Dor no pescoço lado direito. Causas e tratamento EFICAZ

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

A dor no pescoço lado direito é bastante comum e geralmente está ligada a uma postura inadequada, como, por exemplo, se sentar curvado na cadeira e usar o computador sem tomar o devido cuidado com a distância e o posicionamento de braços e mãos.

Mas a dor no pescoço também pode ser provocada por artrites e também outras doenças reumáticas.

Em determinados casos, o incômodo pode revelar problemas mais graves. Por isso, a melhor recomendação é procurar um médico para saber se a dor remete a alguma questão muscular, se é acompanhada por algum formigamento ou dormência, perda de força nos membros superiores e até mesmo dor no peito.

Para ajudar a decifrar o que pode ser essa dor no pescoço lado direito, apresentaremos neste artigo as principais causas e os tratamentos mais eficazes.

Causas da dor no pescoço do lado direito

Causas da dor no pescoço do lado direito

A dor no pescoço lado direito pode ser ocasionada por três problemas:

  • Atividade profissional ou esportiva;
  • Lesões por acidente;
  • Condições médicas.

Dentro de cada uma delas há vários causadores, que serão explicitados a seguir.

Poderá gostar: Dor abdominal do lado direito

Atividade profissional ou esportiva que pode afetar o pescoço

A dor no pescoço mais comum está relacionada com movimentos repetidos ou posturas do tempo mantidas por um longo tempo. Esse processo pode sobrecarregar o músculo e provocar fadiga. Há a possibilidade também de causar uma entorse, isto é, uma lesão ligamentar, e, por último, espasmos no músculo do pescoço. As atividades que podem gerar dor no pescoço são:

  • Manter a cabeça em uma posição, para frente ou para trás, por muito tempo, enquanto trabalha, assiste televisão, lê ou fala ao telefone;
  • Dormir em um travesseiro muito alto ou muito baixo;
  • Deitar de barriga para baixo e deixar o pescoço dobrado ou torcido;
  • Passar muito tempo descansando a cabeça em cima do próprio punho ou braço;
  • Trabalhar ou se exercitar esticando o pescoço e colocar a cabeça para cima, como pintar o teto;
  • Manter-se focado por longos períodos em uma mesma tarefa, fazendo com que a tensão se desenvolva nos músculos do pescoço, da cabeça ou dos ombros.

Lesões que provocam dor no pescoço

Lesões que provocam dor no pescoço

Outra condição muito comum que gera dor no pescoço lado direito é quando ocorrem ferimentos a partir de movimentos bruscos, tropeços, quedas. Podem se tornar lesões leves ou até mesmo mais graves, dependendo da situação. Entre os cenários mais recorrentes de lesões mais graves no pescoço estão:

  • Efeito chicote: em um acidente de carro pode ocorrer o efeito chicote, quando a batida faz a cabeça ir bruscamente para a frente e para trás ou mesmo para os lados;
  • Quedas: se for uma altura significativa e dependendo de como a pessoa cai, pode causar lesões mais sérias no pescoço;
  • Traumas: problemas ocorridos no rosto ou na cabeça (atrás ou na parte superior) podem impactar no pescoço;
  • Esportes: acidentes gerados durante a prática de esportes também podem afetar o pescoço.

Condições médicas causadores de dor no pescoço

Existem inúmeros problemas de saúde que podem trazer incômodos para o pescoço. Veja os principais:

  • Meningite: provoca a inflamação dos tecidos do cérebro e da medula espinhal, trazendo dor e enrijecimento ao pescoço, além de dor nas costas, febre, mal-estar, náusea, vômito;
  • Gripe: estado gripal causa dor em várias partes do corpo, incluindo o pescoço;
  • Doenças crônicas: várias delas podem gerar dor na região, tais como fibromialgia, artrite reumatoide e espondilite anquilosante (artrite inflamatória que afeta a coluna);
  • Torcicolo: quando o músculo enrijece ou fica mais encurtado em um lado do pescoço, levando a cabeça a se inclinar para o outro lado;
  • Doenças relacionadas com o envelhecimento: em especial estenose espinhal cervical e espôndilolise cervical (deslocamento de vértebra na região lombar).

Tratamento para dor no pescoço

Tratamento para dor no pescoço

Como a dor no pescoço lado direito pode ser originária de inúmeros problemas, o ideal é procurar um médico se a dor persistir, e até mesmo se piorar, no decorrer dos dias. O mesmo vale se a dor impede que se faça as tarefas e exercícios físicos.

Também é recomendável que a pessoa procure um médico caso a dor no pescoço venha acompanhada por dormência nos braços, nádegas e pernas ou ainda se possui fraqueza no braços e pernas. Pode ser sinal de algo mais grave.

Para casos mais simples e que necessitam de alívio imediato, os medicamentos mais recomendados são os analgésicos, como Dipirona, Novalgina e Tramal. Para aliviar a tensão da região, massagem e acupuntura também são indicados.

Exercícios para tirar dor no pescoço

Poderá gostar: Dor no osso da perna. Causas e tratamento 100% eficaz!


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *