Ardência no canal da urina. Veja o que é e como tratar

A dor ou ardência no canal da urina, provoca dor ao urinar, pelo que pode ser um sintoma de infeções urinárias mas não só.

Além disso, existem outros problemas do trato urinário ou ginecológico que estão associados a este sintoma. Saiba mais ao longo do artigo.

Tabela de conteúdo

O que é ardência no canal da urina?

O que é ardência no canal da urina?

A ardência ou dor no canal da urina, enquanto urinamos, tem um nome específico, chama-se disúria. A presença deste sintoma normalmente está associado a uma infeção urinária, mas também está presentes em outras patologias, nomeadamente, a nível ginecológico.

Quando uma pessoa está com disúria, é aconselhável sempre aconselhar-se junto de um médico ou especialista, para verificar qual a causa e o tratamento mais adequado. Este sintoma é mais comum em mulheres, especialmente em mulheres jovem e sexualmente ativas.

Quando o cheiro da urina é intenso e com odores desagradáveis, normalmente é um indicador que ela pode conter bactérias associadas a uma infeção.

Poderá gostar: O melhor chá para Inflamação no Útero

Causas da ardência

Causas da ardência

Como anteriormente mencionado, as causas podem ser várias para existir ardência no canal da urina.

Veja alguns exemplos:

  • Infeção da bexiga (também conhecida como Cistite)
  • Infeção da uretra (também conhecida como Uretrite)
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
  • Obstrução da Uretra
  • Infeção renal (também conhecida como Pielonefrite)
  • Infeção da próstata, no caso dos homens (também conhecida como Prostatite)
  • Cálculos urinários (se estiverem a descer pelo canal da urina, a uretra)
  • Irritação ou alergia externa a produtos de higiene
  • Deficiência hormonal, por exemplo a secura vaginal, em mulheres na pós-menopausa
  • Infeção na vagina ou vulva (se não tratada pode alastrar para outras zonas, como a uretra, através de corrimento)

Aconselha-se que prevenir esta dor ou ardência, quando causada por uma infeção, o paciente tenha alguns cuidados como beber cerca de 2 litros de água. Uma boa higiene, feita com produtos com ph neutro também previne estas infeções.

No caso de ser mulher, por vezes a infeção pode dever-se a bactérias presentes no ânus, vagina, e vulva, por isso a mulher deverá limpar-se sempre de frente para trás, no fim de urinar ou defecar, e também no fim do ato sexual, para as bactérias presentes nessas zonas não irem para a uretra.

Melhor tratamento para a ardência no canal da urina

Melhor tratamento para a ardência no canal da urina

O tratamento vai depender sempre da causa, por isso é sempre recomendável que consulte um médico ou especialista. Normalmente o médico irá prescrever antibióticos para atacar a infeção causada por bactérias e também irá aconselhar que aumente o consumo de água para ajudar a limpar o canal da urina, a uretra.

Alguns médicos costuma receitar analgésicos, principalmente a Fenazopiridina, que faz com que a cor da urina se altere, deixando-a vermelha, laranja, azul ou verde, mas s analgésicos não são aconselhados, porque podem até tirar a dor, mas não irão tratar da causa da dor, por isso a dor irá sempre voltar. Para não falar das consequências que o não tratamento de uma infeção pode provocar.

Existem dois remédios caseiros que pode optar para ajudar no seu tratamento, são eles:

Sumo de Melancia

A melancia é bem conhecida pelas suas propriedades contra as infeções urinárias. Faça um sumo natural da fruta e beba, por exemplo, cerca de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de salsa

A salsa possui propriedades naturais diuréticas que ajudam a eliminar da bexiga qualquer organismo infecioso e também ajuda a controlar as cólicas menstruais. Além disso, ajuda ainda a combater a anemia, devido à sua elevada quantidade de ferro.

Ferva em 2,5 litros de água, cerca de 20 gramas de salsa. Logo depois, coar e reservar.

Este chá deverá ser substituto da água e deverá ser bebido, no mínimo, de 3 em 3 horas pelo paciente. A fim de não perder as suas propriedades medicinais, este preparado deverá bebido no mesmo dia em que for preparado.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.