Nódulo atrás da orelha, como aparece e como tratar


Se chegou até a este artigo é porque notou que existe algum tipo de caroço atrás da sua orelha, ou algum familiar/conhecido está com este problema. Fique sabendo que nem sempre este tipo de nódulos podem ser malignos ou até mesmo cancerígenos.

Causas do nódulo atrás da orelha

Estes caroços podem aparecer atrás de um orelha ou nas duas. Tanto podem causar dor como não, e até a firmeza pode ser diferente, sendo uns moles e outros mais duros. Também podem aparecer e desaparecer depois de alguns dias. Este tipo de factores pode ajudar a descobrir a causa do aparecimento dos nódulos. O importante é consultar um médico para avaliar melhor a situação, mas veja aqui algumas causas prováveis.

Picada – Em algumas situações pode ser apenas uma picada de insecto.

Acne – Por vezes os caroços podem apenas ser uma borbulha associada ao acne. As espinhas podem crescer quando os poros ou até mesmo os foliculos capilares estão obstruidos, o que causa o inchaço.

Infecção – Sabia que se tiver uma infecção na garganta, seja faringite ou uma mononucleose infecciosa, podem aparecer caroços atrás dos ouvidos?

Abcesso – Quando os tecidos de uma determinada área do corpo começam a infeccionar aparecem os abcessos. Para combater a infecção, o próprio organismo envia para a área leucócitos para combater as bactérias. Começa a existir uma acumulação de tecido morto, leucócitos e bactérias, originando assim pus, formando depois caroços quando não tratados.

Lipoma – É conhecido por ser um tumor benigno que armazena gordura por debaixo da pele. Não se conhece a sua causa, e normalmente até desaparecem de forma espontânea.

Causas do nódulo atrás da orelha

Otite – É caracterizada por uma inflamação do ouvido, que quando é externa é provocada por fungos e bactérias, e seus sintomas são febre, dores no ouvido e ocasionalmente pode aparecer nódulos atrás da orelha.

Mastoidite – Quando as infecções dos ouvidos não são devidamente tratadas, uma das consequências são doenças mais graves, neste caso a Mastoidite. Ela desenvolve-se na saliência óssea por trás da orelha. Isto leva a formação de quistos com pus, acompanhado de febre e dores por dentro e fora do ouvido.

Quisto sebáceo – É um quisto que se desenvolve ao redor da glândula sebácea, que é responsável pela produção do óleo que lubrifica o cabelo e a pele. São nódulos benignos que surgem debaixo da pele. É comum aparecer na cabeça, pescoço e tronco, mas pode aparece em mais zonas do corpo.

Caroço atrás da orelha pode ser nódulo?

Caroço atrás da orelha pode ser nódulo?

Antes de mais entenda o que é um nódulo. Um nódulo é uma lesão no nosso organismo, com mais de 1 centímetro de largura, e pode ter origem conjuntiva ou epitelial. São caroços pequenos e salientes, por isso podemos afirmar que caroço e nódulo são a mesma coisa, o que vai definir se é grave ou não, é o facto de ser benigno ou maligno, por isso é importante ser acompanhado por um médico para saber qual a verdadeira causa do aparecimento do nódulo.

O próprio tamanho também é importante, pois quanto maior o caroço for, a gravidade também pode ser maior. Mas raramente este tipo de nódulos atrás da orelha são considerado tumores malignos ou mesmo cancro.

Tratamento para o nódulo (caroço)

Tratamento para o nódulo (caroço)

O tratamento para os caroços ou nódulos vai depender muito do diagnóstico.

O médico especialista, normalmente um dermatologista, irá analisar a situação e indicar o tratamento. Para desinchar a área normalmente são receitados anti-inflamatórios e antibióticos. Mesmo que a solução seja a remoção do caroço, é fundamental a toma deste tipo de medicação antes, de forma a preparar a cirurgia.

Quando existe dores, os médicos também costumam receitar analgésicos.

Se se justificar, o paciente irá ter que fazer uma pequena cirurgia, normalmente uma cirurgia de ambulatório, para remover o nódulo, e se existir justificação, o mesmo será enviado para fazer uma biópsia para saber resultados mais detalhados.

Nunca tente espremer os caroços que possam existir por detrás da orelha.

Você não sabe a verdadeira causa da sua existência o que pode levar a consequências em que você não irá conseguir lidar. Se você espremer por sua conta e risco, fique sabendo que o próprio liquido pode espalhar a infecção para outros pontos da pele, causando assim a formação de mais caroços. Por isso aconselhe-se sempre com o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, media: 4,33 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *