Jejum de 12h para exame de sangue – Pode se beber água?


É normal realizar jejum de 12h para exame de sangue? Nem sempre, e vamos explicar tudo isso neste artigo.

Infelizmente a maioria dos médicos e laboratórios não orientam de forma clara e precisa os seus pacientes antes da realização de exames com condições e restrições especiais, o que leva a muitos equívocos e ás vezes o sofrimento desnecessário.

Diabéticos, idosos, crianças e hipoglicêmicos dificilmente passam por 12 horas de jejum sem apresentar forte mal estar e até mesmo desmaios, o que reforça o apoio ao novo consenso médico da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

No caso do jejum de 12h, é permitido beber água normalmente. Recomendando-se que , apesar de ser permitido seu consumo durante as 12h, se o paciente for fazer exames de urina, beber apenas moderadamente, pois a quantidade de água ingerida altera exames de urina. Vale ressaltar que o tempo máximo seguro para se estar em qualquer jejum é de 14h.

O hemograma completo dispensa o jejum de 12h.


Tempo normal de jejum

Tempo normal de jejum

Tempo normal de jejum

No começo deste ano, a SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) divulgou um novo consenso médico que torna o tempo de jejum de 12h não obrigatório para os laboratórios do país.

Isso porque estudos indicaram que existem apenas diferenças insignificantes entre pacientes que permanecem 12h em jejum e pacientes que ficam apenas entre 3h a 4h, tempo que atualmente é o que se tem considerado como normal e aceitável para os pacientes.

Mesmo com as diferenças metabólicas de indivíduo para indivíduo, durante este tempo a maior parte dos alimentos ingeridos já sofreu digestão e o exame não apresentará alterações na glicose ou colesteróis por exemplo. No tempo de 3h de jejum a água ingerida pelo paciente não influencia no exame.

Poderá gostar: Uma mulher pode fazer exame de urina menstruada?


Jejum de 12h para exame de sangue – Pode se beber água?

Jejum de 12h para exame de sangue

Exames de sangue

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma vez que o paciente já não está se alimentando por 12h, a desidratação durante o mesmo período pode trazer apenas malefícios e nenhuma melhoria ou “maior clareza” no resultado do exame.

Se não houver a restrição quanto ao exame de urina, o paciente pode beber água a vontade, sem que isso traga nenhum tipo de prejuízo para os resultados do exame.

Poderá gostar: Artroscopia de joelho – Tudo sobre a famosa cirurgia


E jejum para analises/exame de sangue?

Se o seu exame envolver o uso de anestésicos é realmente recomendado que não se beba água durante todo o período pré estabelecido, ainda que pareça penoso e cansativo para o organismo.

Em todos os outros casos, salvo sob restrição comunicada pelo médico, é permitido beber água normalmente.

Outras recomendações incluem não fazer esforço físico um dia antes do exame e não ultrapassar o limite de 14h de jejum, porque após esse período de tempo o corpo começa a queimar proteínas e gorduras, fazendo mal para o indivíduo e alterando significativamente o resultado dos exames.

Uma dica válida quanto a alimentação antes do jejum é a de comer alimentos leves e preferencialmente não gordurosos e nem fritos, pois alimentos pesados demais tendem a atrapalhar o sono, que é essencial para quem está em um jejum.

Se o paciente comer durante o dia, poderá passar a maior parte do seu jejum adormecido, tornando mais fácil de se suportar e sem riscos de alterações nos exames.

E então, já ficou esclarecido/a sobre jejum de 12h para exame de sangue? Qualquer dúvida já sabe, basta deixar um pequeno comentário no artigo, temos todo o gosto em lhe responder o mais rapidamente possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *