Polipos no estômago – Veja se sofre desta condição e o tratamento

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (77 votos, media: 4,04 de 5)
Loading...

Sabe o que são Polipos no estômago?

O estômago possui um revestimento que tem como função cobrir todo o seu interior. Quando ocorre de um grupo de células se desenvolver nessa área, os médicos costumam chamar de pólipos do estômago, conhecidos também como pólipos gástricos.

A maioria dos pólipos não apresenta qualquer sintoma sendo descobertos apenas quando a pessoa está realizando exames por outros motivos. São vários os tipos de pólipos no estômago e o tratamento vai depender de cada tipo.

Antes de mais… O que é um Pólipo?

Pólipo é um crescimento anormal de tecido que protubera de uma membrana mucosa. O pólipo pode ser mole, carnoso ou fibroso, geralmente pediculado e piriforme, que se desenvolve nas cavidades revestidas por uma mucosa. Wikipédia

Os tipos mais comuns de pólipos no estômago são:

  • Pólipos inflamatórios,
  • Pólipos adenomas,
  • Glândulas fúndicas,
  • Pólipos hiperplásicos.

Poderá gostar: Queimação no estomago


Causas dos pólipos no estômago

Causas dos pólipos no estômago

São muitas as causas dos pólipos no estômago, eles podem se desenvolver por causa do envelhecimento, problemas graves no estômago ou medicamento.

Gastrite crônica – Gastrite crônica é uma das causas mais comuns dos pólipos no estômago. A pessoa que tem gastrite sofre com uma inflamação no estômago durante um longo tempo, o que danifica o revestimento interno do estômago, causando o surgimento dos pólipos no estômago.

Deficiência da vitamina B12 – Se uma pessoa tem carência de vitamina B12 é quase certo que ela terá pólipos no estômago. A falta dessa vitamina no organismo diminui a quantidade de células vermelhas no sangue que estão sendo produzidas pelo corpo. Pessoas com deficiência de vitamina B12 podem ter pólipos no estômago, alterações no movimento intestinal, dificuldade em respirar, pele pálida e perda de apetite.

Uso de medicamentos – Outra causa dos pólipos no estômago é o uso de medicamentos que são utilizados para tratar alguns problemas no estômago. Quando alguém sofre com problemas estomacais, o médico costuma prescrever os inibidores da bomba de protões, que podem causar os pólipos no estômago.

Envelhecimento – Quando uma pessoa chega próxima dos 50 anos, o risco de desenvolver pólipos no estômago aumenta.


Como prevenir os pólipos no estômago

Como todos os tipos de doenças, os pólipos no estômago podem ser prevenidos, para isso, basta: evitar alimentos ricos em nitratos e nitritos, controlar o peso, evitar a obesidade, consumir frutas e vegetais frescos em grandes quantidades e consumir uma alimentação rica em vitamina A e C.

Como tratar os pólipos no estômago?

Como tratar os pólipos no estômago?

Os pólipos no estômago podem ser tratados através da colonoscopia, que é um procedimento que faz a retirada dos pólipos, não a dor na hora do processo, na maioria das vezes, nem sangue sai. Ingerir medicamentos antes e depois da cirurgia é proibido. Os medicamentos proibidos são os anti-inflamatórios, anticoagulantes e aspirina.

Durante o tratamento o paciente deve consumir uma alimentação saudável composta por frutas, legumes e verduras. Praticar exercícios físicos, pelo menos, três vezes por semana também deve fazer parte do tratamento.

Embora os pólipos não sejam tão difíceis de ser tratados, é essencial que sejam descobertos no início e tratados da forma correta, porque, eles podem evoluir e se tornar câncer no estômago.

Poderá gostar: Como Curar Azia Em Minutos!


Dicas para evitar os pólipos no estômago

A primeira coisa que deve ser feita para evitar os pólipos no estômago é fazer exames periódicos a cada seis meses ou uma vez ao ano.

Evitar uma alimentação com muito sal, pimenta e gordura e priorizar verduras, legumes e frutas.

Pessoas que fumam e ingerem bebidas alcoólicas diariamente corre maior risco de contrair doenças no estômago, por isso, evite todos os vícios.

Não abra mão de praticar uma atividade física que pode ser caminhada, bicicleta ou o exercício que desejar.

Qualquer dor no estômago, por menor que seja, procure um médico e realize os exames necessários.

Portanto, os pólipos no estômago são problemas que podem chegar ao tamanho de verrugas que com o tempo, se não forem tratados corretamente, poderão se tornar um câncer de estômago e como todo mundo sabe, o câncer é uma doença muito grave que se descoberta no estágio avançado é quase sempre fatal, ou seja, leva à morte. Então cuide muito bem da sua saúde.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *