Cirurgia Bariátrica – Riscos Assustadores Que Ninguém Conta
A cirurgia bariátrica de redução do estômago envolve muitos riscos e é uma das cirurgias mais arriscadas que se pode fazer. Muitas cosias podem falhar e muita coisa pode correr mal, envolvendo assim dezenas de riscos que podem acontecer a qualquer momento e deixar em risco a sua vida.
O mal de muitas das clínicas que efetuam este tipo de operações é não deixarem cientes os seus cliques para o que pode correr mal, pois a muitas delas apenas interessa o preço que você paga para realizar esta operação de risco.
Os preços em Portugal variam muito, podem ir dos mil euros aos 5 mil euros, dependendo da clínica que escolhe. Como pode verificar os preços são bem elevados, por isso não falta interesse por parte da clínica para lhe realizar a operação.
Tabela de conteúdo
O que é a cirurgia bariátrica?
Veja a explicação presente na Wikipédia, foi a mais clara que explica de forma simples e precisa sobre o que é a cirurgia bariátrica:
Gastroplastia, também chamada de Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.
É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.
DE: Wikipedia
Basicamente é uma operação de redução de estômago.
Riscos da cirurgia bariátrica
Existem vários riscos na realização desta operação. Trata-se de um procedimento muito delicado e complicado, onde não existem margens para erros, e vamos deixar abaixo os principais riscos que pode enfrentar caso esteja a pensar realizar esta operação.
Lembramos que várias pessoas já realizaram a operação com sucesso, existem vários depoimentos na Internet. Os riscos existem em qualquer procedimento cirúrgico, por isso não pense que é apenas neste.
Risco 1: Complicações cirúrgicas
A cirurgia bariátrica é extremamente delicada e pode apresentar problemas relacionados com:
- Infeções internas e externas,
- Sangramentos,
- Entupimento dos vasos sanguíneos,
- Obstruções intestinais,
- Embolia pulmonar,
- Hérnias e pneumonia.
Esses são alguns riscos relacionados com as complicações cirúrgicas, e apenas estamos a começar.
Como pode ver desde já os problemas que podem estar associados a esta operação são muitos, vamos continuar com o artigo mesmo abaixo, continue a ler para ficar a par de todos os riscos.
Risco 2: A “síndrome de dumping”
A síndrome de dumping ocorre quando o indivíduo (já operado) ingere alimentos com alto teor de açúcar, tal como sumos, chocolates e/ou qualquer tipo de alimento com alto teor de açúcar.
O que acontece é ocorrer um esvaziamento rápido do estômago que faz com que o alimento seja transferido para o intestino delgado de imediato, o que resulta em sintomas como:
- Tonturas,
- Náuseas,
- Fraqueza,
- Queda de pressão arterial,
- Taquicardia,
- Transpiração e diarreia.
A síndrome de dumping é um dos riscos da cirurgia bariátrica, pois ao mínimo deslize poderá ter todos esses sintomas referidos acima.
Risco 3: Álcool e tabaco
Muitas pessoas são viciadas em álcool e tabaco, e largar esses vícios não é algo propriamente fácil, no entanto se realizar a operação terá de o fazer de imediato.
O problema é que nem todas as pessoas o conseguem fazer, e isso resulta em várias agravantes para o corpo.
A nicotina do tabaco vai prejudicar o processo de cicatrização da pele e ocasionar sérias infecções, enquanto o álcool atinge de forma muito intensa as paredes do estômago, fazendo com que seja cada vez mais difícil a absorção de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
Risco 4: Queda de cabelo e unhas quebradiças
Este é sem dúvida assustador.. Existem alguns depoimentos da cirurgia bariátrica, de pessoas reais, que sofreram queda de cabelo e unhas quebradiças à conta da operação.
Estes sintomas ocorrem devido ao défice de vitaminas e proteínas no organismo.
Para evitar correr este risco terá de procurar um nutricionista o mais depressa possível para que ele lhe faça um plano de dieta adequado ao seu corpo e à sua situação atual, assim evitará um défice de proteínas e vitaminas no corpo e consequentemente não sofrerá de queda de cabelo e unhas quebradiças.
Risco 5: Problemas no sistema digestivo
Um dos efeitos de realizar a cirurgia bariátrica é o facto de ela alterar a estrutura intestinal de forma um pouco extrema.
Tendo em conta estas alterações existem diversos riscos associados ao nosso sistema digestivo, tais como:
- Aumento da frequência evacuatória,
- Urgência evacuatória,
- Inchaço abdominal torna-se mais comum,
- Úlceras,
- Gases,
- Hemorragias.
Esses fora alguns riscos da cirurgia bariátrica que pode enfrentar. Lembramos que são apenas alguns deles, não vamos enumerar todos eles para não ficar com o artigo muito extenso.
Uma informação que pode ser útil a muitas das pessoas é que não se pode engravidar logo após a realização da cirurgia de redução do estômago, terá de esperar entre 15 a 18 meses para o fazer com segurança.
Depoimentos da Cirurgia Bariátrica
Nada melhor que esclarecer algumas duvidas ouvindo as palavras de um médico especializado, não é mesmo?
Neste vídeo que encontramos no Youtube, o Dr. Drauzio Varella vai esclarecer as principais dúvidas acerca da realização desta operação de redução de estômago.
Não vai poder ver apenas a opinião de um especialista, vai também assistir ao depoimento de algumas pessoas que já passaram pelo processo.
Assista ao vídeo abaixo, tenho a certeza que ele vai ajudar a tirar quase todas as suas dúvidas.
Para acabar o artigo lembramos também que quando é realizada uma gastroplastia a pacientes que sofrem uma perda de peso extrema é necessária realizar mais uma operação para a remoção da pele em excesso.
Isto porquê? Porque na ausência da gordura a pele irá ficar “caída” e mole, ficando a cair pelo corpo abaixo. Isso gera um desconforto enorme para todas as pessoas que passam por isso, logo esteja ciente que é outra das operações que terá de fazer.
Lembramos também que essa operação não envolve muito risco, praticamente todas elas são realizadas com sucesso e com uma taxa de satisfação de quase 100%.
Esperamos que tenha ficado esclarecida/o acerca dos riscos da cirurgia de redução do estômago, ficamos a aguardar o seu comentário abaixo!