Uma mulher pode fazer exame de urina menstruada?


Será que uma mulher pode fazer exame de urina menstruada?

Essa é sem dúvida uma das dúvidas mais frequentes das mulheres em relação ao exame de urina.

Nem sempre o período menstrual vem regularmente na mesma data do mês, ou em datas próximas, e como não se tem controle sobre quando vai acontecer, às vezes o dia do exame coincide com a menstruação.

O que fazer quando se está no período e precisa realizar um exame do tipo EAS? É importante levar em consideração a necessidade e urgência deste exame laboratorial. Se existe urgência, então é possível realizar o exame com certa margem de erro, se não há, então o recomendado é que aguarde.


Uma mulher pode fazer exame de urina menstruada?

Uma mulher pode fazer exame de urina menstruada

Exame a urina

Não. Uma mulher não pode, exceto em casos de emergência, fazer o seu exame de urina no período menstrual. O porquê desta recomendação – de que se espere o período passar – é explicado com base no fato de que resquícios do material menstrual podem contaminar a urina e prejudicar o resultado final do exame.

A presença de sangue na urina (condição chamada de Hematúria) pode indicar uma série de graves patologias, como o lesões na bexiga, câncer renal, pedras nos rins, infecções, dentre outras.

Quando a urina de uma mulher no período menstrual é analisada em laboratório e são encontrados eritrócitos, o médico é levado a pensar em uma série de diagnósticos muitas vezes distantes dos que realmente podem estar afligindo a paciente, levando a exames desnecessários ou, no pior dos casos, tratamentos equivocados.

Alguns casos exigem que o exame seja feito com a máxima urgência. Especificamente nestes, o mesmo pode ser realizado desde que a paciente faça a higiene da vulva rigorosamente, ensaboando e enxaguando abundantemente a área para tentar ao máximo evitar a contaminação da urina com resquícios da menstruação.

É importante lembrar que não se aconselha o uso de toalhas ou papel higiênico para se secar antes de coletar a urina, pois pequenos fragmentos de papel ou fibras podem contaminar a amostra.

A paciente também pode optar por fazer uso de um absorvente interno antes do exame, para ter uma maior segurança de que não haverá escape de sangue no momento da coleta.

Poderá gostar: O que são células epiteliais na Urina?


Deve se avisar a médica sobre a menstruação?

Deve se avisar a médica sobre a menstruação

Dia da menstruação

Muitas mulheres que fazem o exame de urina no período menstrual, ao serem questionadas a respeito do aspecto avermelhado da amostra no laboratório negam estar menstruadas.

Geralmente são impelidas a isso pelo receio de que precisem refazer o exame ou ainda preencher formulários burocráticos, fatores que muitas vezes influenciam no tempo que essa pessoa já não dispõe para estar ali por conta do trabalho, por exemplo, ou de outros compromissos.

É compreensível que tal situação seja recorrente, no entanto, uma vez que em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, no caso de exames de urina a informação sobre o período é simplesmente imprescindível.

Deve-se avisar o médico ou a médica responsável de que o exame foi coletado durante a menstruação, pois mesmo tendo sido feita a assepsia da região genital corretamente, pode-se contaminar a urina com fragmentos microscópicos do material menstrual e resultar em falsos positivos para diversas doenças do trato urinário.

Caso não seja avisado, o médico pode acabar prescrevendo uma medicação para combater, por exemplo, uma infecção que não existe, uma cistite, pedras nos rins, etc. e é de risco para o paciente receber tratamento para uma doença que não possui.

Poderá gostar: Leucocitos na urina


Fiz o exame menstruada, e agora? Devo fazer novamente?

É relativo. Algumas vezes a paciente faz o exame neste período e nenhuma alteração significativa é encontrada, e em outras se depara com o falso positivo para determinadas patologias.

Pergunte ao médico se o exame apresentou alguma anormalidade: Foram encontrados eritrócitos no seu exame? Existe algum indicador de problemas no seu corpo que foi encontrado especificamente por esse exame? Caso seu EAS não esteja completamente normal, o recomendado é sim refazer o exame com uma nova amostra coletada fora do período menstrual, para ter certeza do diagnóstico e para a sua própria segurança.

Transparência com o seu médico é fundamental para o desenvolvimento de um bom diagnóstico e tratamento, considerando seu histórico de saúde, hábitos de vida, hábitos alimentícios e rotina de exames regular.

E então, já sabe se uma mulher pode fazer exame de urina menstruada? Esperamos ter ajudado com este artigo. Qualquer dúvida já sabe, basta escrever um pequeno comentário!

Poderá gostar: Eritrócitos na urina – O que é? Causas e tratamento

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *