Eritrócitos na urina – O que é? Causas e tratamento


Encontrar a urina avermelhada pode indicar tanto uma severa infecção urinária quanto lesões na bexiga e outras complicações do trato urinário. O aumento de eritrócitos na urina ocorre quando células em formato de “bote salva-vidas”, isto é, células de bordas mas espessas que o centro, escapam em grande quantidade.

Chama-se a esse formato de “disco bicôncavo”, e sua configuração é explicada justamente pelas funções que desempenha: podemos dizer que é mais fácil carregar o oxigênio em um “Bote” através dos vasos do corpo do que seria transportá-lo em uma célula diferente, plana e alongada.

Na verdade, os eritrócitos são os popularmente conhecidos como glóbulos vermelhos, ou, para nós, as hemácias. Suas funções incluem carregar o oxigênio pelo organismo e a presença de hemoglobina, uma proteína rica em ferro, que é a responsável por dar às células a tonalidade vermelha.


O que são Eritrócitos na urina

O que são Eritrócitos na urina

Os eritrócitos também são chamados de hemácias

Como dissemos no tópico anterior, as hemácias possuem essa coloração vermelha devida à presença de hemoglobina. A maioria dos outros componentes do sangue, no entanto, não possuem pigmentos significativos, desta forma a prevalência dos glóbulos vermelhos no sangue é o que dá sua coloração e o que modifica a coloração da urina como pode-se notar na figura acima.

Ainda falando sobre pigmentos, vale ressaltar que nem sempre uma urina vermelha é uma urina com a presença de eritrócitos, daí a importância de o paciente ser submetido a exames de coleta como o EAS (Elementos e Sedimentos anormais). Por exemplo, um paciente que nas últimas 24 horas ingeriu em excesso alimentos hiperpigmentados como beterraba ou bebidas com a presença de corantes vermelhos pode apresentar a urina desta mesma cor. Certas bebidas e alimentos colorem facilmente a urina.

A presença de eritrócitos na urina é chamada clinicamente de hematúria, e pode significar a presença de pedras nos rins, infecções ou lesões na bexiga, câncer, insuficiência renal, etc. Não é normal que sejam encontrados eritrócitos na urina, sendo que a presença visível pode ocorrer por uma ampla gama de fatores, assintomáticos ou não.

O médico responsável por um paciente neste quadro clínico deve pedir exames de diagnóstico por imagem ou cistoscopia, para ter certeza de que não existem complicações no intestino grosso ou na bexiga, principais causadores da presença de sangue na urina.

Mulheres no período menstrual devem estar alertas para a possibilidade de falsos positivos em exames, uma vez que o sangue detectado pode não vir da urina e sim do sangue ainda presente na vagina.

Poderá gostar: Leucocitos na urina


Quais os valores normais/referência?

Quais os valores normais/referência?

Valores de referência para exames de urina

Analisar o próprio exame com base em valores de referência, embora em hipótese alguma substitua o diagnóstico médico pode ser tranquilizador e reconfortante em diversas situações.

Para que você entenda como acontece a leitura de um exame como o EAS, basta verificar a tabela acima considerando um garoto, de 10 anos, cujo resultado do exame para presença de eritrócitos na urina foi de 5,6. Note que o normal para um menino até 12 anos é de no máximo 4.7, logo, este garoto possui uma complicação que merece ser investigada a fundo.

Seguindo a mesma lógica, uma mulher não grávida apresenta um exame cujo resultado para presença de eritrócitos na urina é equivalente a 5.

Neste caso, seguindo nossa tabela de referência, temos que esta moça está dentro da normalidade e provavelmente livre de patologias severas como a uretrite (infecção ou inflamação na uretra), o câncer na bexiga ou de rins e lesões na bexiga.


Existe tratamento para Eritrocitos altos/baixos?

Existe tratamento para Eritrocitos altos/baixos?


O tratamento é voltado para a patologia de origem

O tratamento da hematúria é o tratamento da sua causa. Uma vez que o sangue junto à urina é o último mecanismo de alarme do corpo, é importante chegar até a sua origem e descobrir quais patologias ou complicações estão causando isso, para desta forma tratar o paciente.

Os eritrócitos na urina ou o sangue na urina não são uma doença e sim os indicadores da possibilidade de algo estar errado no corpo do indivíduo.

Por isso, é imprescindível que o paciente não busque a automedicação e que não deixe de ir até um hospital no caso de encontrar anormalidades em sua urina.

Poderá gostar: O que são células epiteliais na Urina?

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *