Dor na batata da perna, veja o que significa e como tratar
A dor na batata da perna é também conhecida como dores nas panturrilhas. Decidi colocar este termo no título pois muitas pessoas não sabem dizer o nome científico e procuram por “batata da perna”, e assim encontram facilmente a informação que necessitam aqui no blog.
As dores nessa região são bastante comuns, e existem muitas pessoas a pedirem ajuda para saber algumas das suas causas e também como tratar.
E é isso mesmo que vamos apresentar neste artigo.
Tabela de conteúdo
Dor na batata da perna, qual o seu significado?
Gostamos muito de deixar as explicações bastantes claras, por isso vamos deixar a explicação do Wikipedia com o significado da famosa dor, foi a melhor que encontramos na Internet, e assim facilmente vai ficar a saber o que é a panturrilha da perna.
A pantorrilha (também chamadas de panturrilha, sura, batata ou barriga da perna, gêmeos ou coração venoso periférico) é uma proeminência muscular denominada tríceps sural, situada na face póstero-superior de cada uma das pernas, formada principalmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo. Também pode ser denominada de região gemelar. As pantorrilhas são inervadas pelo nervo tibial.
DE: Wikipedia
Causas da dor na batata da perna
Existem várias causas para esta dor, por mais incrível que pareça é uma dor extremamente comum, por isso as suas causas á são bem conhecidas.
Dores fortes: Caso as dores sejam extremamente fortes e agudas é muito provável que esteja a lidar com uma distensão do músculo da panturrilha (gastrocnêmio). Isto acontece normalmente quando se realiza muito exercício físico, e quando ocorre um esforço dos músculos em excesso.
Dores menos fortes: Outra causa das dores, que normalmente originam dores um pouco mais leves, são as cãibras.
Uma cãibra ocorre quando o músculo fica contraído durante alguns minutos, e caso a cãibra seja fraca as dores não são muito intensas, mas quando é mais demorada as dores também podem chegar a ser extremamente intensas!
Exercícios para a panturrilha, devemos realizar?
Tal como falado acima, a principal causa da dor na batata da perna é a distensão do músculo da panturrilha que acontece quando realizamos exercício físico.
O que deve fazer para evitar isso é realizar o aquecimento antes de realizar qualquer tipo de exercício físico que necessite da aplicação de uma força maior.
Ou seja, o exercício a fazer é nada mais nada menos que um simples aquecimento, para “aquecer” os músculos e para não os colocar em grandes pressões sem que antes eles estejam exercitados.
Dor na batata da perna constante
Se a dor na barriga da perna for constante é provável que esteja a lidar com uma inflamação um pouco mais grave.
Quando a dor na barriga da perna é constante é recomendado o uso de relaxante muscular e/ou anti-inflamatório, e para além disso também é preciso repouso até que as dores desapareçam.
Poderá tomar também comprimidos anti-inflamatórios. Se for a uma farmácia e explicar as dores que está a sentir facilmente lhe recomendam um que lhe acabará com as dores em pouco tempo.
Pode também optar pela pomada, também é bastante recomendada devido à sua eficácia local.
Dor na batata da perna pode ser trombose
Este é um tópico um pouco a parte, mas decidi colocar pois o Saúde Vital recebeu 2 emails com esta pergunta.
Afinal a dor na panturrilha pode ser trombose?
Fique descansado/a, em princípio os sintomas não estão relacionados, e muito dificilmente poderá querer dizer que está prestes a aparecer uma trombose.
Tal como referi acima, fique descansado/a.
Outras prevenções básicas para a dor não aparecer
Existem algumas coisas básicas que podemos fazer para evitar a dor na barriga da perna constante (normalmente ocorre mais ao andar, mas por vezes também em repouso), algumas delas são:
- Parar de fumar, ou pelo menos tentar reduzir na quantidade de cigarros (muito importante);
- Evitar comer comidas com altos teores em gordura;
- Realizar exercício físico e nunca esquecer de fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos;
- Controlar os diabetes e a hipertensão (veja como baixar a tensão arterial);
Para finalizar queria deixar o aviso que se a dor na batata da perna for recorrente e não diminuir com o gel/comprimido anti-inflamatório e com o relaxante muscular é recomendado que vá ao seu médico de família para ele lhe fazer um diagnóstico mais aprofundado e lhe diagnosticar uma resolução para o seu problema.
Abraço! 🙂
Achei bastante legal esse site. Puxa chegou meu novo colchão. Peguei aquele kenko patto que ajuda a melhorar dor nas costas. Finalmente acertei num colchão… Comprei desse site da kenko patto que fala sobre hérnia de disco http://hernia-de-disco.com/dor-nas-costas-ao-respirar. Perdi a conta de quantos colchões peguei e não me adaptei.
Olá, tudo bem?
Ainda bem que gostou, qualquer dúvida estamos à disposição!
Abraço 🙂
Keria sabe oq pode se tenho dores frequentes na panturrilha parece que os nervos tão todos embolado tenho medo q seja algo serio
Olá Daiane,
Recomendo vivamente que marque uma consulta com o seu médico de família. Só ele pode diagnosticar o problema pra você.
As melhoras,
Dr.Rogério.