Dor na mama esquerda. O que é?

A dor na mama esquerda acontece frequentemente, antes e depois da menopausa e essas dores podem ser agudas ou cronicas.

Este tipo de dores podem ter varias origem, não tão simples quanto parecem, o segredo é conseguir identificar qual a origem da sua e arranjar uma solução o mais rapidamente possivel, pois com doenças mamárias não se pode brincar.

Dor na mama esquerda

Dor na mama esquerda

Sentir dor na mama esquerda é normal?

Abaixo fica um pequeno vídeo de introdução do artigo, onde um Doutor conceituado vai explicar se sentir dos nos seios é normal.

Caso não queira assistir ao vídeo continue simplesmente a ler abaixo dele.

Dor na mama esquerda, quais as causas?

Existem diversas causas para esse tipo de dor, mas a causa mais comum é devido a algumas mudanças hormonais.

Se estiver a sentir dores consistentes no seio esquerdo e na axila e/ou em torno da mama esquerda poderá estar a enfrentar as seguintes causa:

Cancro da mama? Provavelmente não!

Decidi começar com o cancro da mama pois é o que mais assusta as mulheres, e com razão, ninguém merece sofrer dessa terrível doença que acaba em morte para muitas das pessoas.

Felizmente é muito improvável que a dor no peito esquerdo ou direito esteja associado a esta doença, mas porquê? É simples, um dos sintomas do cancro não é a dor, e normalmente os tumores que doem na mama estão associados a tumores benignos, muito pouco graves.

Então se tiver dor no peito, na mama esquerda ou direita fique descansada pois as probabilidades de ter cancro da mama são quase nulas.

Tendo acabado com esta preocupação vamos prosseguir com as outras possíveis causas.

Fibroadenoma

O que é fibroadenoma?

É pouco conhecida, mas a verdade é que são pequenos nódulos não cancerosos compostos por um tecido bastante fibroso, daí a origem do seu nome.

Estes pequenos nódulos podem causar dores intensas na mama, por isso se tem dores intensas pode estar a sofrer de fibroadenoma.

Mastite

A mastite ocorre normalmente durante a amamentação.

Trata-se de uma infeção causada pela própria amamentação, e é bastante comum.

Em alguns casos podem aparecer também em mulheres que não estão a amamentar, mas muito raramente, por isso se não está amamentar quase de certeza que não sofre com mastite.

Flutuações hormonais

As flutuações hormonais ocorrem durante o período e é mais conhecida como SPM (síndrome pre mentrual) e pode ser uma das razões para quem sofre de sensibilidade mamária constante.

O que as flutuações hormonais fazem é tornarem os tecidos da mama mais finos e sensíveis, levando a dores intensas quando se toca na mama

Mamas muito grandes

Pode parecer estranho, mas é bem verdade, ter as mamas muito grandes pode causar dores intensas, nao só dor na mama esquerda mas também na mama direita como é óbvio.

Quando maior for a mama maior será o peso aplicado, e maiores serão as dores.

Para além da dor no seio esquerdo e direito pode também levar a problemas relacionados com a coluna, pois com o peso das mamas a nossa postura tende a piorar dia após dia, pois andamos mais curvadas.

Costocondrite

A costocondrite é mais comum em crianças pequenas e tem como origem a inflamação da articulação que faz a ligação com as costelas superiores com o esterno.

Felizmente costocondrite é uma condição com cura, e é relativamente fácil de tratar, mas infelizmente enquanto não for tratada causa dores intensas na mama esquerda, por isso é recomendado tratar o mais depressa possível.

Estes são algumas das causa das dores no peito esquerdo, analise todas elas e veja qual se adequa ao seu caso.

Não entre em desespero se sentir dor na mama ou em torno da região mamária esquerda, pois a maioria dos problemas têm curas fáceis, e o cancro da mama provavelmente não está associado a essa dor.

Consulte sempre um especialista após se informar, recomendamos que faça todos os exames necessários para diagnosticar o seu problema e consequentemente resolvê-lo o mais rapidamente possível.

E então, o que achou do nosso artigo sobre dor na mama esquerda? Se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em comentar!

Poderá gostar:

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.