Dedão do pé dormente – 7 Problemas Que o Originam

Ter o dedão do pé dormente assusta muitas pessoas pois pode estar diretamente relacionado com doenças graves como os diabetes, mas normalmente não passa de problemas de circulação do sangue que podem ser facilmente resolvidos.

Neste artigo vamos mostrar algumas das causas e tratamentos para esse problema que normalmente causa dormência no dedo grande do pé devido a ser o dedo maior que precisa de uma maior circulação de sangue para se manter ativo.

Vamos mostrar pra você 7 problemas que podem indicar problemas no seu organismo que façam com que fique com o dedão do pé dormente, alguns mais graves que outros. Vamos falar de todos eles e esclarecer as principais dúvidas dos pacientes face a este problema.

Dedão do pé dormente é grave?

Dedão do pé dormente

Por vezes pode ser um sinal de alerta do seu corpo sim! Mas na maioria das vezes não é nada de grave.

Normalmente está relacionado com a má circulação do sangue, por vezes devido a alguma deficiência em seu organismo ou devido a alguma coisa que você esteja fazendo que está a impedir que o sangue circule livremente em seu corpo.

É importante analisar todas as causas para este problema e verificar se alguma delas pode estar relacionada consigo e com o seu problema, assim se suspeitar de algo já fica com uma ideia do que pode ter para contar ao seu médico de família para que ele lhe diagnostique uma solução o mais rápido possível.

Porque tenho dormência no dedo grande do pé?

Este dedo é sem dúvida alguma dos mais afetados e tem um motivo muito forte para acontecer! Por norma quanto maior for a parte do corpo de mais sangue precisa para se manter a funcionar corretamente.

Neste caso o dedo grande do pé é o dedo maior do seu pé por isso precisa de mais sangue que os restantes para funcionar corretamente e sem ficar dormente.

Quando ocorre a má circulação de sangue esse dedo do pé é o mais afetado por isso é o que fica mais dormente e faz você sofrer mais com desconforto e por vezes com algumas dores agudas.

Já percebeu porque esse dedo é o mais afetado? Então vamos avançar para as causas e algumas soluções para o seu problema!

Dedão do pé dormente – 7 Problemas Que o Originam

Vamos indicar os 7 problemas mais comuns que originam essa dormência que está causando desconforto em você. Veja se alguma delas pode estar relacionada consigo para arranjar um tratamento adequado o mais rapidamente possível.

Má circulação do sangue

Esta é sem dúvida a causa mais comum que origina o dedão do pe dormente. Quando o sangue não consegue chegar a determinada extremidade do corpo essa parte tende a ficar dormente pois começa a perder a sensibilidade.

As partes extremas do corpo, como os dedos das mãos e dos pés, são as últimas a receberem o sangue bombeado pelo coração e se você tiver problemas de má circulação os seus dedos vão ser os primeiros a dar o alerta.

Normalmente este problema pode ser tratado com alguns medicamentos diários, mas cada caso terá de ser avaliado individualmente por um médico especialista.

Uso de roupa/calçado apertado

A má circulação do sangue nem sempre está associada a problemas do corpo. Você pode estar a causar o problema e nem sequer saber!

Se utilizar calças muito apertadas está a apertar as veias que transportam o sangue fazendo com que ele não circule livremente pelo seu corpo. Para o sangue chegar aos seus pés tem de passar pelas veias das pernas e se elas estiverem “fechadas” ele não vai passar na quantidade necessária causando assim dormência.

O calçado apertado pode também ser uma das causas. Utilize calçado que não lhe sufoque os pés, tal como chinelos de dedo, assim tem a certeza que seus pés “respiram” livremente e deixam o sangue circular por todos eles.

Diabetes

Por vezes você fica com o dedão do pé dormente e não se lembra do que poderá ser… Mas se tiver diabetes já tem a sua resposta!

Os diabetes levam também a dormência nas mãos, nos braços e nas pernas.

Se tiver diabetes é importante avaliar bem o problema junto de seu médico para que ele não se agrave.

Falta de vitamina B12

Sabia que a vitamina B12 é responsável por nos fazer rir e ficarmos felizes? Mas ela ainda é responsável por muitas outras coisas…

Para além de prevenir problemas cardíacos e cerebrais ela é indispensável para uma boa manutenção do sistema nervoso. Se ela faltar em seu corpo terá sérios problemas no sistema nervoso e um desses problemas é ter o dedão do pé dormente, juntamente com outras partes do corpo.

Se achar que esta é a fonte do seu problema recomendamos que comece a ingerir alguns alimentos que possuam a vitamina, tais como: Carne, truta, salmão, atum, ostras e manteiga.

Para além disso existem alguns suplementos que podem ser comprados nas farmácias mas é evitável na maioria dos casos. Opte sempre pelo caminho natural, pelo menos quando tem essa possibilidade.

Joanetes

Os joanetes influenciam muito na saúde dos nossos pés. Se tem joanetes fique ciente que eles podem colocar seus dedos dormentes e com algumas dores e inflamações que causam bastante desconforto.

Recomendamos que vá à farmacia mais próxima de si e que compre medicamento indicado pelo farmacêutico e para além disso poderá utilizar calçado adequado ao seu problema.

O calçado recomendado para quem sofre de joanetes são sapatos mais abertos na parte da frente de modo a não apertar a região afetada.

Inflamação nas articulações

Se tem artrite é provável que comece a ter problemas de inflamação nas articulações.

Se essa inflamação for perto dos dedos dos pés pode ser muito bem a causadora do dedão do pé dormente.

Recomendo que vá ao seu médico de família e exponha o problema para que ele faça um diagnóstico e lhe recomende um tratamento o mais rapidamente possível.

E então, tem alguma dessas causas para o dedão do pé dormente ou nenhuma delas se adequa a si? Ficamos a aguardar o seu comentário no artigo com dúvidas ou sugestões!

Leitura sugerida:


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *