Leucocitos na urina

Leucocitos na urina são nada mais anda menos que as células brancas da urina, células essas que combatem todas as infeções que por lá aparecem.

A maioria das pessoas ficam assustadas com os exames à urina, por vezes os médicos falam-lhe nos Leucocitos, ou porque estão em demasia ou porque estão em minoria, mas a verdade é que é tudo bem simples, basta continuar a ler este artigo para ficar a saber todas as informações.

Já fizemos um artigo relacionado com as células epiteliais na urina, pode dar uma olhadela lá pois também tem informações muita importantes que lhe pode interessar.

Antes de mais…

O que são leucócitos?

Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são um grupo de células diferenciadas a partir de células-tronco pluripotenciais oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos.

As citadas células-tronco também dão origem aos chamados glóbulos vermelhos (hemácia ou eritrócito) e às plaquetas (trombócitos), que, junto com os leucócitos, integram os chamados elementos figurados do sangue. Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue. Wikipedia

Tal como viu acima os leucócitos são os glóbulos brancos e sem eles as coisas ficam um pouco perigosas pois não temos “quem nos defenda” das infeções, e isso traz alguns problemas de saúde com os quais temos de ter o máximo cuidado.

Poderá gostar: Qual o melhor antibiótico para infeção urinária?

Leucócitos altos na urina

Normalmente quando faz o exame à urina e apresenta um número de leucócitos elevados isso significa que está a lidar com uma infeção urinária.

É facil entender… Quando está a ocorrer uma inflamação é necessário um maior número de leucócitos na urina do que o normal, tudo isto para a combater, por isso quando tem muitos na urina é sinal que a sua urina apresenta algum problema que eles estão a tentar resolver.

Existem algumas causas dos leucócitos altos na urina, tais como:

Os valores normais de leucocitos na urina são de cerca de 10.000/ml. Deverá ter um número igual ou inferior a 10.000/ml.

Leucócitos baixos na urina

Se estiver a lidar com problemas de leucócitos baixos na urina o seu corpo está pobre em defesas, ou seja, o número de células de defesa do seu corpo é demasiado reduzido favorecendo assim o aparecimento de diversas doenças que podem o/a podem afetar seriamente.

Existem diversas causas para a redução deste número de células de defesa, as mais comuns são o alcoolismo, desnutrição e hemodiálise, mas existe outras menos conhecidas mas muito comuns, vamos deixar abaixo.

Causas dos leucócitos baixos na urina

E ainda…

  • Infeções: A maioria das infeções ocorre quando existe a queda de leucócitos, muitas das vezes isso acontece quando se tem as seguintes doenças: AIDS, febre amarela, rubéola, sarampo, febre tifoide, tuberculose, brucelose e na malária,

As infeções são a principal causa dos leucócitos baixos na urina, tem de ter muita atenção a elas.

  • Causas Fisiológicas: Muitas das vezes os problemas dos níveis de defesas pode até mesmo estar diretamente relacionado com causas fisiológicas. Por exemplo aquelas pessoas que não comem durante alguns dias seguidos devido à sua religião (o ramadão).

Algumas das causas podem estar mesmo a frente dos seus olhos.

Tipos, características e funções

Abaixo fica um vídeo do Youtube extremamente informativo. Caso esteja com algum tempo livre recomendamos que assista, assim é sempre mais fácil conseguir aprender pois é uma forma mais simples e didática de o fazer.

Assista ou caso esteja sem tempo continue a ler o artigo após o vídeo.

Conclusão…

Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue, caso os seus valores passem em demasia estes valores tem de começar a ter atenção à sua urina e aos seus leucócitos.

Recomendamos que faça exames de vez em quando, quando sentir desconforto ou alguns dos sintomas do excesso ou da falta de leucócitos.

Esperamos ter ajudado, qualquer dúvida ou comentário não hesite em deixar nos comentários deste artigo, teremos todo o gosto em lhe responder o mais rapidamente possível!

Poderá gostar: Ardência no canal da urina. Veja o que é e como tratar

Leucocitos na urina
4.75 (95%) 4 votes


You may also like...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *