Grávida pode comer sushi?


Quem é fã da culinária oriental sempre aprecia as inúmeras receitas saborosas que ela nos propicia. Apesar disso, devido ao modo de preparo, muita gente se pergunta se grávida pode comer sushi.

Se essa é a sua dúvida, tanto para você, sua esposa ou algum familiar, saiba que trouxemos as respostas para as principais questões no tocante ao tema!

A culinária oriental é extremamente rica e nos fascina com suas maravilhas gastronômicas. Durante a gravidez, porém, muita gente começa a se perguntar sobre quais tipos de alimentos podem ou não ser consumidos e, o sushi costuma ser campeão de dúvidas!

Com base nisso, hoje traremos uma explicação completa sobre o assunto.


Conhecendo a origem do sushi

Conhecendo a origem do sushi

Conhecendo a origem do sushi

É comum ouvir dizer que não há uma proibição clara com relação ao sushi, mas isso é algo que exploraremos a fundo durante este artigo, a fim de dizer se a grávida pode comer sushi ou não. Normalmente, o primeiro fator levado em consideração é a procedência. Por exemplo, se uma mulher rotineiramente frequenta restaurantes de culinária oriental, então será preciso saber se o estabelecimento cumpre com todos os requisitos sanitários.

É extremamente importante atentar-se a este fator, pois, peixes e alimentos crus são suscetíveis à contaminação. Por causa disso, muitos proprietários de restaurantes e chefes de cozinha compram o sushi congelado, uma vez que desta forma o seu consumo é mais seguro.

O cozimento adequado e a higiene são fundamentais para garantir a qualidade e segurança não apenas para as grávidas, como para qualquer pessoa.

Mas…


Gravida pode comer sushi? Cuidado!

Gravida pode comer sushi

Gravida pode comer sushi

Alguns estudos vêm mostrando que parte dos peixes usados no preparo do sushi contém altos níveis de mercúrio.

Este é fator importante para elucidar a questão “grávida pode comer sushi?”. O mercúrio é uma substância tóxica que pode trazer altos riscos para a gestante, caso haja alta concentração. Trata-se de um metal que, se acumulado em função da alta ingestão, tende a afetar o sistema neurológico do feto, causando danos cerebrais.

“Um estudo realizado nos Estados Unidos indica que o nível de mercúrio encontrado em algumas espécies de atum – principalmente aquelas utilizadas em sushis de alta qualidade – é maior do que outras espécies utilizadas em sushis mais simples, inclusive os vendidos em supermercados.” Terra.

Um estudo (Jornal O Globo) mais recente continua a afirmar que várias espécies de peixes usados para a produção de sushis contêm altas taxas de mercúrio. E isso, sem dúvidas, é um grande alarme. Com toda certeza você está começando a responder a pergunta “grávida pode se alimentar de sushi?” para si mesma(o).

O mercúrio pode ser encontrado em diversos peixes. Em razão disso, inevitavelmente ele estará presente nos sushis – e em alguns casos em doses acima do recomendado –, o que pode trazer danos à saúde. Uma vez que você sabe disso é bom ter cuidado.


Parasitas também representam riscos

Parasitas também representam riscos

Parasita

Durante todo o manejo dos peixes usados na receita do sushi é possível que haja a contaminação por parasita, tal como a Anisaquíase e outros.

“Anisaquíase (também anisakiose ou anisakíase) é o termo usado geralmente para nomear a forma aguda de uma parasitose no trato gastrointestinal dos seres humanos. Tal doença é causada pela ingestão de peixes e frutos do mar crus ou malcozidos com as larvas de nemátodes da família Anisakinae.” Wikipedia.

Este verme é comumente encontrado em alimentos crus ou malcozidos, algo que precisa ser visto com muita seriedade. O cozimento é um fator essencial na culinária, pois elimina parasitas que tenham contaminado algum ingrediente. Quando nós preparamos nossa própria comida é tudo mais fácil, afinal, temos controle total sobre o processo.

No caso dos restaurantes, é preciso ter a firmeza e a convicção de pedir que o alimento seja bem cozido. Não é necessário ter vergonha, uma vez que estamos tratando de saúde!

Mas afinal de contas, com tantos fatores negativos, será que a grávida pode comer sushi, ou não?

Poderá gostar: Musica de bebe dormir


O que boa parte dos médicos pensa sobre o assunto

Não existe uma proibição estrita, mas é importante dizer que grande parte dos médicos recomenda que a gestante não consuma sushi e nem outros tipos de alimentos mais passíveis de contaminação, principalmente os crus. Isso se deve ao fato de que eles podem conter parasitas (os famosos e temidos vermes), seres que causam doenças e são extremamente prejudiciais para a saúde da grávida.

E além disso, como mostrado, pode haver a concentração de mercúrio acima do limite permitido em vários dos peixes usados no preparo do sushi.

É por causa disso que os médicos aconselham evitar o consumo de sushis durante a gravidez. Como já diz o velho ditado: “é muito melhor prevenir do que remediar”.

Em caso de grandes dúvidas é imprescindível a boa comunicação com o médico que está acompanhando a gestante. Ele poderá entrar em detalhes e explanar sobre a questão, dando um veredito final para cada caso. Apesar disso, agora você já sabe que muitos especialistas não recomendam o consumo do sushi durante a gravidez.


Extra: 10 Alimentos que não deve comer na gravidez

Esperamos que para você o tema a “grávida pode comer sushi?” tenha sido completamente explicado!

Poderá gostar: Como os virus se reproduzem? Explicação da esquematize

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *