Infeção urinária em bebé – Causas e tratamento

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Os bebés são afetados por infeções urinárias desde o seu nascimento, mas por vezes é difícil identificar os sintomas que as acompanham.

As infeções urinárias são fáceis de tratar, mas para isso devem ser diagnosticadas logo que possível para assim evitar complicações mais graves, como por exemplo, problemas renais.

Saiba ao longo do artigo como identificar e tratar uma infeção urinária no seu bebé.

O que é uma infeção urinária

O que é uma infeção urinária

Popularmente conhecida como infeção urinária, sendo a sua designação científico, infeção do trato urinário (ITU), é uma infeção que pode atingir qualquer órgão do sistema urinário, como os rins, bexiga, uretra e ureteres.

A zona mais comum onde ocorrem as infeções é na bexiga e na uretra. No caso dos bebés, até ao seu primeiro ano de vida é comum ocorrerem infeções urinárias mais no sexo masculino, que no sexo feminino.

A partir do primeiro ano, já começa a ser mais comuns nas meninas, visto que têm uma uretra mais pequena.

No caso dos meninos, a fimose (aperto do prepúcio, que é a pele que envolve a extremidade do pénis), ou aderências do prepúcio associadas a pouca higiene da região, favorecem a infeção urinária ascendente.

Como surgem as infeções:

  • Via interna – Através de bactérias que contaminam o sangue e infetam secundariamente o aparelho urinário.
  • Via externa – Através de bactérias presentes na região do períneo (zona do ânus e genitais) que a partir da abertura da uretra vão subindo e contaminando todo o trato urinário. Esta é a forma mais frequente.

Infeção urinária sintomas iniciais

As infeções urinárias podem não ser notadas logo quando começa, por isso convém que vá estando atento sempre ao comportamento do seu bebé, de forma a conseguir detetar o quanto antes.

Veja alguns sinais que podem indiciar uma infeção urinária no bebé:

  • Choro ou reclamação na hora de fazer xixi (Coloque a mão sobre a fralda, se estiver quente o bebé estará fazendo xixi)
  • Mau cheiro da urina
  • Urina turva, opaca ou com sangue
  • Irritabilidade persistente
  • Vómitos
  • Falta de apetite
  • Dificuldade em aumentar peso ou até mesmo emagrecimento

Por vezes o bebé pode apenas ter um sintoma, a febre, mas também pode acontecer possuir os restantes sintomas e não ter a febre, por isso há que estar atento a qualquer sinal. Em qualquer das situações deverá contactar um médico ou pediatra logo que lhe seja possível.

Normalmente, o diagnóstico é dado ao fazer uma coleta de urina do bebé para analisar. Esta análise é fundamental para perceber que microrganismo causou a infeção para assim saber qual

o tratamento a adotar. O médico poderá também perguntar se é frequente existir infeções urinárias na família, visto que poderá ser algo hereditário.

Poderá gostar: Bebe com 3 meses de gestação mexe?

Tratamento para a infeção urinária em bebé

Tratamento para a infeção urinária em bebé

O tratamento mais comum para casos de infeção urinárias em bebés é a toma de antibióticos. A toma é feita em forma de xaropes, e pode durar 7, 10, 14 e 21 dias, dependendo sempre do microrganismo causador da infeção.

Em alguns casos, o médico pode prescrever um antibiótico chamado de “amplo espectro” antes de saber o resultado da colheita para análise, para começar assim a tratar de forma mais rápida. Depois dos resultados e saber qual a bactéria causadora da infeção, a medicação poderá ser ajustada.

Apesar de o bebé começar a apresentar melhorias e deixar de ter sintomas nos dias seguintes, é importante que o antibiótico seja tomado até ao fim, conforme o conselho do médico ou pediatra, para que a infeção não volte com mais força.

Se o problema já estiver mais avançado, o bebé ou criança poderá ter que ficar internado numa unidade hospitalar para receber medicação via intravenosa, e se tiver menos de 1 mês de vida, o internamento é certo.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *