Bolha de sangue na boca

Você já teve ou conhece alguém que já reclamou de estar com bolha de sangue na boca?

Este problema pode indicar vários outros que podem estar afetando a saúde da pessoa. A bolha pode aparecer nas bochechas, língua e gengivas e gerar inúmeros transtornos e dor durante as refeições.

Por isso, é importante ter um diagnóstico para que se saiba exatamente qual a sua origem para conseguir realizar o tratamento adequado e se livrar não só da bolha de sangue na boca como também dos outros males que podem estar acometendo a pessoa.

Neste artigo você vai conhecer as inúmeras causas que levam a esse problema, bem como o que fazer para superá-lo.


Bolha de sangue na boca: principais causas do problema

Bolha de sangue na boca

Como mencionamos acima, são diversas as causas que podem levar ao surgimento da bolha de sangue na boca. Vejamos as principais:

Úlceras orais

Um dos problemas mais recorrentes a aparecer na boca é o das úlceras orais.

Elas costumam surgir na forma de herpes labial, que também pode ser chamada de herpes febril ou ainda podem aparecer como as famosas aftas.

Tais úlceras surgem em uma resposta alérgica à ocorrência de bactérias, infecções, mudanças hormonais e outros problemas que podem estar incidindo em seu organismo.

Grande parte dessas úlceras orais são provocadas por algum tipo de trauma físico, isto é, morder a parte interna da boca ou mesmo a bochecha enquanto se está comendo.

Nesse caso, a bolha de sangue na boca geralmente desaparece após uma semana. No entanto, ela não deve estar infectada, senão pode levar a questões mais sérias.

Alergias

Pessoas alérgicas que acabam tendo contato com elementos que lhe causam a alergia podem desenvolver esse tipo de incômodo na boca.

Alimentos cítricos também podem afetar a região. Há ainda remédios que, dependendo do paciente, podem provocar reações alérgicas que levem às bolhas.

Deficiência de vitaminas

A ausência de vitamina C e B12 na sua dieta poderá fazer com que surja a bolha de sangue na boca. O consumo de tais substâncias é essencial para a sua saúde, já que fornecem inúmeros componentes para o nosso corpo.

A vitamina B12, por exemplo, é fundamental para a formação de células vermelhas do sangue, assim como para o DNA e para o sistema nervoso central, além e combater a anemia.

Já a vitamina C atua positivamente no sistema imunológico, combatendo o estresse, além de ajudar na absorção de nutrientes, melhorar o desempenho físico e diminuir o risco de gota.

Procure consumir alimentos que possuam essas vitaminais, tais como brócolis, goiaba, kiwi, laranja, leite, ovos, entre outros, que vão ajudar a fortalecer seu organismo e prevenir quanto a este problema.

Plaquetas baixas

A bolha de sangue na boca pode indicar a ocorrência de plaquetas baixas na sua corrente sanguínea.

Quando isso ocorre, o mecanismo responsável pela coagulação do sangue se torna menos eficiente, fazendo com que o sangue flua para a membrana mucosa e fique mais próximo à superfície da pele. Com isso, qualquer pequeno trauma ou lesão pode levar ao aparecimento da bolha na gengiva.

Angina bolhosa hemorrágica

A angina bolhosa hemorrágica (ABH) costuma afetar pessoas de idade, geralmente na cavidade oral, ou seja, aparece por baixo da língua ou mesmo na parte inferior das bochechas.

Tais bolhas de sangue na boca estouram logo após serem formadas, o que vai gerar feridas abertas no local.

Herpes nos lábios

A herpes labial faz com que surjam no céu da boca, nas bochechas ou na língua as bolhas de sangue. Pode acontecer também de a pessoa ter febre, fadiga e sensação de ardência na região.

Abuso no consumo de álcool e tabaco

O consumo exagerado de cigarro e bebidas alcoólicas também pode proporcionar esse tipo de problema.

Em geral, surgem úlceras nos lábios da pessoa. Isso ocorre, por exemplo, no caso do tabaco, pois seus componentes químicos podem gerar reações alérgicas. A melhor saída é diminuir o consumo dos dois, o que já vai produzir efeitos positivos na boca.


Tratamento para combater as bolhas de sangue na boca

O primeiro caminho para resolver o problema é consultar um médico, que irá fazer um diagnóstico completo para detectar qual é a causa que originou o surgimento desses incômodos na boca.

Após uma anamnese por parte do especialista, ele poderá solicitar exames e também indicar o melhor medicamento para acabar com o problema.

Há também alguns remédios caseiros que poderão ajudar a amenizar o problema ou até mesmo promover a cura. Entre eles temos o gargarejo de água quente ou de uma mistura de mel com pó de coco.

É possível também aplicar mel ou cera de mel no local afetado. Beber suco de tomate e amora também ajudam a recuperar os elementos que faltam para devolver a saúde a sua boca.

Por fim, é recomendado o uso de antissépticos bucais pelo menos duas vezes ao dia, pois ele pode ajudar na prevenção, evitando que apareça novamente a bolha de sangue na boca.

Artigos interessantes:


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, media: 3,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *