Ataques de ansiedade na noite
Sabia que 50% dos ataques de ansiedade ocorrem durante a noite? Os ataques de ansiedade durante a noite causam grande desconforto, pois logo após o ataque, a pessoa perde a capacidade de conseguir relaxar e dormir. Se sofreu algum ataque durante o sono, leia o resto do artigo de forma a perceber quais as causas e como tratar.
Tabela de conteúdo
Causas dos ataques de ansiedade na noite
Os ataques de pânico e ansiedade são a mesma coisa. Caracterizam-se por episódios intensos de medo. Por vezes também estão acompanhados de tremores, dificuldade em respirar, náuseas, hiperventilação e dores no peito.
A sensação que a pessoa que sofre um ataque destes, é de querer ir para um lugar seguro, mas sente-se incapaz de o fazer. Este tipo de condição afeta cerca de 3% da população adulta mundial (entre as idades dos 18 aos 54).
A noite deveria ser a altura em que o nosso corpo deveria relaxar e descansar, por isso quando acontecem estes ataques significa que a pessoa está sob um stress demasiado intenso e severo. Como o corpo não descansa, durante o dia também irá sofrer as consequências, por isso é algo que deve ser tratado logo que possivel.
Veja o que pode causar os ataques de ansiedade:
- Distúrbios do sono – Os ataques podem ser provocados pela dificuldade em dormir, colocando o corpo e o cérebro em cansaço extremo, desencandeando assim um série de fatores que podem levar ao estado de ansiedade. A apneia do sono também é uma das responsáveis, visto que a pessoa é acordada várias as vezes durante a noite, pois os batimentos cardiacos são alterados bem como a pressão arterial.
- Alimentação – Algumas bebidas como o chá, o café e o álcool, quando consumidos em excesso, podem desencadear ataques de pânico durante o sono. Também alimentos como elavadas taxas de açúcar e trigo, também eles podem ser uma causa. Lembrando que o consumo de drogas também é uma das principais causas.
- Pensamentos/traumas – Se uma pessoa já passou por um trauma na sua vida ou um momento menos bom, ao recordá-lo, e se juntar o facto de ter tido um dia complicado e mais stressante, isto pode mesmo desencadear um ataque de ansiedade.
- Desquilibrio hormonal – O facto de o corpo ter este tipo de desiquilibro é só por sim um factor forte. Um exemplo é a serotonina, uma substância produzida no cérebro que faz o corpo ficar relaxado e calmo. Se o cérebro não libertar a substância, irá criar um desequilibrio que afetar todo o organismo.
- Transtornos mentais – Algumas doenças relacionadas com a mente, como a depressão e a esquizófrenia, podem desencadear este tipo de ataques, pois estes são mesmo considerados um sintoma da doença.
Consequências
Como em qualquer condição anormal que se manifeste no nosso organismo, a procura por um médico ou especialista é sempre aconselhada, de modo a perceber qual a sua causa e qual o tratamento a seguir.
A consequência mais comum dos ataques de ansiedade à noite, é mesmo o cansaço extremo que atinge a pessoa durante o dia.
Se o corpo não descansa, a pessoa irá procurar formas de o manter acordado, como ingerindo mais café, o que pode desencadear novamente outro ataques, tornando-se assim um ciclo vicioso, por isso se tem ataques de pânico, procure o seu médico ou especialista para resolver o seu problema.
Tratamento
Só um especialista, normalmente um psiquiatra, é que saberá qual o melhor tratamento para a pessoa em questão. Cada caso é um caso, e como as causas podem ser variadas, os tratamentos também o podem ser.
Sessões de psicanálise são comuns para tratar pacientes que sofram de ansiedade, mas também a hipnoterapia pode ser usada, para que de forma mais profunda se consiga perceber a origem dos ataques.
Assim, alguns médicos podem recorrer a medicação para controlar os ataques como antidepressivos e ansioliticos.
Tratamentos Naturais
Contudo, existem alguns truques que pode fazer para se sentir mais relaxado:
Camomila ou Erva-cidreira – A camomila é conhecida para ajudar acalmar mas a cidreira também. É aconselhado tomar antes de ir dormir para reduzir o stress.
Exercicio fisico – Está provado que a prática de exercicio fisico ajuda no combate ao stress, por isso procure fazer algo durante o dia, nem que seja uma caminhada.
Banho – Se for possivel tome um banho de imersão para ajudar a relaxar o corpo antes de ir dormir. Está provado que este tipo de banho é um dos grandes aliados para uma boa noite de sono.
Suplementos Naturais – há alguns bons suplementos mas vou-lhe recomendar o Stress Support, que é um suplemento 100% natural destinado a prevenir os sintomas de ansiedade. A mistura especial de ingredientes naturais dentro do Stress Support hospeda uma série de benefícios para a mente e o corpo. Estes incluem a regulação da atividade cerebral, reduzindo o estresse, elevando o humor e depressão, e também a regulação dos efeitos adversos fisiológicos a ansiedade tem sobre o corpo.
Pode comprá-lo diretamente pela internet, bastando aceder à página do produto aqui. Tem 3 opções de compra, pode comprar 1 frasco com 60 comprimidos, 2 frascos com 120 comprimidos ou 4 frascos com 240 comprimidos, claro que quanto mais comprar mais barato lhe vai ficar.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário