Dor no peito e nas costas. Causas e tratamento 100% eficaz

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

A dor no peito e nas costas requer muita atenção, pois pode indicar uma série de situações distintas, que vão desde problemas no coração até o pulmão, passando por questões musculares.

Neste artigo abordaremos algumas causas para esse tipo de incômodo e o que fazer para eliminar de uma vez por todas essas dores do seu cotidiano.

Antes de abordar a dor nas duas regiões em conjunto, vale destacar que, sozinhas, cada uma delas pode indicar inúmeras doenças.

Dor no peito e nas costas – Causas

Dor no peito e nas costas

Antes de mais nada é extremamente importante saber quais as causas de determinado tipo de dor, seja ela qual for.

Abaixo ficam as causas mais comuns para as dores de costas e dores no peito, ou ambas.

A seguir destacamos algumas causas para dor nas costas:

causas para dor nas costas

  • Artrose;
  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Má postura;
  • Sedentarismo.

Já no caso da dor no peito temos entre as causas mais comuns:

causas dor no peito

  • Angina;
  • Azia ou refluxo gastroesofágico;
  • Embolia pulmonar;
  • Gastrite ou úlcera;
  • Pericardite.

No entanto, as duas dores juntas podem significar alguma doença diferente e bastante grave. Abaixo indicamos três problemas muito recorrentes e que possuem entre os sintomas a dor no peito e nas costas.

Poderá gostar: Dor no pé da barriga do lado direito [Tudo o que precisa saber]

Pneumonia

Um dos sintomas mais comuns da pneumonia é a dor no peito e nas costas. Esta doença decorre de uma infecção que afeta os tecidos dos pulmões e é causada por vírus, fungos ou bactérias que estão no ar e podem entrar nos pulmões por meio da respiração.

Quem tem pneumonia sente muita dificuldade para respirar, até mesmo sente fortes dores no peito, que costuma irradiar para as costas.

Além disso, a pessoa pode ter:

  • Febre alta (acima de 37,5º C);
  • Fraqueza;
  • Mal-estar;
  • Náuseas;
  • Tosse seca ou com catarro;
  • Suor intenso, especialmente à noite;
  • Vômito.

A melhor forma de tratar a pneumonia é por meio do uso de antibióticos, que costumam resolver o problema de três a quatro dias. O ideal é que a pessoa fique em repouso nesse período, para não gastar muita energia e manter-se forte para o corpo poder reagir à doença. Em casos específicos, devido à pessoa ser idosa, ou quando a pessoa tem febre muito alta, é recomendada a internação para um melhor acompanhamento do paciente.

Poderá gostar: Dor no peito do lado esquerdo pode ser algo grave… Causas e tratamento

Lesão muscular

Dor no peito e nas costas também pode ser um sinal de algum problema muscular. É muito comum sofrer algum desconforto por causa da prática de algum esporte ou atividade física. Porém, é também comum em situações mais simples, como tossir ou se baixar para pegar materiais muito pesados.

Outra situação que pode provocar esse tipo de incômodo é em momentos de estresse ou medo, quando os músculos são contraídos e acabam provocando inflamação e dor.

Para perceber se essa dor pode estar ligada a algum músculo, é importante observar se ela roda ao tronco, isto é, se começa na frente e vai para atrás. É possível também causar dor durante a respiração.

Um tratamento bastante eficaz para esse tipo de problema é o repouso. Além disso, devem ser aplicadas compressas de água morna na região afetada. Algo que pode ajudar também é fazer um alongamento da área afetada, esticando os braços e o corpo para que ele volte ao normal. Analgésicos também podem ser indicados para aliviar as dores.

Doenças do coração

Problemas cardíacos podem provocar dores no peito e irradiar para as costas. É o caso do infarto do miocárdio, quando o sangue não chega ao músculo cardíaco (miocárdio) por um longo tempo, fazendo com que o coração sofra danos ou até mesmo morra.

Curioso é que, em outros problemas do coração (tais como arritmia, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo, entre outros), não apresenta dor na região. No entanto, durante uma atividade física mais intensa, pode aparecer e tornar ainda mais grave.

Caso seja um problema emergencial, como o do infarto do miocárdio, a pessoa precisa ser levada rapidamente para o pronto-socorro para saber se aquelas dores têm relação mesmo com um ataque cardíaco. Caso se confirme, o tratamento é iniciado rapidamente com medicamentos e até mesmo cirurgia.

Se for algum dos outros problemas citados, é importante buscar ajuda médica para detectar as causas e iniciar o tratamento antes que se torne algo urgente.

Poderá gastar: Dor no osso da perna. Causas e tratamento 100% eficaz!


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *