Dor na batata da perna, veja o que significa e como tratar


A dor na batata da pernas é também conhecida como dores nas panturrilhas. Decidi colocar este  termo no título pois muitas pessoas não sabem dizer o nome científico e procuram por “batata da perna”, e assim encontram facilmente a informação que necessitam aqui no blog.

As dores nessa região são bastante comuns, e existem muitas pessoas a pedirem ajuda para saber algumas das suas causas e também como tratar.

E é isso mesmo que vamos apresentar neste artigo.

dor panturrilha em repouso

O que é a panturrilha, qual o seu significado?

Gostamos muito de deixar as explicações bastantes claras, por isso vamos deixar a explicação do Wikipedia com o significado da famosa dor, foi a melhor que encontramos na Internet, e assim facilmente vai ficar a saber o que é a panturrilha da perna.

pantorrilha (também chamadas de panturrilhasurabatata ou barriga da pernagêmeos ou coração venoso periférico) é uma proeminência muscular denominada tríceps sural, situada na face póstero-superior de cada uma das pernas, formada principalmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo. Também pode ser denominada de região gemelar. As pantorrilhas são inervadas pelo nervo tibial.

 

DE: Wikipedia

Causas da dor na batata da perna

Existem várias causas para esta dor, por mais incrível que pareça é uma dor extremamente comum, por isso as suas causas á são bem conhecidas.

Dores fortes: Caso as dores sejam extremamente fortes e agudas é muito provável que esteja a lidar com uma distensão do músculo da panturrilha (gastrocnêmio). Isto acontece normalmente quando se realiza muito exercício físico, e quando ocorre um esforço dos músculos em excesso.

Dores menos fortes: Outra causa das dores, que normalmente originam dores um pouco mais leves, são as cãibras.

Uma cãibra ocorre quando o músculo fica contraído durante alguns minutos, e caso a cãibra seja fraca as dores não são muito intensas, mas quando é mais demorada as dores também podem chegar a ser extremamente intensas!

Exercícios para a panturrilha, devemos realizar?

Tal como falado acima, a principal causa da dor na batata da perna é a distensão do músculo da panturrilha que acontece quando realizamos exercício físico.

O que deve fazer para evitar isso é realizar o aquecimento antes de realizar qualquer tipo de exercício físico que necessite da aplicação de uma força maior.

Ou seja, o exercício a fazer é nada mais nada menos que um simples aquecimento, para “aquecer” os músculos e para não os colocar em grandes pressões sem que antes eles estejam exercitados.

Dor na barriga da perna constante

Se a dor na barriga da perna for constante é provável que esteja a lidar com uma inflamação um pouco mais grave.

Quando a dor na barriga da perna é constante é recomendado o uso de relaxante muscular e/ou anti-inflamatório, e para além disso também é preciso repouso até que as dores desapareçam.

Poderá tomar também comprimidos anti-inflamatórios. Se for a uma farmácia e explicar as dores que está a sentir facilmente lhe recomendam um que lhe acabará com as dores em pouco tempo.

Pode também optar pela pomada, também é bastante recomendada devido à sua eficácia local.

Dor na panturrilha pode ser trombose

Este é um tópico um pouco a parte, mas decidi colocar pois o Saúde Vital recebeu 2 emails com esta pergunta.

Afinal a dor na panturrilha pode ser trombose?

Fique descansado/a, em princípio os sintomas não estão relacionados, e muito dificilmente poderá querer dizer que está prestes a aparecer uma trombose.

Tal como referi acima, fique descansado/a.

Outras prevenções básicas para a dor não aparecer

Existem algumas coisas básicas que podemos fazer para evitar a dor na barriga da perna constante (normalmente ocorre mais ao andar, mas por vezes também em repouso), algumas delas são:

  • Parar de fumar, ou pelo menos tentar reduzir na quantidade de cigarros (muito importante);
  • Evitar comer comidas com altos teores em gordura;
  • Realizar exercício físico e nunca esquecer de fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos;
  • Controlar os diabetes e a hipertensão (veja como baixar a tensão arterial);

Para finalizar queria deixar o aviso que se a dor nas panturrilhas for recorrente e não diminuir com o gel/comprimido anti-inflamatório e com o relaxante muscular é recomendado que vá ao seu médico de família para ele lhe fazer um diagnóstico mais aprofundado e lhe diagnosticar uma resolução para o seu problema.

Abraço! 🙂

Dor na batata da perna, veja o que significa e como tratar
4.5 (90%) 4 votes
Loading...


Relacionados do blog...

2 Responses

  1. Achei bastante legal esse site. Puxa chegou meu novo colchão. Peguei aquele kenko patto que ajuda a melhorar dor nas costas. Finalmente acertei num colchão… Comprei desse site da kenko patto que fala sobre hérnia de disco http://hernia-de-disco.com/dor-nas-costas-ao-respirar. Perdi a conta de quantos colchões peguei e não me adaptei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *