Dor na virilha lado esquerdo. Causas e tratamento


Normalmente a dor na virilha, dobra ou cavidade entre a parte interna da coxa e o tronco, atinge maioritariamente as grávidas ou atletas que praticam desporto de alto impacto como o andebol, futebol ou até mesmo corrida.

Na maioria dos casos não significa nada grave mas é bastante incomodativa, e pode surgir quer na virilha direita ou na esquerda. Pode ser causada por artrite nas articulações da bacia, distensões musculares entre outros fatores. Veja ao longo do artigo as causas e os melhores tratamentos.

Dor na virilha na gravidez

Dor na virilha na gravidez

A dor na virilha pode não atingir todas as grávidas, e por vezes um atividade física leve pode até resolver o problema.

Esta dor costuma afetar mais as mulheres que estão no último semestre da gestação, devido ao tamanho do bebé e ao peso que a mulher aumenta durante a gravidez, que no mínimo pode ser de 8 a 10 quilos.

Esta dor quando muito intensa pode atingir outras zonas à volta da virilha, como a vagina e até mesmo o ânus.

Esta dor também deve-se porque o corpo precisa de ajustar toda a região pélvica para que o bebé possa se sentir confortável quer durante a gravidez, quer também durante o parto. Por vezes, só o simples facto de o bebé se mexer para se encaixar melhor, já traz desconforto e dores na região pélvica.

Poderá gostar: Dor no pé da barriga. O que pode ser?

Esta situação é normal, mas convém sempre avisar o seu médico ou obstetra das dores, para que assim a aconselhe da melhor maneira possível, e poderá mesmo receitar algum analgésico ou relaxante muscular.

Porque me dói a virilha do lado esquerdo?

Se está grávida, a causa é, como já foi mencionado anteriormente, o ajustamento do corpo para o crescimento do feto durante a gravidez, bem como a sua passagem na hora do parto. O peso também ajuda a intensificar as dores, pois a região irá sentir mais pressão.

A dor da virilha também pode ser uma consequência da prática de algum desporto ou atividade física de alto impacto, provocando lesões e distensões musculares.

A dor de virilha também poderá ser um sintoma de outros problemas, veja alguns na lista abaixo:

  • Artrose
  • Apendicite
  • Prostatite (inflamação da próstata)
  • Litíase renal (Pedras nos rins)
  • Gânglios linfáticos aumentados (ínguas)
  • Inflamação ou tumores no testículo
  • Inflamação nos intestinos
  • Diferença no comprimento dos membros inferiores
  • Infeção urinária
  • Hérnia inguinal

Tratamento para a dor nas virilhas – Lado esquerdo e direito

Tratamento para a dor nas virilhas

O tratamento depende da causa, por isso aconselha-se que procure o seu médico para saber um diagnóstico correto, para assim começar logo um tratamento.

Se a dor nas virilhas for causada pelo desporto ou atividade física, artrose e gravidez, normalmente o tratamento passa por anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Mais uma vez, deverão ser prescritos por um médico, não é aconselhada a automedicação.

Se a dor for provocada por um apendicite, ou uma inflamação nos intestinos, deverá recorrer a um médico urgentemente pois poderá ser necessário uma cirurgia.

Os antibióticos também poderão ser necessários para o tratamento da dor na virilha, se esta for causa por infeções como a prostatite, infeção urinária e infeção das ínguas.

Deverá também procurar o aconselhamento de um ortopedista, se a dor for uma consequência da diferença de comprimento dos membros inferiores.

Conclusão

A dor da virilha é comum em atletas de desportos de alto impacto e grávidas, devido ao esforço feito na região pélvica.

O tratamento mais comum tem como base relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Normalmente esta dor não é grave, mas também pode ser um sintoma de algo mais grave, por isso é aconselhado uma ida ao médico para assim conseguir um diagnóstico correto e partir para o tratamento.

Dor na virilha lado esquerdo. Causas e tratamento
4.5 (90%) 2 votes
Loading...


Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *