Ataques de ansiedade na noite

Sabia que 50% dos ataques de ansiedade ocorrem durante a noite? Os ataques de ansiedade durante a noite causam grande desconforto, pois logo após o ataque, a pessoa perde a capacidade de conseguir relaxar e dormir. Se sofreu algum ataque durante o sono, leia o resto do artigo de forma a perceber quais as causas e como tratar.

Causas dos ataques de ansiedade na noite

Os ataques de pânico e ansiedade são a mesma coisa. Caracterizam-se por episódios intensos de medo. Por vezes também estão acompanhados de tremores, dificuldade em respirar, náuseas, hiperventilação e dores no peito.

A sensação que a pessoa que sofre um ataque destes, é de querer ir para um lugar seguro, mas sente-se incapaz de o fazer. Este tipo de condição afeta cerca de 3% da população adulta mundial (entre as idades dos 18 aos 54).

A noite deveria ser a altura em que o nosso corpo deveria relaxar e descansar, por isso quando acontecem estes ataques significa que a pessoa está sob um stress demasiado intenso e severo. Como o corpo não descansa, durante o dia também irá sofrer as consequências, por isso é algo que deve ser tratado logo que possivel.

Causas dos ataques de ansiedade na noite

Veja o que pode causar os ataques de ansiedade:

  • Distúrbios do sono Os ataques podem ser provocados pela dificuldade em dormir, colocando o corpo e o cérebro em cansaço extremo, desencandeando assim um série de fatores que podem levar ao estado de ansiedade. A apneia do sono também é uma das responsáveis, visto que a pessoa é acordada várias as vezes durante a noite, pois os batimentos cardiacos são alterados bem como a pressão arterial.
  • Alimentação Algumas bebidas como o chá, o café e o álcool, quando consumidos em excesso, podem desencadear ataques de pânico durante o sono. Também alimentos como elavadas taxas de açúcar e trigo, também eles podem ser uma causa. Lembrando que o consumo de drogas também é uma das principais causas.
  • Pensamentos/traumas – Se uma pessoa já passou por um trauma na sua vida ou um momento menos bom, ao recordá-lo, e se juntar o facto de ter tido um dia complicado e mais stressante, isto pode mesmo desencadear um ataque de ansiedade.
  • Desquilibrio hormonal – O facto de o corpo ter este tipo de desiquilibro é só por sim um factor forte. Um exemplo é a serotonina, uma substância produzida no cérebro que faz o corpo ficar relaxado e calmo. Se o cérebro não libertar a substância, irá criar um desequilibrio que afetar todo o organismo.
  • Transtornos mentais – Algumas doenças relacionadas com a mente, como a depressão e a esquizófrenia, podem desencadear este tipo de ataques, pois estes são mesmo considerados um sintoma da doença.

Consequências

Consequências

Como em qualquer condição anormal que se manifeste no nosso organismo, a procura por um médico ou especialista é sempre aconselhada, de modo a perceber qual a sua causa e qual o tratamento a seguir.

A consequência mais comum dos ataques de ansiedade à noite, é mesmo o cansaço extremo que atinge a pessoa durante o dia.

Se o corpo não descansa, a pessoa irá procurar formas de o manter acordado, como ingerindo mais café, o que pode desencadear novamente outro ataques, tornando-se assim um ciclo vicioso, por isso se tem ataques de pânico, procure o seu médico ou especialista para resolver o seu problema.

Tratamento

Só um especialista, normalmente um psiquiatra, é que saberá qual o melhor tratamento para a pessoa em questão. Cada caso é um caso, e como as causas podem ser variadas, os tratamentos também o podem ser.

Sessões de psicanálise são comuns para tratar pacientes que sofram de ansiedade, mas também a hipnoterapia pode ser usada, para que de forma mais profunda se consiga perceber a origem dos ataques.

Assim, alguns médicos podem recorrer a medicação para controlar os ataques como antidepressivos e ansioliticos.

Tratamentos Naturais

Contudo, existem alguns truques que pode fazer para se sentir mais relaxado: 

Camomila ou Erva-cidreira – A camomila é conhecida para ajudar acalmar mas a cidreira também. É aconselhado tomar antes de ir dormir para reduzir o stress.

Exercicio fisico – Está provado que a prática de exercicio fisico ajuda no combate ao stress, por isso procure fazer algo durante o dia, nem que seja uma caminhada.

Banho – Se for possivel tome um banho de imersão para ajudar a relaxar o corpo antes de ir dormir. Está provado que este tipo de banho é um dos grandes aliados para uma boa noite de sono.

Suplementos Naturais – há alguns bons suplementos mas vou-lhe recomendar o Stress Support, que é um suplemento 100% natural destinado a prevenir os sintomas de ansiedade. A mistura especial de ingredientes naturais dentro do Stress Support hospeda uma série de benefícios para a mente e o corpo. Estes incluem a regulação da atividade cerebral, reduzindo o estresse, elevando o humor e depressão, e também a regulação dos efeitos adversos fisiológicos a ansiedade tem sobre o corpo.

Suporte ao Estresse 100% natural

Suporte ao Estresse 100% natural

Pode comprá-lo diretamente pela internet, bastando aceder à página do produto aqui. Tem 3 opções de compra, pode comprar 1 frasco com 60 comprimidos, 2 frascos com 120 comprimidos ou 4 frascos com 240 comprimidos, claro que quanto mais comprar mais barato lhe vai ficar.

Opcões  de compra de Stress Support

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.