Dor na perna esquerda pode ser infarto?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (72 votos, media: 4,67 de 5)
Loading...

O Saúde Vital tenta procurar pela Internet algumas das dúvidas mais perguntadas pelas pessoas em fóruns e websites e responde-as da melhor forma possível. A dúvida que nos surgiu hoje foi: será que a dor na perna esquerda pode ser infarto?

Antes de mais vamos esclarecer o que é um infarto e como ele pode ter origem no corpo de qualquer pessoa.

infarto ou enfarte é a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele. Quando existe uma lesão arterial que diminua a irrigação de um órgão este órgão passa a sofrer de isquémia. Se o problema arterial não for resolvido rapidamente então dá-se o que se chama de “enfarte” – as células morrem. Assim, enfarte é sinónimo de necrose.

 

DE: Wikipedia – Infarto

Um infarto, ou ataque cardíaco, chega muito rapidamente, por isso é necessário reconhecer todos os sintomas e verificar se realmente coincidem com eles.

sintomas de infarto fulminante

Dor na perna esquerda pode ser infarto?

Infelizmente pode sim.

A dor na perna esquerda, ou dor nas pernas, pode estar relacionada com a má circulação do sangue.

Quando ocorre uma má circulação do sangue nas pernas a probabilidade de vir a sofrer de um ataque cardíaco aumenta para 5 vezes, o que significa isto?

Quando sente dor nas pernas ao realizar exercício físico, a caminhas ou tem manchas castanhas na pele ou frio de forma muito excessiva nos pés poderá estar a lidar com uma doença que aumenta em até cinco vezes os riscos de infarto.

Muitas das vezes esses sintomas são ignorados pela maioria das pessoas, mas fique a saber que devem ser levados muito a serio.

Para resumir, sintomas do infarto “através das pernas” são:

  • Dor nas pernas a fazer exercício físico;
  • Dor ao realizar caminhadas;
  • Aparecimento de manchas castanhas na pele;
  • Frio excessivo nos pés.

As varizes não têm qualquer relação com o aparecimento de um infarto.

Sintomas de infarto silencioso

Existem vários sintomas de infarto silencioso, aliás, o infarto é por si só uma doença que não trás sintomas muito visíveis nem que dê nas vistas, por isso é muito importante andar sempre atento a alguns dos sintomas mais comuns do infarto.

sintomas infarto jovem

Tosse

A tosse ocorre quando existe a acumulação de fluídos nos pulmões e pode muito bem ser o aviso de um ataque cardíaco em iminência.

Tenha muito cuidado com este sintoma, pois por vezes apenas o associamos a constipações e outras doenças e nunca nos lembramos que pode ser um dos sintomas do ataque cardíaco.

Pessoas que fumam muito têm mais probabilidade de ter este sintoma, aliás, é frequente ver pessoas que fumam a tossir, e é mesmo por causa disso, devido a acumulação de fluídos nos pulmões por causa do fumo do tabaco.

Não confunda a tosse por constipação e/ou de outras doenças com a tosse de aviso do ataque cardiovascular, é muito importante ficar atento/a!

Dores nos braços

As dores nas pernas podem ser infarto e as dores nos braços também!

Na maioria dos casos, mais relacionados com os homens, as dores no peito passam também para os braços, ombros, cotovelos e as vezes até mesmo para o pescoço.

A dor nesses locais pode ser contínua ou intermitente, por isso esteja atento/a a cada uma delas.

Batimentos cardíacos rápidos

Normalmente o nosso ritmo cardíaco aumenta quando realizamos exercício físico. Isso faz aumentar o número de batidas por minuto do coração.

Porém, em algumas pessoas, o batimento cardíaco está constantemente elevado e isso pode ser um aviso de um infarto silencioso quando acompanhado pelos sintomas:

  • Fraqueza;
  • Tonturas;
  • Dificuldade respiratória.

Esteja atento/a aos sintomas acima, por vezes são ignorados e podem indicar um ataque cardíaco em iminência.

Dor de estômago

Este sintoma é mais comum nas mulheres, ou seja, são sintomas de infarto feminino. Quando está para acontecer um ataque cardíaco elas sente uma dor forte no estômago, acompanhada de uma pressão abdominal repentina.

Mas lembramos que nem sempre este sintoma está relacionado com os sintomas de infarto silencioso, pode estar relacionado a:

  • À influência;
  • Úlceras;
  • Problemas de acidez estomacal

As dores diminuem quando fica em repouso, mas continua sempre aquele desconforto dentro de nós.

Se tiver algum dos sintomas é extremamente recomendável ir ao seu médico de família (ou particular) para que ele lhe faça um diagnóstico e lhe recomende o tratamento mais adequado o mais rapidamente possível.

O primeiro passo para não sofrer um infarto é deixar de cometer os erros que o levam a aparecer!

Esperamos que este artigo o/a tenha ajudado e lhe tenhamos esclarecido a dúvida se a dor na perna esquerda pode ser infarto.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário abaixo, teremos todo o gosto em responder.

Abraço 🙂

Também poderá ter interesse:


One Response
  1. 18 Junho, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *