Dor na costela esquerda pode significar problemas de saúde

Geralmente, as pessoas que sentem dores na costela podem culpar alguma pancada recente na região. E, essa é uma das principais razões, mas é crucial reconhecer que não é a única.

A dor na costela esquerda, por exemplo, é uma dor crônica que pode prejudicar a disposição física de muitas pessoas. Além de ser um importante indicador de algum problema de saúde.

Para evitar a auto – medicação e aconselha-lo(a), acompanhe, neste artigo, orientações e algumas dicas de tratamento para dor nas costelas.

Causas da dor nas costelas

Causas da dor nas costelas

Existem várias causas da dor nas costelas, dessa forma indicaremos os problemas gerais que podem causa-las, e os mais específicos, que são relacionados diretamente a dor na costela esquerda.

Causas gerais:

  1. Fratura ou contusão na costela.
  2. Costocondrite: Inflamação da cartilagem próximo a costela.
  3. Osteoporose.
  4. Dor pleurítica: Inflamação na pleura.
  5. Inflamação no nervo que segue a costela ou músculo localizado entre as costelas.

Tenha atenção para identificar se a dor se localiza acima ou entre as costelas, pois se a dor for muito profunda, pode indicar que o problema se localiza nos órgãos, como os pulmões, coração e esôfago.

O site “Médico Responde” orienta que, quando se tratar de contusão ou inflamação da cartilagem ou do músculo, não é indicado o uso de anti -inflamatórios por mais de cinco dias sem orientação médica. Portanto, em todo caso, é necessário fazer uma consulta.

Poderá gostar: Tem dor atrás dos olhos? Estas são as causas!

Causas da dor na costela esquerda:

  1. Problemas gastrointestinais: Dor na costela esquerda pode significar problema de saúde ainda mais grave. Inflamações no intestino podem ser uma das razões para a dor na costela esquerda.
  2. Problemas na gravidez: Mulheres grávidas podem ter problemas de gases. Essa é a principal razão da dor na costela esquerda para essas pessoas.
  3. Problemas nos rins: As pedras nos rins, por exemplo, podem bloquear o fluxo da urina, causando, assim, o aumento de pressão. Dessa forma, a dor pode ser sentida na costela esquerda.
  4. A dor na costela esquerda pode ser causada, também, por apendicite, câncer e diverticulite. Por isso, é importante procurar um médico em qualquer situação para tratar o mais rápido possível.

Identifique se o problema é devido à uma contusão ou fratura.

Antes de saber como irá proceder após sentir dores na costela, é preciso identificar se a causa para a dor é devido a uma contusão ou fratura. Isto porque, se não for tratada imediatamente, pode ocorrer infecção na área e piorar sua situação.

  1. Passe as mãos sobre a caixa torácica e identifique se a área ao redor da região que dói está inchada ou se é possível sentir pontas ou perfurações.
  2. Verifique se você está sentindo agitações no peito, pois a quebra de costelas pode prejudicar a respiração. Neste caso você deverá procurar um médico imediatamente e não experimentar nenhum tratamento caseiro para dor nas costelas sem autorização.

Poderá gostar: Tem dor no meio do tórax? Veja as causas e o tratamento adequado

Tratamento caseiro para dor nas costelas

Tratamento caseiro para dor nas costelas

 Apesar de que esse desgosto se presenta por muitas razões, existe tratamento caseiro para a dor nas costelas que podem aliviar ou até acabar definitivamente com elas.

  • Compressa de água quente (colocada regularmente) no local que dói.
  • Remédios para dor (que não causem inflamação no estômago).
  • Evitar usar roupas que apertem a região.
  • Realizar atividades físicas leves também pode auxiliar na recuperação.
  • Evitar indigestão.
  • Como deve ser o tratamento nos casos mais graves?

Em casos como a Costocondrite a dor pode durar alguns meses, mas ela se cura por conta própria. Então, o que se pode fazer é usar medicamentos que diminuam a dor, como anti-inflamatórios e antidepressivos (usados quando a dor é crônica).

A osteoporose não tem cura, por isso o que se pode fazer é um tratamento que inclui remédios, alimentação e exercícios para deixar os ossos mais fortes. De acordo com o site “Tua saúde”, o Ranelato de estrôncio é o remédio responsável pelo aumento da formação óssea e, por isso, ajuda no tratamento.

Se a pleurisia for detectada, o tratamento adequado também deverá ser informado por um médico especializado. Alguns dos remédios que fazem parte do tratamento são os antibióticos, medicamentos para tosse e dor e anti-inflamatórios.

Para garantir que os tratamentos utilizados são adequados para a sua situação, esteja atento(a) às causas da dor na costela. Apenas dessa forma será possível ter uma orientação adequada do médico.

Espero que tenha gostado do artigo e que não deixe de nos acompanhar. Até breve!



Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *