Dor abdominal do lado direito


A dor abdominal do lado direito pode indicar diversos problemas de saúde. Isso porque, a região possui vários órgãos, dificultando o diagnóstico médico.

Além disso, em alguns casos é possível que o problema na região seja em outro lugar e a dor irradie para o lado direito.

Já em outras situações, pode ser apenas uma dor passageira. Afinal, quem nunca sentiu uma leve dor de barriga, que sumiu do mesmo jeito que veio?

Agora, o problema é se a dor é muito forte, persistente, e fica ainda mais grave se vier acompanhada de outros sintomas, como febre, náuseas, vômito e fezes com sangue.

Há casos que requer até mesmo cirurgia. Neste artigo vamos apresentar os problemas mais comuns que podem gerar a dor abdominal do lado direito.

Como surgem as dores abdominais

Como surgem as dores abdominais do lado direito

Em geral as dores abdominais surgem no centro do abdômen por conta de uma dificuldade do cérebro em determinar qual órgão está passando por um problema naquele momento.

Apenas quando a origem está nos rins, no fígado, na vesícula e no ovário é que as dores aparecem de forma mais lateral.

Isso quer dizer que o local da dor ajuda, mas não é determinante para identificar o problema, precisando de uma investigação médica para apurar o que está ocorrendo.

Por isso também é importante analisar se a dor é uma:

  • Cólica, pontada, pressão, queimação.

E saber também se a intensidade é:

  • Leve, média ou aguda.

Vale também verificar o tempo de duração e se há outros sintomas relacionados.

Em grande parte dos casos as dores abdominais indicam apenas um problema intestinal relacionado a intoxicação alimentar ou ingestão de alimentos gordurosos. Por exemplo, uma dor de barriga leve, que vem e vai embora em pouco tempo, normalmente ocorre por conta de gases que dilatam o intestino.

Quem tem ansiedade também pode desenvolver gases e provocar incômodos no abdômen.

Problema mesmo é quando a dor persiste por várias horas, possui grande intensidade, incapacitando a pessoa de fazer qualquer coisa, e ainda vem acompanhada de febre e vômito.

Poderá gostar: Dor no osso da perna. Causas e tratamento 100% eficaz!

Possíveis causas da dor abdominal do lado direito

Possíveis causas das dores abdominais do lado direito

Para saber quais a causa da dor abdominal do lado direito é fundamental saber quais órgãos predominam naquela região.

O lado direito tem os seguintes órgãos:

  • Fígado;
  • Vesícula;
  • Rim direito;
  • Ovário direito.

Diante disso, as causas mais corriqueiras de dor na parte direita superior do abdômen são provocadas pelo fígado e pela vesícula. Embora o fígado seja um órgão que dá poucos sinais de que está com problemas ao corpo, no caso de hepatite viral há uma inflamação do órgão que incomoda.

No caso da vesícula tem destaque a cólica biliar, provocada pela existência de pedra na vesícula ou colecistite (inflamação das vias biliares). Geralmente problemas na vesícula estão relacionados à má alimentação associada ao peso e predisposição genética.

Dores abdominais no lado direito ocasionadas por problemas renais são pouco recorrentes.

Porém, pode acontecer, em especial quando a pessoa tem pedras nos rins, o que gera uma dor que pode transitar das costas para a barriga e incomodar bastante.

As causas das pedras nos rins estão relacionadas à fatores genéticos, mas também ao pouco consumo de líquidos, a uma alimentação rica em proteínas, que elevam o ácido úrico no sangue.

Para as mulheres, outra causa de dor nessa região do abdômen pode ser a existência de cisto no ovário, um problema muito comum que pode afetar as mulheres por fatores hormonais próprios do sexo feminino.

O tratamento para estimular a produção do ovário também pode produzir cistos. Em geral o cisto desaparece. Mas, quando isso não ocorre, pode ser indicada a cirurgia para a retirada deles e o consumo de anticoncepcionais para evitar novos.

Poderá gostar: Dor do lado direito da barriga perto da virilha. O que significa?

Apendicite

A dor abdominal do lado direito inferior tem mais relação com questões intestinais. Pode ser apenas um intestino preso, uma diarreia por intoxicação alimentar, mas pode ser mais grave.

O problema de maior destaque e que merece um trecho à parte é a apendicite, uma inflamação do apêndice, um pequeno órgão que fica no começo do intestino grosso.

Trata-se de uma dor que pode começar menos intensa no centro da barriga, mas que, com o passar das horas, pode irradiar para o lado direito inferior com muito mais intensidade.

O tratamento da apendicite deve ser rápido e cirúrgico. É preciso retirar o órgão antes que ele se rompa e infeccione o organismo e traga maiores complicações.

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *