Remédio para afta na língua


Neste artigo iremos falar sobre o melhor remédio para afta na língua e as suas causas.

A afta é conhecida cientificamente por estomatite aftosa, sendo uma pequena lesão oval que surge na boca, como por exemplo, na língua, lábio ou bochecha.

Estomatite é um termo geral dado a doenças ou inflamações da cavidade bucal, de etiologia diversa. Entre as possíveis causas estão infecção por vírus, bactérias ou fungos; agentes tóxicos ou irritantes como álcool e fumo; sequidão, trauma, deficiência de vitaminas C e do complexo B, de ferro e outras. Wikipedia

Essa pequena ferida normalmente é branca e algumas vezes amarelada, acontecendo somente dentro da boca, não sendo contagiosa. Não apresenta pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Pode ser única ou múltipla, variando de tamanho.

remédio para afta na língua

Níveis da estomatite aftosa

Apesar da sua dimensão normal ser cerca de 1cm de diâmetro, causam muita dor e dificuldade em comer ou falar. Geralmente têm uma duração de 1 a 2 semanas e não costumam deixar cicatriz.

Se estiverem em contacto constante com os dentes ou alimentos, demoram mais tempo a curar porque sofrem traumatismos repetidos ao longo do dia.

Apesar de normalmente surgirem de forma única, há pessoas que as apresentam com bastante frequência. Podendo surgir uma nova afta a cada 15 dias, durante 1 ano. Já foram apresentados casos mais raros onde as aftas causam também febre, aumento das glândulas do pescoço e uma sensação de mau-estar geral.

Algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major, maiores que 1cm de diâmetro e mais profundas. Estas podem demorar até seis semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz. Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se numa lesão grande.

Poderá gostar: Ferida na gengiva – Causas e tratamento eficaz


Causas das aftas na língua

Causas das aftas na língua

Causas das aftas na língua

As causas das aftas na língua não são 100% exatas. No entanto, suspeita-se que o surgimento das aftas tenha alguma ligação com a nossa imunidade, possivelmente um vírus. É por isso que as pessoas com AIDS ou câncer têm aftas com mais frequência.

Podem surgir em pessoas de todas as idades, desde bebês a idosos.

As causas mais comuns das aftas na língua são:

    • Estresse;
    • Alergias;
    • Mordida na língua;
    • Alimentos cítricos (ex: kiwi, abacaxi e limão);
    • Cigarros;
    • Uso de anti inflamatórios;
    • Carência de vitaminas, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico;
    • Alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual;
    • Má digestão;
    • Tendência genética;
    • Poucas horas de sono;
    • Pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.

Outro fator que não costumamos associar ao aparecimento de aftas é nos deitarmos pouco tempo depois da última refeição. Esse ato provoca aftas recorrentes, devido ao grau de refluxo gastroesofágico, que aumenta o ácido presente na cavidade oral.

Poderá gostar: Úvula inchada (Goela) – Causas e tratamento 100% eficaz


Remédio para afta na língua – Caseiro

Remédio para afta na língua - Caseiro

Limão para curar as aftas

Na procura de um remédio para afta na língua, os remédios caseiros são ótimas alternativas para a sua cura, devido aos componentes utilizados. São constituídos por poderosos antioxidantes que aceleram a cicatrização das aftas na língua.

Uma grande quantidade de plantas possuí características que ajudam no tratamento das aftas, pois secam-nas mais rapidamente.

Preparamos para si uma lista dos melhores remédios caseiros para a cura das aftas:

Produto Propriedades Como utilizar
Limão Forma mais rápida de diminuir a dor e o tamanho da afta Aplicar apenas umas gotas 2 vezes por dia durante 10 segundos
Cravinho manjericão Evita o aumento da afta Aplicar sobre a afta 3 vezes por dia ou fazer chá
Arnica Combate a inflamação e ajuda na cicatrizarão Fazer chá e beber 3 vezes por dia
Chá mate Combate os germes Aplicar sobre a afta 3 vezes por dia durante 15 minutos
Água oxigenada 10 volumes Diminui o tempo de cicatrização Colocar em algodão e deixar atuar durante 10 minutos
Bicabornato de sódio Desinfeta o local Juntar um pouco de água e bochechar 2 vezes por dia ou aplicar diretamente sobre a afta

 


Comprimidos para afta na língua

Os comprimidos para o tratamento das aftas pretendem ajudar a diminuir a dor, o tempo de cicatrização e eliminar as bactérias presentes na ferida.

É importante distinguir os tratamentos que contenham apenas anestésicos, que servem apenas para aliviar a dor, daqueles que contenham corticoides e anti-inflamatórios que realmente aceleram a cicatrização.

Existem vários tipos de tratamento, como em pomada, creme, gel e spray. No entanto, estes são facilmente removidos pela saliva, o que dificulta a cicatrização e tratamento da afta.

Os melhores comprimidos utilizados na cura das aftas são:


Esperamos que este artigo sobre o remédio para afta na língua tenha ajudado. No entanto, aconselhamos sempre a consultar um especialista se o problema se mantiver.

Qualquer dúvida basta deixar um comentário ou enviar-nos um e-mail através do nosso formulário de contacto.

 

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *