;
- Dificuldade respiratória.
Esteja atento/a aos sintomas acima, por vezes são ignorados e podem indicar um ataque cardíaco em iminência.
Dor de estômago
Este sintoma é mais comum nas mulheres, ou seja, são sintomas de infarto feminino. Quando está para acontecer um ataque cardíaco elas sente uma dor forte no estômago, acompanhada de uma pressão abdominal repentina.
Mas lembramos que nem sempre este sintoma está relacionado com os sintomas de infarto silencioso, pode estar relacionado a:
- À influência;
- Úlceras;
- Problemas de acidez estomacal
As dores diminuem quando fica em repouso, mas continua sempre aquele desconforto dentro de nós.
Se tiver algum dos sintomas é extremamente recomendável ir ao seu médico de família (ou particular) para que ele lhe faça um diagnóstico e lhe recomende o tratamento mais adequado o mais rapidamente possível.
O primeiro passo para não sofrer um infarto é deixar de cometer os erros que o levam a aparecer!
Esperamos que este artigo o/a tenha ajudado e lhe tenhamos esclarecido a dúvida se a dor na perna esquerda pode ser infarto.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário abaixo, teremos todo o gosto em responder.
Abraço 🙂
Boa noite?
Me chamo girlene e tenho muitas dores na regiao do ombro onde irradiam para bracos e latejam muito algo que doe tanto que me tira o sono fico com faltas de ar afadigada e doe tambem acima do peito.E minha perna acontece a mesma coisa queima muito dor irradiante incha e quando isso acontece nao consigo pisar o pe no chao.Me ajude tirei alguns raios x mais nao constou nada.
Desde ja agradeco pela compreensao!
Sem mais Girlene
Boa noite eu sinto uma dor muito forte na perna esquerda, e braço esquerdo já falei nisto à minha medica de família …
Ela me disse que é da coluna tenho também de vez em quando dor muito forte no estomago …Ela diz que são gases acumulados também sinto batidas do coração muito fortes e estas dores não desaparecem nem mesmo quando estou a descansar se me poderem ajudar de alguma forma agradeço uma boa noite