Os riscos assustadores da cirurgia bariatrica que ninguém lhe conta!


A cirurgia de redução do estômago envolve muitos riscos e é uma das cirurgias mais arriscadas que se pode fazer. Muitas cosias podem falhar e muita coisa pode correr mal, envolvendo assim dezenas de riscos que podem acontecer a qualquer momento e deixar em risco a sua vida.

O mal de muitas das clínicas que efetuam este tipo de operações é não deixarem cientes os seus cliques para o que pode correr mal, pois a muitas delas apenas interessa o preço que você paga para realizar esta operação de risco.

Os preços em Portugal da cirurgia bariatrica variam muito, podem ir dos mil euros aos 5 mil euros, dependendo da clínica que escolhe. Como pode verificar os preços são bem elevados, por isso não falta interesse por parte da clínica para lhe realizar a operação.

O que é a cirurgia bariatrica?

Veja a explicação presente na Wikipédia, foi a mais clara que explica de forma simples e precisa sobre o que é a cirurgia bariatrica:

Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.

 

É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

 

DE: Wikipedia

Basicamente é uma operação de redução de estômago.

cirurgia bariatrica depoimentos

Riscos da cirurgia bariatrica

Existem vários riscos na realização desta operação. Trata-se de um procedimento muito delicado e complicado, onde não existem margens para erros, e vamos deixar abaixo os principais riscos que pode enfrentar caso esteja a pensar realizar esta operação.

Lembramos que várias pessoas já realizaram a  operação com sucesso, existem vários depoimentos na Internet. Os riscos existem em qualquer procedimento cirúrgico, por isso não pense que é apenas neste.

Risco 1: Complicações cirúrgicas

A cirurgia bariátrica é extremamente delicada e pode apresentar problemas relacionados com:

  • Infeções internas e externas,
  • Sangramentos,
  • Entupimento dos vasos sanguíneos,
  • Obstruções intestinais,
  • Embolia pulmonar,
  • Hérnias e pneumonia.

Esses são alguns riscos relacionados com as complicações cirúrgicas, e apenas estamos a começar.

Como pode ver desde já os problemas que podem estar associados a esta operação são muitos, vamos continuar com o artigo mesmo abaixo, continue a ler para ficar a par de todos os riscos.

Risco 2: A “síndrome de dumping”

A síndrome de dumping ocorre quando o indivíduo (já operado) ingere alimentos com alto teor de açúcar, tal como sumos, chocolates e/ou qualquer tipo de alimento com alto teor de açúcar.

O que acontece é ocorrer um esvaziamento rápido do estômago que faz com que o alimento seja transferido para o intestino delgado de imediato, o que resulta em sintomas como:

  • Tonturas,
  • Náuseas,
  • Fraqueza,
  • Queda de pressão arterial,
  • Taquicardia,
  • Transpiração e diarreia.

A síndrome de dumping é um dos riscos da cirurgia bariátrica, pois ao mínimo deslize poderá ter todos esses sintomas referidos acima.

Risco 3: Álcool e tabaco

Muitas pessoas são viciadas em álcool e tabaco, e largar esses vícios não é algo propriamente fácil, no entanto se realizar a operação terá de o fazer de imediato.

O problema é que nem todas as pessoas o conseguem fazer, e isso resulta em várias agravantes para o corpo.

A nicotina do tabaco vai prejudicar o processo de cicatrização da pele e ocasionar sérias infecções, enquanto o álcool atinge de forma muito intensa as paredes do estômago, fazendo com que seja cada vez mais difícil a absorção de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Risco 4: Queda de cabelo e unhas quebradiças

Este é sem dúvida assustador.. Existem alguns depoimentos da cirurgia bariatrica, de pessoas reais, que sofreram queda de cabelo e unhas quebradiças à conta da operação.

Estes sintomas ocorrem devido ao défice de vitaminas e proteínas no organismo.

Para evitar correr este risco terá de procurar um nutricionista o mais depressa possível para que ele lhe faça um plano de dieta adequado ao seu corpo e à sua situação atual, assim evitará um défice de proteínas e vitaminas no corpo e consequentemente não sofrerá de queda de cabelo e unhas quebradiças.

Risco 5: Problemas no sistema digestivo

Um dos efeitos de realizar a cirurgia bariátrica é o facto de ela alterar a estrutura intestinal de forma um pouco extrema.

Tendo em conta estas alterações existem diversos riscos associados ao nosso sistema digestivo, tais como:

  • Aumento da frequência evacuatória,
  • Urgência evacuatória,
  • Inchaço abdominal torna-se mais comum,
  • Úlceras,
  • Gases,
  • Hemorragias.

Esses fora alguns riscos da cirurgia bariátrica que pode enfrentar. Lembramos que são apenas alguns deles, não vamos enumerar todos eles para não ficar com o artigo muito extenso.

Uma informação que pode ser útil a muitas das pessoas é que não se pode engravidar logo após a realização da cirurgia de redução do estômago, terá de esperar entre 15 a 18 meses para o fazer com segurança.

tecnicas de Cirurgia de redução do estômago

EXTRA – Cirurgia bariátrica depoimentos

Nada melhor que esclarecer algumas duvidas ouvindo as palavras de um médico especializado, não é mesmo?

Neste vídeo que encontramos no Youtube, o Dr. Drauzio Varella vai esclarecer as principais dúvidas acerca da realização desta operação de redução de estômago.

Não vai poder ver apenas a opinião de um especialista, vai também assistir ao depoimento de algumas pessoas que já passaram pelo processo.

Assista ao vídeo abaixo, tenho a certeza que ele vai ajudar a tirar quase todas as suas dúvidas.

Para acabar o artigo lembramos também que quando é realizada uma gastroplastia a pacientes que sofrem uma perda de peso extrema é necessária realizar mais uma operação para a remoção da pele em excesso.

Isto porquê? Porque na ausência da gordura a pele irá ficar “caída” e mole, ficando a cair pelo corpo abaixo. Isso gera um desconforto enorme para todas as pessoas que passam por isso, logo esteja ciente que é outra das operações que terá de fazer.

Lembramos também que essa operação não envolve muito risco, praticamente todas elas são realizadas com sucesso e com uma taxa de satisfação de quase 100%.

Esperamos que tenha ficado esclarecida/o acerca dos riscos da cirurgia de redução do estômago, ficamos a aguardar o seu comentário abaixo!

Os riscos assustadores da cirurgia bariatrica que ninguém lhe conta!
4.5 (90%) 4 votes
Loading...


Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *