Dor no pé da barriga do lado esquerdo


A dor no pé da barriga do lado esquerdo afeta muitas pessoas e pode indicar problemas sérios.

Por isso, é importante perceber se há outros sintomas acompanhados para ajudar a detectar o que se passa com a pessoa.

Por isso, neste artigo mostramos quatro doenças que fazem com que a parte inferior da barriga sofra com desconfortos.

Sem mais demoras vamos passar as causas e ao tratamento mais adequado para este problema.

Dor no pé da barriga do lado esquerdo – Causas e tratamento

Dor no pé da barriga do lado esquerdo

Pedra nos rins

Pedra nos rins é um grande causador de dor no pé da barriga do lado esquerdo.

Isso ocorre quando a pedra (também chamada de cálculo) sai do rim e passa pela uretra e bexiga. Nesse caminho as dores surgem na região e podem irradiar até para a virilha e a região lombar.

A formação de pedras nos rins está ligada geralmente a uma baixa ingestão de líquidos e ao alto consumo de proteínas.

Fatores genéticos também podem influenciar negativamente. Alto consumo de sal (sódio) também pode favorecer a proliferação das pedras.

Normalmente o cálculo sai na urina sem nenhum problema, sendo sugerido apenas o consumo de líquidos e de algum remédio para dor, caso do Buscopan e Paracetamol. Porém, dependendo do tamanho, o cálculo pode ficar preso no canal ocasionando dor intensa e sangramento na urina.

Nessas situações, o recomendável é fazer uma cirurgia para a retirada da pedra. Outro tratamento indicado é o uso de laser para a implosão das pedras de até 5 mm que estão nos rins.

Poderá gostar: Dor no pé da barriga do lado direito [Tudo o que precisa saber]

Inflamação na vesícula

Outro problema que provoca dor no pé da barriga do lado esquerdo é a inflamação na vesícula. Geralmente ela ocorre por conta do surgimento de pedras na vesícula, devido a um distúrbio do organismo.

O peso corporal é um dos fatores que influem no surgimento de pedras nesse pequeno órgão.

Normalmente a presença de pedras na vesícula não provoca muitos sintomas. Mas é possível sentir algum incômodo além da dor na parte inferior da barriga.

Entre eles estão:

  • Desconforto após ingerir alimentos gordurosos;
  • Dificuldade de digestão;
  • Enjoos.

Inflamação na vesícula

O problema é se a pedra obstruir os canais biliares, pois pode provocar infecção. Caso desça pelo canal principal, pode levar a uma pancreatite aguda, doença grave e de difícil controle. A solução encontrada para resolver a questão é a realização de uma cirurgia para a retirada das pedras.

Problemas intestinais

Alguns problemas relacionados ao intestino também podem provocar dor no pé da barriga do lado esquerdo. É o caso dos gases, que pode levar a pontadas fortes na região, devido ao acúmulo de gases.

O intestino preso é outro incômodo muito comum e que gera dores e desconfortos em nosso corpo. Também chamado de prisão de ventre, o intestino preso ocorre devido ao baixo consumo de fibras e ao alto consumo de produtos industrializados. Isso afeta o trânsito intestinal e torna difícil a ida ao banheiro para evacuar. E mesmo quando ocorre, é acompanhada de muitas dores.

O ideal é buscar um médico para receber um tratamento adequado, com medicamentos e especialmente, uma reeducação alimentar que leve em conta o consumo maior de frutas, legumes e verduras, que vão repor as fibras faltantes e ajudar a melhorar o funcionamento do intestino.

Entre os alimentos recomendados para quem tem prisão de ventre, temos:

  • Arroz integral;
  • Comer frutas com casca;
  • Folhas e legumes crus;
  • Iogurtes;
  • Macarrão Integral;
  • Mamão;
  • Melancia;
  • Melão;
  • Pêra;
  • Uva.

Endometriose

A endometriose é um problema que afeta as mulheres e é caracterizado quando o endométrio (mucosa do útero) acaba se deslocando para o ovário ou para cavidade abdominal, ao invés de serem expelidas quando não ocorre a fecundação. Com isso, suas células continuam a se multiplicar fora do útero e sangram.

Esse problema causa dores na parte inferior da barriga, acompanhada de um pequeno inchaço.

Trata-se de um problema de difícil diagnóstico, pois o desconforto é sentido durante o período menstrual e pode ser confundido com a cólica.

Não há uma causa clara para o surgimento da endometriose, mas o sistema imunológico deficiente, uma menstruação retrógrada e o aumento da produção de células embrionárias são algumas pistas para essa doença.

O tratamento depende da idade da paciente e da gravidade dos sintomas. Além disso, é importante saber se a mulher deseja ter filhos. Pois, entre as soluções está uma histerectomia para a retirada dos dois ovários. Em casos menos graves a cirurgia pode retirar somente as partes afetadas ou ainda o uso de medicação para amenizar os sintomas e estancar o avanço do problema.

Poderá gostar: Dor no pé da barriga. O que pode ser?

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 4,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *