Dor forte nas costas do lado direito. Causas e tratamento


A dor forte nas costas do lado direito é mais comum do que você imagina, normalmente afeta pessoas com idade superior a 30 anos e pode ter diversas causas, vamos avaliar algumas delas e também alguns tratamentos para a dor nas costas do lado direito.

O grande desafio é saber diagnosticar a dor, isto porque ela pode ter dezenas de origens diferentes e nem sempre é fácil saber todo a causa direta da dor e irritação.

Tal como foi referido acima este é um problema que afeta a maioria dos adultos pelo menos uma vez na vida, no entanto as causas de dor do lado direito para trás está normalmente relacionado com os esforços excessivos, mas nem sempre, por isso vamos apresentar algumas das principais causas e soluções para o seu problema.

Dorsalgia (ou “dor nas costas”) pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor.

 

DE: Wikipedia – Dorsalgia

Causas da dor forte nas costas do lado direito

Causas da dor forte nas costas do lado direito

A dor nas costas pode ser persistente ou passageira. Mas o que quer isso dizer?

É simples, a dor passageira permanece apenas alguns dias, enquanto que a dor persistente não desaparece, e é com essa dor que temos de tomar especial atenção.

A dor nas costas pode estar relacionada com:

  • Problemas na coluna;
  • Hérnia da disco;
  • Apendicite;
  • Pedra nos rins;
  • Obesidade;
  • Ciática.

Problemas na coluna

É relativamente fácil saber se a dor intensa no lado direito das costas está relacionada com problemas de coluna.

Normalmente essa dor ocorre no braço direito, mais para o lado do ombro.

Para identificar o problema com mais precisão é recomendada fazer uma radiografia completa à coluna vertebral. Normalmente vai estar com problemas relacionados com a escoliose e/ou com as vértebras.

Ser-lhe-a recomendado ir a um fisioterapeuta e realizar alguns exercícios, acompanhados de alguma medicação, em alguns casos.

Hérnia de disco

Hérnia de disco

Este problema está diretamente ligado ao problema acima. A hérnia de disco está relacionado com as vértebras, ou seja, com problemas na coluna vertebral.

O que neste caso acontece é que cada osso da coluna vertebral está ligado aos outros através da hérnia de disco, que proporciona um menos atrito entre os ossos e absorve impactos de maior força, fazendo que que não exista dor na realização de movimentos mais bruscos.

Quando esse tecido se desgasta os ossos começam a gerar atrito entre si (raspam uns nos outros) e isso leva a dores intensas na coluna vertebral, tanto do lado esquerdo como do lado direito das costas.

Este problema pode ainda levar a uma inflamação e dor no canto inferior direito ou no lado esquerdo da parte traseira.

Apendicite

A apendicite é uma inflamação no apêndice. Esta doença pode ser provada por vários factores, dos quais podem estar relacionados com:

  • Obstrução do apêndice;
  • Infeção;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Parasitas;
  • Tuberculose.

A apendicite pode estar relacionada com a dor nas costas. Nestes casos é recomendado a realização de exames junto do seu médico, para que possa escolher o tratamento mais adequado para o seu tipo de problema.

Pedra nos rins

Pedra nos rins

A pedra nos rins é uma massa semelhante a pedras (sim, o nome não é ao acaso) que se pode formar em qualquer local do sistema urinário.

Normalmente a pedra nos rins é eliminada automaticamente pela urina, mas em algumas pessoas isso não acontece, fazendo com que elas se acumulem cada vez mais, com cada vez mais intensidade e maior tamanho, causando um desconforto tremendo e dores horríveis.

A pedra nos rins pode estar diretamente associada às dores fortes nas costas repetidas, por isso esteja atento.

O tratamento é realizado através da ingestão de remédios e líquidos para tentar limpar essas mesmas pedras e desobstruir o sistema urinário.

Obesidade

Se tem excesso de peso esta pode ser a causa das suas dores agudas na zona lombar e lado direito e esquerdo das costas.

O excesso de peso faz com que a coluna ande curvada, gerando assim uma má postura e um forçamento elevado da coluna.

Esta é uma das principais causas do desconforto nas costas, e quanto maior for o peso maior será a dor.

Este problema deve ser solucionado o mais rapidamente possível, a obesidade não afeta só a dor nas costas, também trás consigo uma série de problemas externos que pode ser perfeitamente evitados com a perda de peso.

É recomendado consultar o seu médico de familia e um nutricionista para que lhe possam recomendar uma boa dieta e um bom tratamento para começar a perder peso de forma simples, rápida e eficaz.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas com algumas das causas e tratamento da dor nas costas do lado direito. Esta semana vamos escrever ainda um artigo com alguns remédios e tratamentos caseiros para a dor nas costas, coluna inflamada e dicas para a má postura.

Qualquer dúvida ou sugestão poderá deixar o seu comentário mesmo abaixo, vamos responder com a maior brevidade possível.

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *