Ácido Fólico precisa de receita?

Temos feitos vários artigos de medicamentos sujeitos a receita médica e recentemente questionaram-nos se ácido fólico precisa de receita para ser comprado ou se podemos comprar livremente sem a recomendação de um médico ou um profissional de saúde.

Temos como objetivo com este artigo esclarecer todas as suas dúvidas relativas a esse assunto.

Antes de respondermos à pergunta vamos também explicar o que é o ácido fólico e para o que serve pois você não deve tomar nenhum medicamento sem saber para o que realmente ele serve e se lhe vai fazer mal.

Outra questão que muita gente tem é relativa à gravidez, o que grávida pode comer, tal como o artigo grávida pode comer camarão, e que comprimidos pode tomar, será que grávida pode tomar ácido fólico?


O que é Ácido Fólico?

Ácido Fólico precisa de receita

O ácido fólico, folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou Vitamina B9,[1] é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

De: Wikipedia

De uma maneira mais simples e genérica o ácido fólico ajuda em vários aspetos do seu corpo, tais como:

  • Ajuda no desenvolvimento da criança na gravidez;
  • Melhora a saúde do seu cérebro;
  • Ajuda na formação de células do sangue, o que ajuda ainda na prevenção de várias doenças como anemia e câncer;
  • Muitos outros aspetos.

Basicamente sao inúmeros os benefícios de tomar ácido fólico, mas será que ácido fólico precisa de receita para ser comprado ou pode ser comprado livremente em qualquer farmácia perto de você? Veja mesmo abaixo!


Ácido Fólico precisa de receita?

Será que ácido Fólico precisa de receita médica? Não precisa! Pode comprar este suplemento em qualquer farmácia perto de si sem nenhuma recomendação do seu médico.

A unica diferença que vai ter é no preço! Em Portugal consegue comprar sem receita pelo preço de 5€ (a volta de R$ 20), caso tenha receita o preço pode descer para cerca de metade.

Qualquer médico lhe vai receitar este suplemento se você pedir por isso basta ir ao seu médico de família e fazer o pedido, assim poupa algum dinheiro!


Ácido Fólico vende sem prescrição médica?

Ácido fólico vende sem prescrição médica sim! Pode comprar com e sem receita, a única diferença vai ser mesmo o preço.

Recomendamos sempre ir ao médico de família antes de comprar qualquer tipo de medicação sem receita pois você pode ter alguma alergia ou outro problema de saúde que a impeça de o tomar, mas fora isso pode comprar sem problema!


Ácido fólico na gravidez

O mais maravilhoso disto tudo é que o suplemento pode ser tomado na gravidez, aliás, é muito utilizado por grávidas e por mulheres que amamentam pois ajudam a desenvolver o sistema nervoso de seu bebé!

Se o seu médico recomendou que tomasse durante a gravidez não se preocupe, ele está certo e sabe o que está fazendo.

Caso ele não lhe recomende siga na mesma as dicas dele, ele tem seu prognóstico e sabe o que você pode e não pode tomar.


Que quantidade devo tomar?

Sabe que quantidade de ácido fólico deve tomar? Decidimos resumir tudo bem direitinho numa tabela dividida por idades. Tem para crianças, adolescentes, adultos e grávidas.

Idade Ácido Fólico
Meio ano 65 mcg
1 ano 80 mcg
1 a 3 anos 150 mcg
4 a 8 anos 200 mcg
9 a 13 anos 300 mcg
Maiores de 14 anos 400 mcg
Grávidas 600 mcg

E então, já sabe se ácido fólico precisa de receita médica para ser comprado? Esperamos que sim e esperamos ter ajudado você com este artigo. Se tiver dúvidas em relação a qualquer informação adicional que não esteja disposta neste artigo sinta-se a vontade para avisar a equipe do Saúde Vital!


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *