Como os virus se reproduzem? Explicação da esquematize


Sabe como os virus se reproduzem? Neste artigo vai poder ver isso mesmo através da explicação da esquematize!

Vamos explicar o que são vírus e toda a sua reprodução, do início ao fim.


O que é um virus?

O que é um virus

Imagem que retrata um vírus

Os vírus se reproduzem no interior da célula, por isso, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, que querem utilizar a estrutura celular, material este genético das organelas, para que a propagação da célula se multiplique.

O processo de infestação têm seu início a partir do reconhecimento químico das fibras que estão presente nos vírus, aderindo assim a membrana plasmática da célula hospedeira, em seguida ocorre a contração da fibras, permitindo a introdução do DNA virótico no interior da célula, sendo a cabeça do vírus e cauda destacada na superfície exterior.

Tudo isso acontece logo após a penetração, onde o material do vírus junto ao DNA, circula a bactéria, onde passa por todo o nosso comando a célula infectada, assumindo assim, o controle das reações funcionais.

A partir de em diante, toda a síntese de transcrição passa a ser direcionada por uma nova produção de vírus, a proliferação é prosseguida de um estágio de maturação e liberação dos novos vírus, com a ruptura da parede bacteriana, onde começa a liberação das enzimas digestivas, liberando todas as células infectadas para reiniciar todo o ciclo de infestação.

Cada ciclo possui em média duração de 30 minutos, que começa a contar desde da introdução do DNA que é viral, até o momento que o mesmo romper a parede da membrana, produzindo assim novos vírus.

Poderá gostar: Coxsackie Virus – O que é? É possível tratar?


Como os virus se reproduzem? Esquematize

Como os virus se reproduzem

Como os virus se reproduzem

O vírus na realidade se reproduz em um processo chamado de replicação, que acontecem em seis etapas:

  1. Adsorção é uma etapa onde o vírus se liga na membrana da célula que ele por ventura parasitará, essa ligação ocorre entre os receptores presentes na célula.
  2. Após ligar a célula acontece a penetração pelo o vírus, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.
  3. O desnundamento já ocorre no interior da célula, o vírus durante esse tempo destrói uma cápsula rica em proteínas que envolve o material genético do vírus, após destruir a cápsula o material genético é liberado no núcleo da célula.
  4. Síntese Viral é o material genético do vírus que afeta a atividade da célula, que passa assim produzir as proteínas necessárias para criação de novos vírus.
  5. Maturação e montagem processo de formação de novos vírus com as proteínas.
  6. Após a completa montagem dos vírus, eles saem da célula para parasitar em outra, essa saída pode correr através de brotamento ou rompimento da membrana célula, que leva assim parte da membrana célula parasitada.

Reprodução dos vírus nos seres vivos

Reprodução dos Vírus nos seres vivos

Diferentes tipos de vírus

Vale ressaltar que apesar do vírus não possui um mecanismo capaz de se reproduzir sozinho, ele consegue fazer todo o ciclo com ajuda da célula, além de conseguirem ser adaptar facilmente a vida em nossa planeta.

Os vírus podem parasitar em qualquer tipo de célula, não somente em animais, diferentemente de todos os seres vivos os vírus são acelulares, ou seja, eles são constituídos somente por células, são bem pequenos, medem cerca de 200 mn de diâmetro, a estrutura é muito simples.

Na realidade os vírus serão sempre parasitas intracelulares, capazes de fabricar degradar substâncias, ao invadirem as células de diversos seres, causando assim, alterações em seu funcionamento, podendo até levar a morte da celular.

Muitas doenças surgem através da invasão de vírus, tais como febre amarela, poliomielite, dengue entre outras doenças. O vírus veio a ser descoberto em 1892 por um biólogo russo chamado de Dimitri Iwanowsky que trabalhava com uma doença da planta do fumo, ele percebeu durante suas pesquisas que eram organismos muito pequenos, que não pode ser visto em microscópio ópticos.

Muitos cientistas consideram os vírus apenas como partículas infecciosas, pelo o simples fatos de eles não acumularem nenhum atividade vital, mantendo assim, apenas características mais típica da vida, que é a capacidade de reprodução.

A reprodução do vírus é bem rápida, pois eles precisam apenas introduzir seu material genético no interior das células, esse processo é quando o vírus se adere a parede celular ou a membrana.

Vale ressaltar quer, embora os vírus sejam lembrados como grande causadores de doenças, é bom saber que eles tem sido utilizado em pesquisas da Engenharia Genética, as pesquisas pode ajuda a futuramente a combater a infestação de outros vírus prejudiciais ao organismo, sendo assim retardando a reprodução da tela, podendo ser mais ágil e eficaz o tratamento de outras doenças.


Extra: AIDS a reprodução dentro do organismo humano

Decidimos publicar um extra fabuloso, a reprodução do famoso vírus AIDS dentro do organismo humano.

Tem apenas 2 minutos e tem muita informação valiosa e interessante!

Já sabe como os virus se reproduzem? Qualquer dúvida basta deixar um comentário no artigo! 🙂

Poderá gostar: Streptococcus pyogenes – O que é? Qual o melhor tratamento?

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *