Coceira na garganta e tosse


A coceira na garganta e a tosse incomodam um grande número de pessoas. Isto se deve ao fato de que existem diversos fatores que causam essa situação.

Felizmente, também existem algumas maneiras de aliviar e tratar esses sintomas que tanto chateiam.

Acompanhe, agora, todas as informações relacionadas a esses fatores.

Continue a ler o artigo e veja todos os detalhes!

Causas da coceira e tosse na garganta

Causas da coceira e tosse na garganta

Existem vários fatores responsáveis pela sensação de coceira na garganta seca. Mas, geralmente, está relacionado a infecções (bacterianas ou virais) na garganta.

Na maioria das vezes são acompanhadas por dores causados pela tosse. Porém, existem, ainda, outras razões.

Dessa forma, conheça as principais causas da coceira na garganta e tosse.

  1. Poluição na atmosfera.
  2. Fumar
  3. Comer muitos alimentos gordurosos.
  4. Alergias à poeira, pólen ou frio.
  5. Esforço da laringe.

Além dessas situações mais “comuns”, é possível que a coceira na garganta e tosse sejam, apenas, sintomas de outras doenças, como a rinite e a asma, por exemplo.

  • Rinite: Os sintomas da rinite são a coceira na garganta, sensação de nariz entupidos, coceira no nariz, nos olhos, ouvidos ou pele.
  • Asma: Além dos mesmos sintomas da rinite alérgica, a falta de ar e o cansaço no peito também são sintomas da doença.

De acordo com o site “Minha Vida”, os fatores exteriores também devem ser considerados quando está sofrendo com coceira na garganta e tosse. Por exemplo, quedas bruscas de temperaturas.

Poderá gostar: Gargarejo para garganta inflamada funciona?

Como aliviar a coceira na garganta e a tosse?

Como aliviar a coceira na garganta e a tosse?

Independentemente das causas da coceira na garganta e tosse, existem algumas dicas que podem ser usadas para qualquer incômodo relacionado. Apesar disso, lembre-se que se o seu caso for relacionado às doenças mais complexas, como a rinite ou a asma, a consulta médica é essencial.

Veja algumas dicas para se livrar dos inconvenientes sintomas.

Gargarejo com água salgada

O sal ajudará a cortar o excesso de flegma (que causa sensação de coceira) e reduzirá qualquer inflamação.

Para experimentar esse método basta adicionar uma colher-de-chá de sal a 250 ml de água (de preferência morna). Gargareje por cerca de 10 a 15 segundos e cuspa e repita o procedimento até 3 vezes ao dia para melhores resultados.

Mel com gengibre e limão

O gengibre é uma das maiores armas contra a coceira na garganta e a toss Junta ao limão seu efeito é rápido e eficaz.

Adicione uma pequena quantidade de mel num recipiente e preencha-o com água quente. Depois de formado o “chá”, esprema um limão e adicione uma pequena quantidade do gengibre ralado. Misture e beba com muita frequência durante o dia.

Vinagre cítrico de maçã

O vinagre cítrico de maçã também é bastante conhecido por aliviar problemas na garganta. Para ingeri-lo, basta adicionar 200 ml de água quente para cada colher do vinagre cítrico.

Poderá gostar: Paracetamol serve para dor de garganta?

Tratamento para coceira e tosse na garganta

Tratamento para coceira e tosse na garganta

A coceira na garganta e tosse, quando são ocasionadas pelo frio ou mudanças climáticas repentinas, costumam ser tratadas com a ajuda de xaropes e medicamentos específicos.

Mas, para doenças mais sérias, como a tuberculose, por exemplo, os tratamentos para a coceira na garganta e a tosse costumam ser feitos com antibióticos receitados e acompanhados de um médico.

No caso das alergias o mais aconselhável ainda é evitar ter contato com o que lhe causa crises. Dessa forma, a coceira na garganta e a tosse não são exceções.

Porém, quando não se consegue evitar uma crise alérgica que cause esses sintomas, os médicos costumam usar os anti-histamínicos, sprays ou pastilhas over-the-counter.

Apesar de serem bastante inconvenientes e incomodarem muito, felizmente a coceira na garganta e tosse não indicam, necessariamente, um problema sério de saúde. De acordo com o site “Saúde Info”, uma dieta saudável pode ser uma ótima forma para aumentar a imunidade do corpo e impedir esses desconfortos.

Lembre-se de estar sempre atento às possíveis causas da coceira na garganta e tosse para que, caso você sofra com isso, o tratamento seja realizado o mais rápido possível.

Espero que tenha gostado das dicas e orientações fornecidas neste artigo. Não deixe de nos acompanhar!

Coceira na garganta e tosse
Avalie este artigo
Loading...


Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *