Alimentos Que Podem Ser Consumidos Fora do Prazo


Mesmo estando fora de validade, alguns alimentos podem ser consumidos, no entanto, é preciso uma especial atenção ao aspecto e cheiros dos alimentos, como por exemplo, o leite. Este é um produto de cheiro bastante característico quando está fora de validade. Chocolate vencido

Chocolate vencido

Os alimentos em que surge a expressão “consumir de preferência antes de…” ou “antes do fim de…” podem ser consumidos após esse prazo sem o risco de desencadear uma intoxicação alimentar, no entanto, a empresa onde é fabricada o produto não garante que este esteja em condições normais.

Portanto, o sabor pode já não ser tão bom ou pode mesmo ter um bocadinho de ranço, no entanto, não impede que sejam consumidos sem qualquer problema.

Alimentos Que Podem Ser Consumidos Fora do Prazo

Alimentos que Podem ser Consumidos Depois do Prazo:

  • Arroz e Massas secas;
  • Feijão seco;
  • Chás e Especiarias;
  • Produtos enlatados (ex: atum, milho, feijão ou leite condensado);
  • Farinha, sal e açúcar;
  • Polpa de tomate;
  • Água mineral;
  • Azeite e óleo;
  • Frutos secos
  • Milho de pipoca;
  • Refrigerantes (ex: coca-cola, guaraná, 7up, etc…);
  • Legumes congelados.

Estes são alimentos que podem geralmente ser consumidos alguns meses depois de seu prazo de validade ter terminado, desde que não existam alterações na sua cor, cheiro, sabor ou textura.

Além do mencionado, as embalagens dos produtos devem também encontrar-se devidamente seladas e armazenadas de acordo com as indicações dadas pelo fabricante.

IMPORTANTE: Medicamentos e suplementos alimentares são algumas das excepções que devem ser usados apenas quando estiverem dentro do prazo de validade, pois podem representar um perigo para a sua saúde!

Poderá gostar: Cha Para Tosse – RECEITA POTENTE

Chocolate vencido:

Como Perceber se o Alimento pode ser Consumido?

Para poder consumir o alimento que está fora do prazo é preciso analisar 3 características:

Cheiro: O primeiro passo a dar é cheirar o alimento, se o mesmo se encontrar com um cheiro azedo ou podre, não o consuma! (Por exemplo, a rúcula quando está com o prazo vencido ela cheira a erva azeda, tem um cheiro bastante forte, ou a sopa que cheira a podre).

Cor: Observe a cor do alimento e se sofreu alguma alteração, por exemplo, a carne embalada quando está fora do prazo de validade começa a obter uma cor esverdeada;

Textura: A textura é outra das características importantes, por exemplo, o leite quando estragado apresenta uma textura coalhada, ou o icetea que no fundo começa a forma uma polpa. Deste modo você consegue analisar se o produto se encontra bom para consumir.

Chocolate vencido faz mal à saúde?

Chocolate vencido faz mal à saúde?

Este é um alimento que não faz mal ser consumido fora do prazo, pois caso seja exposto a temperaturas elevadas pode sofrer uma recristalização do açúcar e aparecerem uns cristais brancos, tornando o chocolate um pouco menos atractivo, no entanto, se conter amendoins pode ficar com um sabor desagradável.

Bolachas fora do prazo é um problema?

Estas podem ser consumidas depois do prazo sem qualquer risco de intoxicação alimentar, pois no máximo elas podem estar “moles” ou conterem um cheiro simplesmente desagradável e daí, não terão um bom gosto para o consumidor.

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, media: 4,00 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *