Quantos ossos tem o corpo humano?

Será que sabe tudo sobre o corpo humano? E sobre os nossos ossos? Sabia que o esqueleto masculino é diferente do feminino? Sabe qual é o maior e o mais pequeno osso? Leia o artigo e descubra mais curiosidades!

Vai achar as respostas para todas as suas perguntas acerca da composição do copo humano, todos os ossos do crânio (cabeça), nas mulheres, homens, recém-nascidos e bebés!

Quantos ossos tem o corpo humano bebé?

Quantos ossos tem o corpo humano bebé?

O nosso corpo, quando adulto, possui 206 ossos, e quando somos bebés? Será que temos menos ou mais? A resposta óbvia seria talvez que temos menos, mas está completamente errada. O esqueleto humano de um recém-nascido tem cerca de 300 ossos! Sim, leu bem, 300! Mas afinal o que acontece aos outros 94 até o corpo estar completamente desenvolvido?

Quando nascemos, existem algumas estruturas em alguns ossos do crânio, as conhecidas moleiras, sendo o termo correto fontanelas. As fontanelas servem para facilitar a passagem do bebé pelo canal vaginal durante o parto e também ajudam no crescimento do encéfalo. São estruturas frágeis e ao longo do tempo vão desaparecendo. Também existem outros ossos que se vão fundindo à medida do nosso crescimento como o Ilíaco, o osso do quadril, que é o resultado da união de 3 ossos que acontece no final da adolescência.

Mas apesar de existirem mais ossos num bebé, também com o passar do tempo irão aparecer novos ossos. Um exemplo são as rótulas, sim o osso do joelho. Na realidade, a rótula existe, mas em forma de cartilagem. Só a partir dos 6 meses é que este osso se começa a desenvolver e o processo pode durar até aos 5 anos de idade.

Quantos ossos tem o crânio?

A cabeça humana normalmente é constituido por 22 ossos, dividindo-se em ossos do crânio e ossos da face. Alguns ossos ou conjuntos de ossos, têm como função proteger alguns orgãos vitais. O crânio serve para proteger o cerebro, bem como as costelas ajudam a proteger os pulmões e o coração.

Quantos ossos tem o crânio?

Ora vejamos os ossos que compôe a cabeça humana:

Ossos do crânio 

  • Etmóide
  • Esfenóide
  • Occipital
  • Frontal
  • Temporal (tem 2)
  • Parietal (também tem 2)

Ossos da face 

  • Vómer (é o que separa as duas narinas)
  • Maxila (tem 2)
  • Lacrimal (tem 2)
  • Corneto inferior (tem 2)
  • Mandíbula
  • Palatino (tem 2)
  • Nasal (tem 2)
  • Zigomático (tem 2)

Qual é o menor osso do corpo humano?

Com apenas 0,25 cm de tamanho, o estribo é o osso mais pequeno do corpo humano. Localiza-se no ouvido e quando danificado, a sua reconstrução natural torna-se impossivel, causando no local uma calosidade que irá afetar a audição.

Existe uma doença associado ao estribo, a otosclerose, que se resolve através de uma cirugia. A otosclerose caracteriza-se por um pedaço de osso anormal que cresce à colta do estribo, afetando a parte do mesmo que se liga à cóclea e transmite vibrações derivadas da membrana timpânica. Com excesso de osso nesta zona, reduz o movimento do estribo e reduz a quantidade de som transferida para a cóclea. Com o tempo, o estribo irá se fundir com a cóclea, o que resulta numa perda de audição grave. Esta perda não é definitiva, pois o som apenas tem dificuldade em passar a partir do estribo, por isso é necessária a cirurgia para evitar a perda definitiva da audição.

E qual é o maior?

O maior osso do corpo humano é o fémur. Sabia que este osso pode chegar aos 50cm numa pessoa que meça cerca de 1,80m e que geralmente o fémur esquerdo é um pouco maior que o direito?

O fémur localiza-se na coxa e para além de ser o maior osso que temos, também é considerado um dos mais resistentes, conseguindo suportar uma pressão de 1230 kg por centimentro quadrado sem qualquer lesão.

Ossos do corpo humamo legendado

Ossos do corpo humamo legendado

O nosso corpo é composto pelo esqueleto, a estrutura ou conjunto de ossos que tem como funções principais a locomoção, a protecção dos orgãos vitais e a sustentação.

O esqueleto divide-se em duas partes: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é a parte centraldo corpo humano formado pelo crânio, o tórax e a cluna vertebral. Já o esqueleto apendicular é aquele que se junta ao axial, ou seja, os membros inferiores e superiores, a pélvis, a cintura, os ombros, articulações e ligamentos.

Os ossos também são divididos em classes: ossos curtos, longos, planos, irregulares, supranumerários e sesamoides.



Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *